The High School Heroes – Chapter 6

“Silver Shines Brighter Than Gold! The Birth of the Sixth Hero!”

UM EPISÓDIO DE HYUMA OURA RECEBENDO SUA MERECIDA ATENÇÃO E A TRANSFORMAÇÃO NO SEXTO HERÓI. “Silver Shines Brighter Than Gold! The Birth of The Sixth Hero!” é mais um episódio intenso e extremamente bem-escrito de “The High School Heroes”, trazendo temas e sequências mais sérias do que os tokusatsus normalmente trazem. Nesse sexto episódio, que é bastante conectado ao anterior, descobrimos coisas que nunca imaginamos a respeito de Hyuma Oura, e foi bom conhecê-lo, ao mesmo tempo em que foi angustiante ver alguns flashbacks de seu passado doloroso, a pressão que foi colocada sobre ele durante toda sua vida, e a maneira como o diretor armou para ele para que ele o ajudasse nos seus planos como o vimos fazer desde o início da temporada, distribuindo o aplicativo Majin… agora, chegou a hora de Hyuma se tornar ele mesmo.

Já tínhamos percebido no personagem, em outras ocasiões, o seu discurso e a sua vontade de “ser o melhor”, além de sua clara objeção a ser parte de grupos e acreditar na amizade. Em parte, isso foi construído por uma pressão dentro de casa com o pai que queria que ele “fosse o melhor” em tudo o que fizesse, e que exigia que a mãe conseguisse isso – foi bastante pesado acompanhar aquela cena de violência doméstica, mesmo que “The High School Heroes” tenha se privado de mostrar algo mais explícito, mas a situação é clara e perturbadora. Toda a questão de a mãe apanhar do pai torna Hyuma Oura um personagem ainda mais completo, porque pensamos nos traumas com que essa criança cresceu, até porque, em parte, ele se sente culpado pela mãe ser tratada daquela maneira e acreditava que, se fosse o melhor, o pai não teria motivos para se voltar contra a mãe.

É esse ponto fraco que o Diretor Sumitomo explora para atrair Hyuma para uma armadilha, enviando até ele sua própria filha para se passar por uma tutora que se aproxima dele e, eventualmente, arma contra ele – mais ou menos como aconteceu com Taisei no episódio passado, e a convicção de Taisei de que Hyuma não é, no fundo, uma má pessoa, só cresce com as informações que ele vai descobrindo ao longo do episódio: afinal de contas, a maneira como ele armou para ele no episódio passado pode até ser interpretado como um pedido de socorro, como uma tentativa de mandar uma mensagem. Agora, Taisei está mais disposto do que nunca a salvar o “amigo”. O Diretor Sumitomo usou o desejo de Hyuma de “ser o melhor” e o fato de ele ser sozinho para transformá-lo em seu braço direito, aquele que espionava os alunos e trazia a ele Majins em seu plano de “limpar” a escola.

Tudo é bastante macabro e bastante intenso, na verdade… e bastante melancólico. Acho que o episódio foi bem-sucedido em fazer com que nos importássemos com Hyuma, porque passamos muito tempo o vendo ao lado do Diretor Sumitomo sem saber se poderíamos confiar nele um dia e como ele se tornaria o Sexto Herói, eventualmente – mas agora as coisas fazem sentido. Agora, pela primeira vez, vemos um Hyuma mais humano, um Hyuma que foi usado e que foi enganado, e que está prestes a ser descartado quando ele não é mais útil aos planos de Sumitomo… afinal de contas, Hyuma se transformara no Golden Majin no último episódio, o Majin mais poderoso de todos, mas algumas coisas que Taisei lhe disse na batalha que começou no fim do episódio passado e terminou no início desse fizeram com que ele mesmo duvidasse de algumas coisas…

Ele nascera mesmo para ser um Majin?

Foi muito bom ver Hyuma não podendo mais se transformar no Majin, e vê-lo em sequências como aquelas em que ele está em casa, cuidando da mãe, que aparentemente está com algum problema de saúde… também senti bastante por ele quando ele contou aquela história de quando ganhou uma medalha de prata em uma competição, e ele não conseguia parar de chorar a respeito disso, mas a mãe o acalmou enrolando um papel dourado sobre a medalha, uma medalha que ele carrega consigo até hoje, porque, no fim, ela é cheia de significado para ele. Uma medalha que, graças à presença e influência de Taisei, talvez ele esteja finalmente preparado para aceitar que é prata e que está tudo bem – que ele não precisa, necessariamente, ser “o melhor” em tudo. Como Ichika diz: para ser “o melhor”, você precisa ser quem realmente é.

E “Silver Shines Brighter Than Gold! The Birth of The Sixth Hero!” é justamente a transformação de Hyuma de quem ele fingia ser em quem ele realmente é, uma jornada incrível que conta muito com a ajuda de Taisei! Amo como Taisei tem um bom coração, como não desiste dele, e até me arrepiou o Hyuma perguntando a ele “se ele gostava tanto assim dele”, mas Hyuma é durão, demora para se soltar, demora para dar ouvidos a Taisei… ele começa a fazê-lo quando Ayumu, o investigador que os está ajudando desde o episódio passado, descobre e prova a Hyuma que ele foi enganado pelo Diretor desde o começo, que a mulher que ele acreditava amar, Haitani, era, na verdade, a filha do Diretor – tudo o que aconteceu foi parte do plano de Sumitomo para que ele se tornasse seu braço direito, no fim das contas. E pesa demais sobre ele ver Ayumu assassinado.

Hyuma se transforma, contra sua vontade, no Golden Majin pela última vez – e é uma sequência incrível, e eu adoro toda a simbologia usada pela série. Assim como a medalha que tinha uma camada dourada sobre ela escondendo o que ela realmente era, prata, Hyuma luta contra o Majin Dourado que tomou conta dele e o vence, uma batalha pessoal que ele encerra lindamente ao se transformar, em uma das transformações mais dramáticas da série, no GINHERO, O HERÓI PRATA, pela primeira vez. Do dourado ao prata, como deveria ser – se tornando quem ele realmente é. É uma sequência incrível, adorei ver o Ginhero lutar pela primeira vez, com uns poderes interessantes que são próprios dele, e adorei ver o grupo todo usar com sucesso o High School Heroes Hurricane pela primeira vez. É um episódio realmente incrível.

“The High School Heroes” já está deixando saudade. Não acredito que a temporada está terminando!

 

Para mais postagens de The High School Heroes, clique aqui.

 

Comentários

  1. Adoro o jeito que você escreve, onde você assisti os episódios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! :)
      Sobre onde assisto: como as legendas em português estão demorando a sair, estou assistindo com legendas em inglês mesmo. Se te interessar, a @oidesunshines, no Twitter, está legendando em inglês.

      Excluir

Postar um comentário