Sítio do Picapau Amarelo (1978) – A Morte do Visconde: Parte 5

“Viveu! O Visconde viveu!”

Depois de o Visconde de Sabugosa ser esmagado por uma jaca e morrer, Pedrinho organizou um enterro para ele – mas ele não esperava que um novo pezinho de milho brotasse justamente de onde ele enterrou a caixinha com o Visconde. Agora, ele mal pode esperar pelo momento em que o novo pé de milho vai dar uma espiga para que ele faça um novo Visconde – isso se o Viscondinho permitir que o pé cresça em paz. O Viscondinho de Sabugosa é o segundo Visconde do Sítio do Picapau Amarelo, um que foi construído de uma espiga pequena e ainda verde para que eles tivessem no Sítio “um Visconde criança que gostasse de brincar com eles”. Pedrinho, Emília e Narizinho, no entanto, não podiam imaginar que o tal Viscondinho seria uma criança tão arteira e tão mal-educada… e agora, movido pelo ciúme, ele quer destruir o pé para impedir que o antigo Visconde retorne.

É muito triste ver o Viscondinho dizendo que “o pé não vai dar espiga coisa nenhuma” enquanto o chuta, e felizmente as crianças conseguem segurá-lo antes que ele realmente mate o novo pé de milho. As crianças até entendem que ele está com ciúmes e tentam explicar que, com o retorno do antigo Visconde, eles não precisam deixar de gostar dele, mas o Viscondinho não quer nem saber de ouvir: ele só não quer que o pezinho dê milho – “Não vai dar espiga coisa nenhuma! Não vai dar espiga porque eu não deixo!” Então, as crianças percebem que elas terão que montar guarda em volta do pé de milho se quiserem deixar que ele cresça saudável e dê uma nova espiga como a antiga, mas quando as crianças deixam Malasartes e Zé Carneiro cuidando do pé e eles o deixam sozinho, Viscondinho corre para tentar estragá-lo novamente, e Narizinho e Emília o impedem.

Dona Benta e Tia Nastácia dão uma bronca no Viscondinho e dão a ideia de Emília usar seu Faz-de-Conta para que o Viscondinho volte a ser apenas um boneco de sabugo, pelo menos até que o pé dê a espiga que eles tanto querem, e Emília tenta… mas o Faz-de-Conta não funciona dessa vez! Então, as crianças terão que cuidar do pé de milho e ficar de olho no Viscondinho, que parece escapar de qualquer obstáculo que eles lhe impõem… eles o trancam na biblioteca, por exemplo, porque ele continua dizendo que vai estragar o pé de milho e que ele “não vai dar espiga nenhuma”, mas quando o Viscondinho tenta usar o Faz-de-Conta da Emília para abrir a porta da biblioteca, ele funciona… e ele corre direto para o pé de milho, para acabar com ele de uma vez por todas. Felizmente, a jaqueira tenta falar com ele, e embora ela não consiga nada, isso o atrasa um pouquinho…

…e o Viscondinho acaba sendo levado pela Cuca.

“A Cuca apareceu na hora H”

A Cuca está furiosa com o Viscondinho desde que o conheceu e ele ficou rindo e debochando dela… a jacaroa não entende como ele pode não ter medo dela, sendo que todo mundo tem medo dela, e ela prometeu que se vingaria dele assim que ela estivesse recuperada daquele dia em que ele ficou puxando seu rabo, a rodando e a deixando tonta. Agora, no entanto, o Viscondinho continua sendo o mesmo irritantezinho de sempre, e além de ser mal-educado a chamando de “palhaça” e de “bocó”, ele acaba a tirando do sério quando ela tenta enfeitiçá-lo e ele fica repetindo tudo o que ela está dizendo, até que a própria jacaroa não aguente mais o Viscondinho e resolva mandá-lo de volta para o Sítio de Dona Benta… se nem a CUCA aguentou o Viscondinho, por que é que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo tem que suportá-lo, hein? Ele é muito chatinho.

Sabendo que o pé corre perigo, Emília tem uma ideia: usa o seu Faz-de-Conta – “Faz-de-Conta que você já cresceu, pezinho de milho, e já deu uma baita espiga igual aquela que o Pedrinho usou pra fazer o Visconde”. O problema é que é bem nessa hora que a Cuca devolve o chato do Viscondinho, e ele rouba a espiga de milho e sai correndo… e eu fiquei muito nervoso, confesso. Felizmente, o Pedrinho consegue tirar a espiga dele, e fica animado porque finalmente VAI PODER FAZER NOVAMENTE O VISCONDE DE SABUGOSA COMO ELES SEMPRE AMARAM. Quando o boneco, idêntico ao antigo, fica pronto, Pedrinho e os demais o colocam na estante: eles precisam “esquecê-lo” lá e deixar que ele embolore por um tempo para que fique um sábio como antigamente… o problema é que o Viscondinho pode entrar ali a qualquer momento e desfazer o boneco!

As crianças se escondem na biblioteca e pegam o Viscondinho no flagra quando ele invade a biblioteca em busca do Novo Visconde, e eles acabam o amarrando, o que seria o ideal até que o Visconde voltasse à vida… Dona Benta, no entanto, se sente muito mal em vê-lo amarrado, e acaba o soltando, dizendo que não vai ver ninguém daquele jeito no seu Sítio, e se ele não promete que não vai fazer nenhum mal ao Visconde, então ela diz que as crianças vão ter que ficar de olho nele e pronto. Mas ele é astuto, rápido e traiçoeiro, então não demora muito para que ele consiga invadir a biblioteca sozinho novamente, e vai direto para a estante onde o Pedrinho “esqueceu” o novo boneco… dessa vez, no entanto, as crianças tinham tirado o boneco de lá. Seria mais seguro carregá-lo sempre com eles… mas se ele não ficar “esquecido” na biblioteca, ele nunca será um sábio como antes.

E agora?

Eventualmente, o Visconde de Sabugosa que conhecemos GANHA VIDA na estante de Dona Benta. É pequenininho como uma espiga de milho, e precisa ficar escondido enquanto não puder se defender sozinho… o Viscondinho, enquanto isso, sente o que está acontecendo e se pergunta: “Ih, ele vai aparecer. O que vai ser de mim?” Gosto da interação distante entre os dois Viscondes, porque vemos o nosso Visconde de sempre dizer o Viscondinho que “ele voltou e que o Viscondinho já se divertiu bastante”. O Viscondinho, no entanto, não está pronto para ir embora, por isso ele acaba atacando o outro Visconde, que volta a ser apenas um boneco, e as crianças, a Dona Benta e a Tia Nastácia acabam o salvando a tempo, sem entender como ele veio parar ali na sala, se o Viscondinho estava com eles e não teve tempo de entrar na biblioteca para pegá-lo…

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários