Sex Education 3x06

Limite? Nenhum.

Tem UMA coisa que eu preciso ver na terceira temporada de “Sex Education” e não é nem casal feliz ou bolsa nos Estados Unidos, mas A HOPE PAGANDO PELOS SEUS CRIMES. A asquerosa nova diretora de Moordale High – cujo nome está prestes a ser mudado para Sparkside Academy se ninguém fizer nada e detê-la a tempo – já nos fez passar raiva inúmeras vezes, mas ela passa de qualquer limite nesse sexto a angustiante episódio de “Sex Education”. Novamente, temos um episódio bem bom, mas é desesperador ver esse retrato da sociedade mais conservadora, daqueles que se intitulam “cidadãos de bem”, especialmente porque, como comentei em algum outro texto sobre essa temporada, o que mais nos incomoda na personagem de Hope é saber que ela não é, realmente, uma personagem fictícia, mas as pessoas com quem esbarramos na vida real o tempo todo.

É gravíssimo que Hope faça de tudo para podar qualquer expressão dos alunos, justamente em uma escola na qual vários deles avançaram tanto… Cal tem muita convicção de quem é, e Hope quer anular isso a qualquer custo; Aimee está se conhecendo, falando de seus traumas, aprendendo, e Hope está prestes a podá-la também; e Lily, criativa ao extremo com suas histórias, mas incompreendida. Pressionada a fazer algo quando Moordale High volta a sair no jornal como “a escola do sexo” por causa de uma história escrita por Lily e inscrita em um concurso de contos, Hope passa de qualquer limite em uma cena difícil de assistir. A única coisa que me permite continuar é o fato de que o que ela faz é claramente ilegal, e eu acho que “Sex Education” não vai permitir que ela saia impune disso tudo – e eu tenho que vê-la ser derrubada…

Depois de convocar todos os alunos ao auditório, a Diretora Hope chama três alunos para o palco em uma sequência de HUMILHAÇÃO PÚBLICA asquerosa e revoltante. Ela chama Lily, Cal e Adam ao palco, os coloca sentados na frente de todos e então os obriga a ler placas que ela escreveu para eles, como se eles devessem ter vergonha do que fazem, e toda a cena é tão absurda e ultrajante que eu fiquei incomodado na cadeira o tempo todo, esperando o momento em que alguma coisa aconteceria. É um absurdo sem tamanho, e a expressão de Lily deixa tudo mais forte e triste, porque ela está se sentindo exposta e humilhada. Acho que aquilo, devidamente exposto, era o suficiente para não apenas demitir Hope, mas para impedi-la de jamais voltar a trabalhar em qualquer outra escola. E a cena fica mais complicada a cada minuto…

Alguns até tentam protestar… o Jackson primeiro, o Rahim depois. Rahim acaba sendo suspenso e ela o obriga a sair do auditório, e eu achei que mais pessoas fossem se levantar e sair, mas, embora em choque, eles acabam ficando e vendo o desfecho absurdo da humilhação pública, quando Hope toma os celulares dos três pelo restante da semana (ela nem pode fazer isso, porque Adam volta para casa sem o celular e sem ter como falar com o Eric, por exemplo!), e os faz andar pela escola com as “placas da vergonha” penduradas no pescoço, proibindo todos os demais de falarem com eles… agora, surpreendentemente, cabe a Vivienne acabar com a Hope, porque ela é capacho da diretora, mas a maneira como Hope fala com ela e sobre os alunos quando descobre o que aconteceu na viagem fazem com que Viv comece a repensar suas atitudes… finalmente.

Então, ela grava Hope falando mal dos alunos, envia para todos e os convoca para o fórum… é hora de começar a mudança. E EU PRECISO VER A FORÇA DESSES ALUNOS REUNIDOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!

Outras tramas também são desenvolvidas durante esse episódio, como a Aimee conversando com Jean sobre como “ela sempre tenta agradar as pessoas”, ou a Maeve tentando, sem sucesso, um patrocínio para participar do programa para o qual foi aprovada nos Estados Unidos, mas Hope não está nem aí em ajudá-la… como se a vida de Maeve já não fosse complicada, ela ainda tem que lidar com a mãe que fugiu com a irmã ou o Isaac e o Otis discutindo no pior momento possível. Por fim, também acompanhamos um pouco do Eric na Nigéria, e tudo é bastante triste, porque o lugar é preconceituoso e ele tem que fingir algo que ele não é, e embora eu tenha ficado orgulhoso de Eric decidindo que não quer se esconder, ficamos desapontados com ele por ter traído Adam com o tal Oba. Quer dizer, Adam está pedindo ajuda ao Rahim (!) para escrever-lhe um poema porque sabe que ele gosta, todo inocente, e Eric está traindo ele?

Sacanagem.

 

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.

 

Comentários