Foundation 1x03 – The Mathematician’s Ghost

“Salvor Hardin, Guardiã de Terminus”

AMEI ESSE EPISÓDIO COM TODA AS MINHAS FORÇAS! Eu adorei a estreia dupla de “Foundation”, mas “The Mathematician’s Ghost” é o meu episódio favorito até aqui, e eu estou adorando as escolhas da série! Além de ter um visual de tirar o fôlego, digno de uma produção cinematográfica, “Foundation” trouxe um episódio bastante íntimo e filosófico que mexeu bastante comigo. Achei belo em vários sentidos! Também adorei que, apesar do medo de alguns fãs da obra original, a série está conseguindo refletir a obra de Isaac Asimov com novidades, mas se preocupando, principalmente, em contar a história da Fundação – é quase inusitado ver uma série que não acompanha um ou dois protagonistas por um longo período, mas “Foundation” vai contar a história da Fundação ao longo de muitos anos, e a passagem de tempo é simplesmente incrível.

Por isso, “Foundation” não é a série para você se afeiçoar a rostos – não é para você se perguntar onde está Hari Seldon ou Gaal Dornick, porque talvez eles nunca mais voltem a aparecer, tendo em vista que sua participação na criação da Fundação já chegou ao fim… e por mais que eu tenha AMADO conhecer Salvor Hardin, a guardiã de Terminus que chamou a atenção em cenas breves do primeiro episódio, eu também não acho que a acompanharemos por tanto tempo assim. “The Mathematician’s Ghost” tem duas histórias principais: primeiro, acompanhamos um pouco mais do Império de um período que vai de 400 anos no passado, com Cleon I, até 36 anos depois do ataque à Ponte Estelar, quando conhecemos Cleon XIV na adolescência; depois, temos a história da colonização de Terminus, o mistério acerca do Cofre e mais da construção da Fundação.

O episódio começa no Palácio do Império, 400 anos no passado, mostrando uma conversa de Cleon I com Demerzel, e novamente eu preciso dizer que é fascinante, embora preocupante, toda essa ideia dos clones se sucedendo no que foi chamado de Dinastia Genética. É problemático em vários sentidos, naturalmente, mas é brilhante no quesito ficção científica, e isso me chama muito a atenção. Da aproximação de Cleon I da morte, partimos para 19 anos depois do ataque à Ponte Estelar, quando encontramos um Brother Dawn adulto, um Brother Day velho e um Brother Dusk, Cleon XI, próximo da morte, e todo o episódio ganha um tom estranhamente melancólico com um tom de despedida enquanto Cleon XI sabe que está chegando a sua hora de morrer e de ele ser substituído por um novo Cleon, que se prepara para nascer.

“Strange… watching yourself being born”

Eu digo que é “estranhamente melancólico” porque, racionalmente, eu não quero sentir nada pelos Imperadores – eles são brutais, insensíveis e o lance da clonagem é politicamente absurdo, mas o episódio consegue dar um tom de melancolia brilhante à despedida, e ainda mostra Cleon XI dizendo que, mesmo que Seldon esteja errado, há algo não-natural no que eles fazem… o que não muda em nada, porque, quando chega sua hora de partir, ele é substituído pelos irmãos que seguem os mesmos planos e modos de agir de sempre – de Cleon I. A cena da despedida final é muito bem-feita, mostra Cleon XI mudando o nome dos seus irmãos para que eles assumam suas novas posições, agora que um novo Brother Dawn nasceu, e o mais novo dos Imperadores, Cleon XIV, é brevemente visto 17 anos depois, apagando o mural do qual o Império sempre se orgulhou tanto.

Será o primeiro Cleon a pensar por si mesmo?

A segunda parte do episódio nos leva a Terminus e tudo o que os colonizadores encontraram quando chegaram lá, e eu amo todo o mistério que circunda o “Cofre”, como chamam a estrutura que já estava lá quando eles chegaram, e que não deixa ninguém se aproximar… ao longo do tempo, sem que ninguém pudesse se aproximar do Cofre e o entender de fato, mitos foram criados ao seu redor, mas, eventualmente, as pessoas simplesmente pararam de pensar sobre ele – e, como eu comentei, eu estou adorando a passagem de tempo em “Foundation”, e eu adorei como os anos se passam em Terminus transformando o que era “misterioso” em algo “mundano” em uma cena. A única pessoa que não parece ser afetada pelo campo nulo ao redor do Cofre é Salvor Hardin, uma mulher fascinada pelo mistério do Cofre e seu chamado desde pequena.

Continuamos sem saber de onde o Cofre veio, o que é e o que guarda dentro, mas Salvor Hardin percebe algo possivelmente perigoso: o fato de que o campo ao seu redor está se expandindo e, se isso seguir acontecendo, talvez eles tenham que evacuar a cidade. Então, ela decide avisar a mãe (a líder das enciclopedistas que estão construindo a Fundação, fazendo escolhas e tomando decisões), dizendo que talvez eles estejam esse tempo todo se preparando para uma crise distante, mas talvez a crise seja aqui e agora – o Cofre está despertando! No dia seguinte ao que Salvor percebe a expansão do campo nulo, uma nave anacreoniana começa a rondar o planeta, e eles deviam estar muito longe e proibidos de ir a Terminus… seja lá o que os anacreonianos queiram, talvez uma guerra esteja prestes a começar em Terminus – especialmente porque eles não conseguem avisar o Império sobre a visita.

Eles terão que lidar com isso eles mesmos…

 

Para mais postagens de Foundation, clique aqui.

 

Comentários