The Lost Symbol 1x05 – Melencolia I

Planinho ruinzinho esse, hein?

Eu gostei do episódio, mas não há como defender o amadorismo daquela cena do estacionamento que levou àquela catástrofe final. “The Lost Symbol” chega ao seu quinto episódio, metade da temporada, e Robert Langdon ainda não tem a resposta que Mal’akh quer e, portanto, não tem como salvar a vida de seu amigo e mentor, Peter Solomon. Ele até está caminhando em uma trama bem legal cheia de referências, teorias e revelações, mas Langdon percebe que ele precisará fazer alguma coisa urgentemente se ele quiser salvar Peter quando Mal’akh envia para ele um vídeo de Peter com um prazo curto: ou ele conta onde fica o Portal, ou Peter vai morrer. Assim, Langdon precisa voltar a trabalhar com Katherine, porque “quanto mais gente pensando no assunto melhor”, e fica um pouco surpreso ao descobrir que ela está trabalhando com Sato.

Eu gosto do grupo que se forma, porque eu gosto muito de Sato, principalmente… com todo seu mistério, seu envolvimento com Zachary no passado, seja ele qual for, ela é uma personagem cativante e (normalmente) inteligente que rende bons momentos. Enquanto Langdon se une a Sato e Katherine, Alfonso Nuñez sai em uma missão paralela em busca da mulher do zelador que atirou nele, que é quem ele presume que esteja fornecendo o remédio que foi usado para drogar a amiga de Katherine antes de Mal’akh matá-la. A “visita” de Nuñez à casa da mulher, no entanto, não rende muitos frutos além de ele mesmo ser capturado e drogado, mas ela fala alguma coisa que é uma informação vaga, mas possivelmente importante: ela fala que Mal’akh não vai liberar Peter Solomon porque “ele é um instrumento para a fase final”. Seja lá o que isso significa.

Agora com a pedra angular, Langdon consegue algumas novas informações rumo à resposta que Mal’akh busca – informações como uma frase e uma pintura que ele ainda não consegue investigar muito a fundo porque ele acaba sendo perseguido no museu pelo Grupo Leviatã e ele precisa escapar sem grandes novidades. De qualquer maneira, pequenas dicas estão sendo lançadas aqui e ali, e eu gosto de ver o quebra-cabeças se unindo lentamente. Também achei interessante aquela coisa do Peter tentar mandar uma mensagem a Katherine durante o vídeo, mas me pareceu algo um pouco vago e que talvez Mal’akh teria percebido, mas confesso que não me dei ao trabalho de voltar o episódio e reassistir ao vídeo de Peter Solomon para ver se as “dicas” eram muito perceptíveis ou não. De qualquer maneira, não acho que isso importe mais agora.

Isso porque Sato decide que eles precisam fazer algo para impedir que Mal’akh mate Peter, o que envolve mentir para ele – ele não sabe que Robert Langdon ainda não chegou a uma resposta, e acha que eles podem enganar Mal’akh. Então, Langdon manda uma mensagem ao Mal’akh dizendo que “tem a resposta que ele busca”, mas que “quer o Peter em troca”. Então, ele marca um encontro com Mal’akh, e o plano de Sato e Katherine é que eles salvem Peter enquanto Langdon faz o que faz de melhor: falar. Rapidamente percebemos que tudo vai dar muito errado – e que nunca houve a menor chance de dar certo, na verdade. Langdon estava nervoso desde quando ensaiava sua mentira e caminhava de modo tenso na rua, e o primeiro telefonema de Mal’akh, “mudando” o lugar de encontro e mandando Langdon tirar a escuta era prova de que ele estava um passo à frente.

Mas Langdon segue adiante e segue as instruções de Mal’akh. Tudo que Mal’akh e seu grupo conquistam durante essa sequência final é fruto da imprudência e burrice do grupo, na verdade. Langdon está falando longamente sobre a “resposta” e não é difícil perceber que ele só está enrolando, mas a situação piora demais quando um grupo armado da CIA aparece fazendo tudo de qualquer jeito e colocando o “plano” a perder. Eu acho que não daria certo de qualquer maneira, mas aqueles caras que chegaram gritando e tudo o mais certamente fizeram com que as coisas dessem ainda mais errado. Agora, não apenas eles não conseguiram resgatar/salvar Peter Solomon, como também perderam Robert Langdon… Robert é levado prisioneiro também e Mal’akh lhe coloca para decifrar as pistas de uma vez por todas: é isso ou então Peter Solomon morre.

E agora?

 

Para mais postagens de The Lost Symbol, clique aqui.

 

Comentários