Sítio do Picapau Amarelo (2004) – O Pequeno Samurai: Parte 9

Quem é o escolhido?

Quem é que se importa com Lagarta e os bandoleiros do bando de João Tário? “O Pequeno Samurai” é uma das minhas histórias favoritas do “Sítio do Picapau Amarelo”, mas essa parte eu pularia facilmente… por isso, vamos falar do que realmente importa: A TRAMA DO ESCOLHIDO E DO IMPÉRIO DO SOL NASCENTE. Depois que as mulheres do Sítio do Picapau Amarelo foram sequestradas pelo bando do João Tário e levadas para o acampamento, Eiji, Pedrinho e Musashi decidiram que eles precisavam fazer alguma coisa… demora até que o Saci e o Zé Carijó cheguem para contar as últimas novidades sobre os bandoleiros, mas, quando o fazem, Zé, Pedrinho e os samurais saem para a mata para bancar os heróis – e a trama deles acaba desviando para uma parte bem interessante que tem a ver com a história principal de “O Pequeno Samurai”: QUEM É O ESCOLHIDO, AFINAL?

Takeshi-san se coloca no caminho do grupo, e ele não pensa em deixar Zé, Eiji, Pedrinho e Musashi irem mais longe antes de lhe entregarem o anzol de ouro – inclusive, agora que tem novamente o seu leque, o Kappa está poderoso e pode realmente vencer cada um dos seus oponentes: ele derrete a armadura de Musashi para que ele fique vulnerável como qualquer outro guerreiro e faz a espada mágica de Pedrinho virar borracha… os quatro acabam presos pelo vilão, enquanto ele exige que lhe digam onde está o anzol do poder. Quando Takeshi não está, Pedrinho até conversa com os seus companheiros, dizendo que está pensando em entregar o anzol para ele, porque prefere fazer isso do que permitir que as pessoas continuem sofrendo e se machucando por isso, mas Musashi diz que ele não pode fazer isso, até porque é aí que mais pessoas sofreriam…

“Se ele conseguir o anzol, é aí que começa os nossos problemas”

É lamentável que o Pedrinho tenha sido tão inocente para cair na lábia de Takeshi-san, porque ele pergunta ao vilão se ele promete soltar todos eles se ele lhe entregar o anzol, e depois ir embora para longe, e Takeshi-san promete, mas é claro que ele não planeja cumprir a sua promessa. Esperei que Pedrinho tivesse um plano ou algo assim, mas ele estava realmente com a esperança de que Takeshi estivesse dizendo a verdade, o que é uma ingenuidade sem tamanho! Então, Pedrinho leva Takeshi até a árvore em que Dori guardou o anzol, mas é claro que Takeshi não consegue retirá-lo… apenas o escolhido pode fazê-lo, mas o Pedrinho tampouco consegue tirar o anzol quando é chegado o momento… o que isso quer dizer? Para tentar pegar o anzol, então, Takeshi mutila a árvore que sangra, e termina colocando fogo nela, mas mesmo assim não consegue pegar o anzol.

Sua mão queima, e o anzol permanecesse ali.

Enquanto isso, acompanhamos paralelamente a história de Lagarta e das mulheres do Sítio sequestradas. Na história de Lagarta, a poção da Cuca não dá muito certo porque, ao invés de um pelo de bigode de bandido, Pesadelo leva um pelo de bigode de coelho, e apenas metade do corpo de Lagarta vira homem, como naquelas performances artísticas que já vimos na TV… no acampamento, as coisas ficam cada vez mais chatas e mais problemáticas, com os bandidos querendo se casar à força com as mulheres e levá-las embora, e Emília tenta convocara ajuda de Iara, mas ela demora demais para aparecer e, quando aparece, ela não é lá de grande ajuda, na verdade… eventualmente, o Saci acaba presenciando o que está acontecendo e vai rapidamente para o Sítio para avisar o Tio Barnabé, o Visconde e o Rabicó, e então eles poderão fazer algo!

Enquanto isso, Dori está passando muito mal – ela tem maus pressentimentos e pode sentir que algo de ruim está acontecendo, e isso a deixa muito fraca. Pedrinho, enquanto isso, se sente culpado pela árvore mutilada, e Takeshi ri da sua cara, dizendo que chegou a pensar que ele era uma boa escolha para comandar o Império do Sol Nascente, mas se ele fosse mesmo digno de ser o escolhido ele jamais teria lhe dito onde estava o anzol… mas a verdade é que talvez, no fim das contas, Pedrinho não seja mesmo o escolhido. Quando Takeshi falha novamente em pegar o anzol para si, ele manda o Pedrinho tirá-lo da árvore, mas Pedrinho tampouco consegue retirar o anzol… para proteger seu mestre, Eiji acaba se intrometendo na confusão e ele consegue retirar o anzol dourado da árvore mágica sem nenhum problema – ENTÃO PEDRINHO NÃO ERA O ESCOLHIDO!

ERA O EIJI!

Ainda precisamos elaborar mais essa trama, mas eu estou contente com a reviravolta… isso quer dizer que o Pedrinho não vai precisar abandonar tudo para ser o Imperador, e certamente Eiji poderá assumir isso com muita sabedoria! Surpreso, Pedrinho pergunta ao Eiji como ele conseguiu tirar o anzol da árvore, e Eiji só diz que “queria proteger o seu mestre”. Musashi e Akio-san derrubam Takeshi, tomam seu leque e, ferido e enfraquecido depois do combate e sem seu leque, Takeshi-san desaparece mais lima vez para se recuperar, mas ele estará de volta em breve, e com mais raiva do que nunca… é legal ver a história começando a rumar para a sua conclusão, com algumas revelações vindo à tona, e Akio-san consegue usar o leque de Takeshi para reconstruir a armadura de Musashi. Agora que Takeshi não está no caminho e Musashi é invencível, eles podem voltar à sua missão original: salvar as mulheres dos bandoleiros!

Mas, particularmente, eu amei esse “desvio” de volta para a parte da história que realmente importa!

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários