American Horror Story: Death Valley 10x08 – Inside

Acordo.

Por mim, a gente tinha separado “Red Tide” e “Death Valley” em duas temporadas independentes, e não porque eu queria ver mais de “Red Tide” nem nada, mas porque eu QUERIA MUITO que a história dos alienígenas, pela qual eu esperei por anos em “American Horror Story”, fosse uma temporada completa – assistindo ao episódio, me parece evidente que eles têm bastante coisa para contar, mas pouco tempo para fazê-lo, já que ficou apenas quatro episódios para “Death Valley”. Tenho a sensação de que vai acabar meio abruptamente e eu vou ficar querendo mais… e, como comentei no episódio passado, embora eu esteja gostando mais da história contada em preto-e-branco no passado, eu acho que essa divisão da história em presente e passado já atendia à ideia de “duas histórias” que “Double Feature” tanto buscou, e elas estariam conectadas.

O episódio começa em 1963 e, novamente, a parte do passado está IMPECÁVEL. Dos 40 minutos, 25 se passam no passado, em preto-e-branco, e toda a construção da narrativa aqui é linda de se acompanhar. Adoro o estilo que nos lembra filmes antigos, a trilha sonora é perfeita, e a maneira como eles encaixaram alguns eventos conhecidos à história de “Death Valley” foi ótima – enquanto assistia, tudo o que eu conseguia pensar era: “Por que não me deram uma temporada inteira sobre alienígenas?” Em 1963, nove anos depois da “chegada” dos aliens conforme vimos no episódio anterior, encontramos o ex-presidente Eisenhower conversando com o então atual presidente dos Estados Unidos: John F. Kennedy. Ele está contando a Kennedy algo que todo novo presidente precisa saber: que o governo dos Estados Unidos fez um acordo com os alienígenas

No acordo firmado, os alienígenas levam 5 mil americanos por ano em abduções, um sacrifício que ele julga “necessário” para garantir a segurança de todos os demais cidadãos dos Estados Unidos. Em troca, os alienígenas entregaram tecnologias que permitiram criar coisas como o micro-ondas (essa cena é maravilhosa!) e possibilitaram todo o avanço tecnológico dos últimos 50 anos: muito mais rápido do que em qualquer outro ponto da história humana. 1963 ainda traz outros momentos muito interessantes como o Presidente Kennedy horrorizado com o acordo firmado por Eisenhower, conversando com Marilyn Monroe (!) sobre isso, se perguntando se ele não tem a obrigação de dizer a verdade aos seus eleitores… e é exatamente o que ele planeja fazer. E, justamente por planejar fazer isso, John F. Kennedy acaba sendo assassinato.

EU ACHEI INTELIGENTÍSSIMA ESSA JUNÇÃO!

(E faz sentido, não?)

Depois do assassinato de John F. Kennedy, o episódio retorna a 1954, onde acompanhamos o tal acordo sendo proposto e como ele foi, enfim, selado. Eu estou adorando o ritmo e o clima da história nos anos 1950/1960, tem um tom sombrio e misterioso de conspirações, e a mulher “ocupada” pelos alienígenas, que entra flutuando, de olhos brancos e fala no plural, é um toque especial muito macabro e interessante. É ela quem traz tecnologias para tentar Eisenhower e os demais, e eles sabem que, se não aceitarem o acordo, os alienígenas irão até os soviéticos e eles não podem permitir isso – os russos já saíram na frente na corrida espacial. Ela também explica o motivo das abduções (!), falando sobre como o seu povo está morrendo e precisa de um novo lugar para viver, mas eles precisam estudar os humanos, se proteger de doenças e vírus que não têm em seu mundo, e criar uma espécie de híbrido

Isso explica os bebês!

O bebê de Amelia Earhart é um dos primeiros testes dos alienígenas, e ele é bastante perigoso, claramente. O Presidente Eisenhower sabe que a resposta lógica e estratégica é aceitar o acordo oferecido pelos alienígenas, antes que eles busquem outro país, mas ele se pergunta se moralmente ele pode fazer isso. Por isso, sua esposa, Mamie Eisenhower, vai atrás de uma maneira de convencer o marido e de mostrar que só existe uma escolha possível, e ela vai conversar com Dick Nixon, e é muito interessante acompanhar toda a importância da primeira dama para que o acordo com os alienígenas se estabeleça. Como Dwight Eisenhower continua duvidando, os alienígenas resolvem que existe uma maneira bem simples de convencê-lo a fazer o que eles querem: “ocupando” a sua esposa. A sequência no passado desse episódio termina com essa ameaça.

Os últimos 15 minutos do episódio retornam, então, para o presente, e para os quatro jovens que foram abduzidos no episódio passado e retornaram grávidos. Agora, eles estão passando mal e dirigindo depressa até uma obstetra, com barrigões enormes que surgiram do dia para a noite – a trama no presente tem a cara de Ryan Murphy, preciso dizer, e claramente se leva menos a sério. Não é tão incrível quanto a narrativa do passado, é verdade, mas eu estou achando divertida à sua maneira, e é legal que o episódio não esteja sendo dividido igualmente e tenhamos mais tempo no passado do que no presente, onde há mais informações… mesmo assim, também é bacana acompanhar como tudo o que acontece no presente é uma consequência do que estamos vendo no passado, como os alienígenas criando híbridos e usando humanos para pari-los.

Depois de um ultrassom assustador, a obstetra tenta avisar um colega de trabalho, mas ela acaba assassinada pelos homens de preto por um grupo responsável por encobrir todas as histórias alienígenas que surgem, e então Cal, Troy, Jamie e Kendall são levados para um lugar completamente diferente… eu gostei da criação do cenário aqui, tudo muito branco e que nos remete às histórias de alienígenas e abduções que conhecemos: é macabro e alienígena, de um jeito um tanto zoado que me diverte. Ali, existem muitos humanos grávidos, inclusive uma interpretada por Leslie Grossman, que estava divertidíssima nesse episódio, todos prestes a parir o que quer que tenham dentro de si… gostei de 2021 trazer o avanço nas pesquisas de que se falavam em 1954 porque, aqui, os híbridos já existem – é só olharmos para Theta, o híbrido interpretado por Angelica Ross.

Inclusive, QUE ESTREIA FENOMENAL DA PERSONAGEM. Ansioso para ver onde isso vai chegar!

 

Para mais postagens de American Horror Story, clique aqui.

 

Comentários