Sex Education 3x04

O desserviço de Hope.

UM DOS MELHORES EPISÓDIOS DE “SEX EDUCATION”. É muito interessante como a série consegue evoluir os seus personagens e, em paralelo, conscientizar de uma maneira responsável e admirável. Hope, a nova diretora de Moordale High, é o oposto de tudo o que elogiamos em “Sex Education”, mas a sua presença na escola é “importante”, em termos de desenvolvimento da trama apenas, porque ela é a personificação de todo o conservadorismo retrógrado e o preconceito em torno do tema “sexo”: é Hope quem precisa ser derrubada em “Sex Education”, assim como todo mundo que pensa como ela na vida real, e a série está trazendo um desenvolvimento bem bom para isso. Dessa vez, Hope continua sua ditadura de voz suave (o que torna tudo o que ela faz ainda mais nojento) instituindo tópicos pré-aprovados na aula e nada sobre a vida pessoal dos alunos.

Hope ainda vai nos fazer passar muita raiva, por isso eu adoro ver pequenas atitudes dos alunos que a desafiam – nós só precisamos vê-los ganhar força e se unir, e então Hope não terá a menor chance. Por ora, ela continua subjugando cada um dos alunos que ela julga “diferente”: Cal, por exemplo, é uma pessoa não-binária que Hope quer encaixar na “fila dos garotos” ou na “fila das garotas” de qualquer maneira, por mais incômodo e desrespeitoso que isso seja; Maeve, por outro lado, é alguém cujo cabelo Hope decidiu que “não se enquadra nos padrões da escola” e a faz mudar imediatamente; Lily, por fim, talvez seja uma das pessoas que mais estão sofrendo, porque ela é obrigada a deixar de lado sua maquiagem e seu penteado, que eram parte de sua identidade, e eu achei extremamente desconfortável ver as pessoas a “elogiando” dizendo que “seu cabelo está normal”.

É tudo muito triste… e acho que vem um plot ainda mais triste para Lily!

A mais nova ideia de Hope são aulas de “educação sexual” separadas para garotos e garotas, e o tamanho do absurdo que presenciamos é vergonhoso e assustador, mas, infelizmente, é provavelmente o que muitas escolas fazem ou pais esperam que elas façam. É irreal, preconceituoso e problemático em vários níveis, mas é constantemente reproduzido. Na aula dos garotos, temos um vídeo antigo e nada informativo que não fala sobre sexo seguro e ainda é homofóbico; na aula das garotas, temos uma mulher falando sobre como “adolescentes não deviam fazer sexo porque sexo arruinou sua vida”. Adoro ver os questionamentos em cada aula: de um lado, temos Rahim e Otis tomando a dianteira e falando sobre o quanto o vídeo é perigoso; de outro, temos Maeve arrasando ao perguntar se os garotos também estão falando sobre gravidez ou só ela, mas ela sabe a resposta e é perfeitamente irônica.

Otis e Maeve acabam tirados de suas respectivas salas… E EU MORRI DE ORGULHO DELES.

É isso o que precisa acontecer e que provavelmente acontecerá durante o restante da temporada: vozes se levantando contra os absurdos de Hope e seus “ensinamentos”. Maeve arrasa ao falar sobre como elas deviam estar aprendendo sobre sexo seguro e não sendo envergonhadas e assustadas para não quererem fazer sexo e até uma das professoras, ao ver Olivia, Ruby e Anwar surtando, cada um por causa de um problema relacionado ao sexo, os aconselha a buscar conselhos de um profissional de saúde e, inclusive, indica uma clínica. Foi grande alívio ver Olivia e Anwar conversando com alguém que de fato sabe o que está dizendo e que torna tudo informativo, e também foi ótimo ver Olivia tomando uma decisão em seu namoro com Malek e agindo com responsabilidade. Aquela profissional de saúde consertando o desserviço da escola.

A ideia de um fórum é interessante, mas comandado por Vivienne sob supervisão de Hope?

Não vai ir muito longe… ainda não é a resposta.

Por fim, alguns relacionamentos estão enfrentando problemas, outros terminando e outros iniciando. Temos Adam e Eric enfrentando problemas por causa dos poemas de Rahim, mas acho que pode ver um plot twist aí durante a viagem, depois de Adam ter tido ciúmes de Rahim. Ruby e Otis, por sua vez, acabam terminando o seu relacionamento porque ele não disse que a amava de volta quando ela se declarou, e agora ela está distante; infelizmente, por mais que eu tenha ficado triste por Ruby, ela não pode exigir que Otis sinta o mesmo que ela, e ele fez o correto seguindo os conselhos de Eric e sendo sincero com ela, sobre como não é o que está sentindo agora, mas dizendo que gosta dela. Por fim, Maeve parece ter decidido que dar uma chance a Isaac, e a cena dos dois no trailer foi extremamente sensível e bonita, apesar de todas as reservas que temos com Isaac.

Vamos ver o que vai virar isso tudo!

 

Para mais postagens de Sex Education, clique aqui.

 

Comentários