¿Quién es Quién? – Basílio descobre toda a verdade!

“No soy Leonardo. Soy… Leonardísimo”

PERICO E BASÍLIO FORMAM UMA DUPLA E TANTO! Desde que Perico assumiu o lugar de Leonardo – não propositalmente, porque ele foi sequestrado e, embora tenha tentado “escapar”, nunca pôde –, Basílio vem estranhando a maneira como ele é tratado… afinal de contas, Leonardo era muito mais frio e distante. Perico não. Perico pode ser um AMIGO! E graças a ele, Basílio está começando a ser valorizado, porque apesar de ter sido contratado como motorista de Leonardo, ele tem toda uma capacitação interessante que inclui, até, um doutorado em economia. Ele sabe do que está falando, e é exatamente o que Perico precisa para que ninguém descubra que ele não é quem diz ser. Afinal de contas, ele já desistiu de dizer a verdade às pessoas, porque ninguém acredita mesmo, e só parece pensar que ele enlouqueceu ou qualquer coisa assim.

Mas Basílio é inteligente, e as coisas fluíram bem para que ele começasse a suspeitar que alguma coisa estava errada… primeiro, Terminator está furioso com “Perico” por ele estar com Cocó – acontece que o verdadeiro Perico sempre fugiu dela porque sabia que um de seus melhores amigos era apaixonado por ela, mas, com todo o lance de “perda de memórias”, ela deu um jeito de enganar Leonardo e fazê-lo acreditar que ele tinha a pedido em casamento… agora, Termi o chama de “traidor”, e quando vai para um bar, “afogar as mágoas”, coincidentemente o verdadeiro Perico está lá com Basílio… Termi tem uma rápida briga com Perico, que precisa fingir que nem o conhece, mas Basílio percebe que, apesar de bêbado, o homem parecia ter muita certeza do que dizia… então, ele resolve segui-lo para investigar e ver o que está acontecendo.

Termi, então, diz a Basílio que o homem com quem o viu no bar se chama “Perico Pérez”, conta que ele vende piñatas no mercado, e ainda diz que “ele está tentando ter todas as mulheres para si”. Basílio, então, resolve ir mais fundo – vai até o mercado e pouco precisa procurar por “Perico”, esbarrando com ele na entrada do mercado! Leonardo, sem memória, não o reconhece, e Basílio pede que “ele não o ignore”, mas logo percebe o problema: enquanto está ali, frente a frente com Leonardo e falando com ele, Perico o liga. A EXPRESSÃO DE CHOQUE DE BASÍLIO É IMPAGÁVEL. Eu gosto do tom leve e divertido da novela, e adorei a maneira como ele olhou meio assustado para Leonardo. Basílio está cada vez mais confuso, cada vez entendendo menos, mas segue Leonardo até a casa de Perico, onde o vê ser chamado de “irmão” por Yesenia.

Ha!

Então, Basílio resolve tirar toda a história a limpo. Ele liga para Leonardo e o convida para um lugar, e então passa buscar o Perico para levá-lo até lá, mas não os coloca frente a frente novamente. De dentro do carro, Basílio conta a Perico a história de “um conhecido” que descobriu que um cara em quem ele confiava muito não era quem dizia ser. Então, em tom irônico, ele diz que o nome desse cara é “Pedro Pérez González”, embora todo mundo o chame de “Perico”. Então o mostra sentado na mesa do bar, esperando por Basílio… E É MARAVILHOSO! Basílio tem todas as cartas na mão, e Perico engole em seco, sabendo que não vai poder sustentar nenhuma mentira agora. Basílio exige que ele explique agora quem é, ou então vai levá-lo para a polícia… afinal de contas, é evidente que “Perico” não é o mesmo “Leonardo” de sempre.

Perico, então, PRECISA CONTAR TUDO. Ele diz que foi sequestrado, que tentou escapar e tentou contar a verdade, “mas todo mundo pensa que ele está louco”, e explica que tudo foi uma confusão e, na verdade, ele é a vítima – ele não escolheu trocar de lugar com o Leonardo! Mas se a confusão é real (e Leonardo está vivendo como “Perico”, apaixonado por Paloma, mas prestes a se casar com Cocó, enquanto magoa Termi… wow!), Basílio quer, então, entender por que Perico nunca mais tentou contar a verdade, e ele explica que tem dois motivos fortes. Primeiro, ele acha que, com Leonardo no seu lugar, não vai faltar nada à sua família, mas Basílio explica que não é bem assim, porque Leonardo também está trabalhando na piñataria, exatamente como ele fazia. O que é uma informação nova para Perico, porque ele não sabe que Leonardo perdeu a memória.

Ele só acha que ele é um “usurpador”.

E o segundo motivo, que Perico explica, é que ele se apaixonou por Fernanda, e ele quer que Basílio lhe dê a oportunidade de tentar fazer com que Fernanda se apaixone por ele também. Basílio está confuso, mas ele pergunta “quanto tempo” ele acha que precisa para isso, e Perico lhe pede dois meses. Basílio, então, tem uma decisão importante a tomar… contar toda a verdade a Ignácio ou se tornar um cúmplice de Perico? Ele chega a cogitar contar tudo a Ignácio, mas a verdade é que ele gosta de Perico, que é a primeira pessoa ali que o tratou bem, e o Perico ainda tem um coração bom, como quando foi visitar a tia doente de Basílio no hospital, sendo todo gentil e educado, e se oferecendo a pagar a conta médica… com a tia falando sobre como ele é “um homem muito bom”, Basílio resolve que não pode trair o seu amigo, e lhe concede os dois meses.

Antes de saber sobre isso, no entanto, Perico acha que Basílio vai delatá-lo, e começa as suas despedidas. Tristemente, ele abraça Nora e a agradece, dizendo que “ela tem alegrado muito seus últimos dias”, e depois ele vai falar com Fernanda, dizendo que precisa contar “quem realmente é”, mas ele a enrola e a enrola, sem coragem de dizer a verdade, em uma cena super divertida, até que solte um revelador “No soy Leonardo”. Fernanda acha que ele está ficando louco, novamente, mas antes que Perico possa REALMENTE contar a verdade, ele descobre que Basílio não vai dizer a verdade, e então desconversa, dizendo algo como “No soy Leonardo. Soy… Leonardísimo”. Então, ele diz que “é uma versão melhorada dele mesmo”, e também pede a ela dois meses para fazê-la se apaixonar, porque não quer que ela esteja “contente” com ele, apenas, quer que ela seja FELIZ e não possa controlar a vontade de tê-lo para ela…

E ela o olha com um olhar inevitavelmente APAIXONADO.

Embora ela queira negar esse sentimento.

Perico e Basílio ainda compartilham um outro momento FOFÍSSIMO, que é quando Basílio lhe diz que pode ter um jeito bruto e tudo o mais, mas não é mal-agradecido. Ele explica que Perico sempre se portou muito bem com ele, até melhor do que Leonardo, e era um momento fofinho e engraçado, mas que me partiu o coração quando Basílio disse “ele o tratou como se ele fosse um ser humano”. A relação com Perico é muito maior do que a relação profissional, porque nasceu uma verdadeira amizade entre eles, embora rápida, e os dois SÃO A COISA MAIS FOFA DA NOVELA… adorei a cena toda, a carinha de criança “manhosa” do Perico, e o Basílio pedindo um abraço, e os dois se abraçam e, no fim, acabam chorando abraçados, o que é maravilhoso. De agora em diante, essa dupla só tende a aprontar cada vez mais, e eu vou adorar!

\o/

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários