Power Rangers Wild Force – Secrets and Lies

From jungle boy to farm boy.

Por mim, “Power Rangers Wild Force” poderia tranquilamente focar em episódios com a história de Cole Evans, o tal acidente na Amazônia há muitos anos e, é claro, a ligação do seu passado e dos seus pais com o Mestre Org – são sempre os meus episódios favoritos na temporada! “Secrets and Lies”, o 18º episódio de “Wild Force”, exibido em 08 de junho de 2002, traz de volta à tona essa história, e começa com Cole Evans andando pela cidade em busca dos pais… afinal de contas, foi com esse objetivo que ele deixou a selva e chegou à cidade no início da temporada, de qualquer maneira. O episódio é divertido e traz um monstro que é capaz de apagar a memória das pessoas, nos entregando, assim, uma passagem de Cole Evans em um cenário diferente (mas, ainda assim, rodeado de animais!), e com um novo figurino – que ficou muito bem em Cole!

Alyssa é quem mais acompanha Cole durante essa busca eterna dele por seus pais, e depois de uma aula na faculdade em que ela fica verificando jornais velhos em um computador, ela tem uma ideia para, talvez, ajudar Cole: buscar nos arquivos de jornais antigos da biblioteca alguma informação sobre os Evans. Assim, Alyssa realmente encontra alguma coisa, mas enquanto a impressora demora a imprimir o arquivo (ah, o antigo ano de 2002!), a Princesa Shayla os avisa de que um novo Org apareceu e está atacando a cidade. Assim, os dois precisam correr para enfrentar o Signal Org, e Alyssa deixa seu telefone com uma secretária na biblioteca, para que ela ligue mais tarde, quando o documento estiver impresso. Durante a batalha contra o Signal Org, no entanto, as coisas mudam um pouco de figura quando a luz verde do monstro faz o Cole perder a memória.

A perda de memória é algo amplamente utilizado em “Power Rangers”, mas eu sempre adoro esse tipo de temática, e acho, inclusive, que poderia ter sido um pequeno arco. Vagando sem memória, Cole acaba sendo descoberto nos arredores de uma fazenda e é acolhido, e aquela cena é tão familiar que eu fiquei realmente achando que eles colocariam um “Mom, is that you?” quando ele acordasse, porque até os efeitos sonoros me pareceram lembrar “De Volta Para o Futuro”. De todo modo, Cole Evans começa “uma nova vida”, agora como um garoto da fazenda, mas ainda sendo ele mesmo, “ouvindo” o que a vaca conversa com ela, contando o porquê de não estar conseguindo dar leite, por exemplo. Cole fica na fazenda, com os Johnsons, assume um novo figurino (!), e é eventualmente encontrado pelos amigos, que parecem saber onde procurá-lo.

Alyssa, no entanto, não tem certeza de que eles deviam contar para ele quem ele é… sua dúvida vem justamente da matéria que finalmente foi impressa lá na biblioteca, e fala sobre um acidente na Amazônia no qual se acredita que os pais de Cole morreram. Ela abraça aquela matéria impressa contra o peito e se pergunta se eles deviam dar essa notícia a Cole ou se eles deviam deixá-lo vivendo ali na fazenda, onde ele parece estar tão feliz – de qualquer maneira, como Taylor diz, ele merece saber a verdade. Por isso, eles acabam indo falar com Cole, que confia neles por algum motivo, e os acompanha para ouvir o que eles têm a dizer… e fica surpreso quando eles são atacados por monstros e se transformam nos Power Rangers Força Animal. Cole, inclusive, diz que “ele sente que também pode ajudar”, e eles o ensinam a morfar no Ranger Vermelho.

Pequeno comentário sobre essa sequência: Cole se transforma no Ranger Vermelho, comenta como “está se sentindo muito mais forte”, e começa a enfrentar o Signal Org sem pensar muito a respeito disso, mas será que isso condiz com o que conhecemos do personagem? Quer dizer, Cole já aprendeu que não existe diálogo com Orgs e que enfrentá-los e destruí-los é a única alternativa… uma vez que ele esteja sem memória, no entanto, será que ele não hesitaria, nem por um minuto, como ele fez lá no começo da temporada, quando tentou conversar com um Org e percebeu que ele não tinha coração? De todo modo, a batalha contra o Signal Org traz de volta as memórias a Cole e, consequentemente, as dores. O episódio termina com uma cena muito bonita em que Cole vai ao cemitério visitar o túmulo dos pais, e chora porque tudo o que queria era reencontrá-los…

Todos acompanham Cole durante essa cena, mas são Alyssa e Taylor quem têm os melhores momentos, assim como no restante do episódio. Alyssa é uma grande amiga, e ela sabe acolher o Cole, sabe abraçá-lo e confortá-lo. Taylor, por sua vez, é extremamente racional, e diz algumas coisas bem importantes – se na fazenda ela falou sobre como o Cole merecia saber a verdade, independente de ter ou não memória, aqui ela diz a Cole que ele não tem certeza de que os pais estão mortos. Eles nunca foram encontrados e a matéria no jornal fala apenas sobre essa possibilidade, e embora Cole pareça acreditar que foi isso mesmo que aconteceu, Taylor chama a sua atenção para o fato de que também existe um túmulo ali no meio para ele, dizendo que ele morreu, e ele sabe que isso não é verdade – então e se os seus pais também se perderam na mata como ele?

Ainda queremos explorar mais sobre o passado de Cole Evans e o que aconteceu com seus pais, e eu gosto muito de como essa história se une à história do Mestre Org – ou o homem que está se passando por ele durante todo esse tempo. Toxica está desconfiada de que há algo errado com o Mestre Org há muito tempo (ela sente cheiro de humano ao se aproximar dele, por exemplo, e já o viu mexendo o chifre, o que devia ser impossível), e quando ela e Jindrax invadem um lugar secreto, encontram uma foto no meio de um livro… a mesma foto que Cole traz consigo: ele bebê, seus pais e uma parte que Cole não tem, onde podemos ver um homem ao lado dos pais de Cole… um humano que agora é quem chamamos de “Mestre Org”. Quando ele descobre Jindrax e Toxica lá, no entanto, e eles o desafiam, ele os ataca e os transforma em “zumbis” que obedecem sem questionar.

Ele não será desmascarado… não ainda.

 

Para mais postagens de Power Rangers Wild Force, clique aqui.

 

Comentários