¿Quién es Quién? – Leonardo começa a se aproximar de Inês

“Siento como se tuviera despertado en la vida de otro hombre”

Leonardo ainda quer entender mais sobre o “seu” passado, e tudo é bastante confuso para ele. Sem memória, ele começa a sentir que “está na vida de outra pessoa”, sem saber o quanto isso é verdade. É doloroso como as pessoas ao seu redor não lhe despertam sentimentos reais, e como nada pode ajudá-lo a recuperar a memória – porque as coisas não significam nada. Assim, as relações que constrói são todas novas, como a relação com Paloma, a única pessoa com quem ele se sente seguro (por isso, ele deu um jeito de trazê-la para perto novamente quando ela foi embora por causa do pai idiota que tem, a convidando para se mudar para a casa com eles), e até mesmo um começo de relação com Inês, a mulher que diz ser sua mãe, mas por quem, inicialmente, ele não sente nada. Enquanto ele tenta se entender, Inês está sempre ali ao seu lado.

E ele pode não se lembrar de nada, mas ele SENTE que o amor é sincero.

Dois fragmentos de memória tentam ajudar Leonardo a entender-se melhor. O primeiro foi o pedido de casamento, que está sendo usado agora por Cocó para manipulá-lo, porque ele não se lembra do rosto da mulher que pediu em casamento (Fernanda), e Cocó está tentando convencê-lo de que foi ela. Mas Leonardo NÃO SENTE NADA por ela. Ele tenta se afastar dela, terminar o “relacionamento”, mas também não quer sentir-se irresponsável, e isso o deixa em um impasse terrível, embora ele saiba perfeitamente o que QUER fazer. Então, ele diz a Cocó que “lamenta tê-la seduzido, mas não sente nada por ela”. Eu adoro quando ele diz que os sentimentos que supostamente deveria ter por ela ele não pode encontrar em nenhum lugar, e tampouco acredita que vá encontrá-los no futuro. Quer algo mais bem-dito do que isso? MARAVILHOSO!

Mas Cocó faz de tudo para enrolá-lo. Ela o leva para casa para que possam “conversar melhor”, e rapidamente diz que “o perdoa”, tentando seduzi-lo pela milionésima vez, sem nenhuma resposta por parte de Leonardo… mas então ela passa mal, desmaia, e Leonardo decide que precisa ficar ali com ela para garantir de que ela estará bem e, na manhã seguinte, a convencerá a ir ao médico. Então, ele liga para casa para avisar que não chegará para dormir, e quem atende ao telefone é Paloma, lamentavelmente. É tão emocionante vê-los conversando, é ótimo ver o amor e a alegria estampados no rosto e na voz de Paloma, mas tudo termina quando ele pede para falar com Inês e, na sua ausência, Paloma diz que “ele pode deixar um recado”. Leonardo avisa, então, que vai dormir na casa de Cocó naquela noite, e é um golpe duro para Paloma.

Que triste vê-la com ciúmes assim!

L

Outro “fragmento de memória” vem em forma de sonho para Leonardo – ele sonha com um momento de sua infância, em que ele gritava que odiava o pai… a cena não tem muitos detalhes, mas ele se lembra claramente do seu sentimento: RAIVA. Leonardo acorda assustado, e Cachito é A CRIANÇA MAIS FOFA DO MUNDO cuidando dele como a sua mãe faz… no dia seguinte, Leonardo fala com Inês e diz que quer que ela fale sobre o pai… Inês, então, o leva até a cadeia, onde ele “conhece” Elmer Homero, o NOJENTO pai de Perico e Yesenia. A cena é terrível, porque o homem tenta manipular o filho, ao perceber que ele está sem memória e chamando a mãe de “Inês” e não de “mamá”, mas, felizmente, Leonardo está sem memória e está confuso, o que não faz dele burro… o seu sonho não se referia a Elmer, mas os sentimentos são reforçados, de algum modo.

Ao ver o pai de Perico, Leonardo sentiu apenas asco e raiva, e então acha que entendeu o que o sonho significava, mas a avó e a irmã dizem que ele se dava muito bem com o pai quando era criança… quando as coisas começaram a dar errado, então? A avó e a irmã o aconselham, então, a falar com Inês, porque ela talvez saiba explicar melhor que elas. Conhecendo um pouco sobre a história, e sabendo que Perico e Leonardo são gêmeos, embora Inês não saiba da existência de ambos, podemos entender algumas coisas quando Inês responde às perguntas do filho, falando sobre o passado – e é um momento bem bacana de mãe e filho, na piñataria, enquanto ela faz novas piñatas. Inês começa dizendo que o pai sempre tratou ele e a irmã muito bem, e quando Leonardo pergunta se ele também A tratava bem, ela não responde, o que já é toda a resposta de que ele precisa.

Inês engravidou dele quando tinha 16 anos, e Elmer começou a mudar quando eles se mudaram para os Estados Unidos – ele saía com pessoas estranhas, desistiu de trabalhar, e começou a comprar muitas coisas – e coisas caras – de presente para a família. Quando ela lhe perguntava sobre a origem do dinheiro, ele apenas dizia que “não era da sua conta”. Mais tarde, ela descobriu que ele roubava, então ela o denunciou, e foi assim que ele acabou preso… Perico também ficou muito bravo, ele e o pai brigaram, quase saíram na porrada, e basicamente essa é a história que Inês conhece, mas nós podemos imaginar e ir um pouquinho mais longe. Não consigo deixar de pensar que esse dinheiro que “ela não sabia de onde vinha” só pode ter vindo da venda de um dos gêmeos… sem que Inês soubesse, Elmer Homero deve ter vendido Leonardo para os Fuentemayor.

Que absurdo!

Depois da conversa sobre o pai, Leonardo nos mostra que ele está se sentindo cada vez mais à vontade ao lado de Inês. A mãe fala sobre como ele “sempre soube conquistar o coração das pessoas”, e Leonardo, dolorosamente, diz que não se sente como esse garoto simpático e alegre do qual todos falam. Diferente disso, ele se sente um peso, como se só trouxesse problemas para as pessoas que estão perto dele. Inês é toda MÃEZONA, ajudando-o a se acalmar e dizendo que isso tudo vai passar e então ele voltará a ser o mesmo homem de sempre. E, ao fazer isso, ela se aproxima dele e segura a sua mão… pela primeira vez, Leonardo não se incomoda com o toque. Ele até o acha reconfortante, e existe um sorriso em seus lábios quando ela, feliz, lhe chama a atenção para isso. Eu gosto TANTO de ver as barreiras que Leonardo construiu há tanto tempo começarem a cair.

Leonardo conversa abertamente com a mãe sobre seus sentimentos e problemas, e conta que não sente nada por Cocó – ele sente que está se casando com ela por “compromisso”, mas sabe que não vai ser feliz caso se case. Então, ele pergunta à mãe se ela acha muito errado que ele rompa com esse compromisso, mas é claro que Inês não acha que ele esteja errado! “Tienes que hacer caso a tu corazón. Si no quieres a Cocó, entonces no te case”. E essa é, provavelmente, A CENA MAIS LINDA dos últimos capítulos. Depois do apoio, Leonardo toma a iniciativa da aproximação e toca o braço da mãe, em agradecimento, e a agradece por apoiá-lo. Então, em um momento inesperado, ele a puxa para um abraço, E AQUILO É EMOCIONANTE. Adoro ver a alegria e a emoção dela, porque há muito tempo ele não agia assim, e é lindo ver como Leonardo precisava daquilo… de um carinho materno.

Ele já está aprendendo a amar a mãe.

E isso é MUITO LINDO! <3

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários