¿Quién es Quién? – A denúncia de Santiago

“Se o Santiago morrer, eu mato o Leonardo com minhas próprias mãos!”

A VIDA DE SANTIAGO ESTÁ POR UM TRIZ. Finalmente, entendemos um pouco mais sobre a história da família de Fernanda com os Fuentemayor, e como a prisão de seu irmão, Santiago, e a morte de seu pai estão relacionadas a um negócio que não deu certo com a família de Leonardo. E tudo isso vem à tona porque a situação de Santiago se complica na cadeia quando ele tem a oportunidade de denunciar os Fuentemayor por seus crimes – ele não sabe dos planos de Fernanda, não sabe que ela tem sua própria agenda de “vingança”, e acha que essa é uma boa chance para, quem sabe, sair da cadeia, mas ele não sabe que está lidando com pessoas tão perigosas, especialmente Ignácio, que faz de tudo para sustentar e alimentar a mentira de que Leonardo foi o responsável por toda a ruína da família… de algum modo, talvez, mas não totalmente.

E não por “maldade”.

Santiago está cansado do tratamento que recebe na cadeia, e quando uma mulher chega até ele “cheia de promessas”, ele sucumbe. Ela se diz uma repórter e quer que ele fale sobre o que aconteceu entre ele e os Fuentemayor, porque ele tem a chance de ajudar a colocá-los na cadeia, e inicialmente Santiago é bastante cético, porque sabe que pode não ser bom abrir a boca e porque se seu advogado não conseguiu nada até agora, por que ela conseguiria? Mas ela diz que está trabalhando com um grupo de pessoas que “querem colocar os Fuentemayor em seu lugar”, e ele acaba falando, achando que não tem nada a perder… e isso explode bastante depressa. Então, Humberto, FURIOSO, convoca uma reunião com todas as pessoas importantes dentro da empresa… porque eles precisam pensar no que farão depois da denúncia de Santiago Blanco.

Infelizmente, o timing parece péssimo – tudo acontece justamente no momento em que Fernanda estava pensando em contar toda a verdade a “Leonardo”, porque acredita que ele é uma nova pessoa. Humberto está furioso, dizendo o quanto isso pode ser “prejudicial para os negócios”, e Perico quer entender exatamente o que está acontecendo, e Basílio explica toda a história: ele diz que Santiago Blanco tinha uma empresa menor que recebeu o apoio dos Fuentemayor em um projeto, e então houve uma fraude pela qual Santiago foi acusado e preso… o pai de Santiago e Isabella, então, teve um infarto e morreu quando o filho foi levado para a cadeia, mas o que é mais estranho nisso tudo é que o dinheiro supostamente roubado por Santiago nunca apareceu. Leonardo ficou furioso na época, tirou a própria empresa do negócio, mandou Santiago à cadeia…

Leonardo realmente “foi atrás de sangue”.

Mas Basílio, apesar de tudo, defende o Leonardo – ele nunca fez nada de errado contra Santiago e sua empresa, porque “ele era muito direito” e sempre foi “o primeiro a respeitar as regras”… Leonardo aceitou as “provas” que teve e quis “justiça”, mandando Santiago para a cadeia – mas e se Santiago realmente era inocente? Perico pergunta a opinião de Basílio, se ele acha que Santiago pode ter mentido, e teme que Leonardo tenha se equivocado porque “não tem sentimentos”, então diz que eles vão ter que investigar o que realmente aconteceu. E essa é, e sempre foi, uma das maiores características de Perico: ELE ADORA AJUDAR AS PESSOAS E ELE NÃO SUPORTA INJUSTIÇAS. Eu acho lindo de sua parte que ele queira se envolver tanto com essa história, e até Fernanda está percebendo isso… mas então as coisas acabam saindo de controle.

De novo.

Fernanda está emocionada dizendo a Perico que, nessa semana, “descobriu que ele é um homem sensível e muito diferente do que ela acreditara que ele era”, mas quando ela pensa realmente em contar tudo – como é irmã de Santiago, como se aproximou deles para “se vingar” –, ela acaba não tendo a chance de terminar… ela pede que ele a escute até o final sem a interromper, mas ela nem começa a história e ligam para ela dizendo que O IRMÃO DELA ESTÁ NO HOSPITAL E EM ESTADO MUITO GRAVE. Por pouco não o mataram. Foi Ignácio quem foi até a cadeia mandar que batessem em Santiago, mas é claro que Fernanda pensa que foi Leonardo e Humberto, e então ela passa mal de desespero, e deixa que toda a FÚRIA tome conta dela – por isso, quando Perico se aproxima dela e quer saber o que aconteceu, ela o expulsa e o manda nunca mais tocar nela.

E ele não entende.

Acreditando que era alguém contando a ela que ele não era o “Leonardo”, no telefone, ele pede que ela não acredite em nada do que disseram, porque ele pode explicar, e eu morro de pena de toda a inocência e fofura de Perico, que não merece sofrer dessa maneira – Fernanda o manda embora, e embora ele esteja angustiado e queira ajudá-la, ele percebe que não há nada que possa fazer nesse momento. Triste e confuso, ele vai embora, enquanto Fernanda fica cada vez mais desesperada, e cada vez mais certa de que os Fuentemayor foram os que mandaram matar Santiago. Então, ela jura a Daniela, sua melhor amiga, que se Santiago morrer, ela mata “Leonardo” com as próprias mãos. E, claro, Ignácio ainda liga para Fernanda para colocar mais coisas em sua cabeça, fazendo-a acreditar mais que nunca que é coisa do “Leonardo” essa “mensagem” a Santiago.

Dessa vez, Santiago está mesmo muito mal. Ele foi espancado e está à beira da morte, mas Fernanda JURA que os Fuentemayor vão pagar pelo que fizeram com ele! O que mais me angustia é o fato de Ignácio, a verdadeira mente perversa por trás disso tudo, indo até o hospital com Fernanda, a chamando de “meu amor”, falando que “tudo vai ficar bem com Santiago, porque ele é um homem jovem e forte”. Ela chora abraçada a ele e diz que “Leonardo” continua sendo o mesmo de sempre, o desgraçado que arruinou a sua vida. E Ignácio sorri, satisfeito com tudo o que está fazendo… e eu me pergunto o que ele ainda pode fazer com a cabeça de Fernanda até o fim da novela, porque ele está destinado a ENLOUQUECER essa mulher com todas essas armações dele… enquanto ela tem, à sua disposição, um homem inocente que realmente a ama e quer protegê-la.

Pobre Perico!

 

Para mais postagens de “¿Quién es Quién?”, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários