Cuidado com o Anjo – Isabella e Estefanía enganam Cecília

“Tu madre era una mujer dulce y sufrida”

Com o passar dos capítulos, percebo que, talvez, Viviana nunca foi pensada para ser “a vilã principal” de “Cuidado com o Anjo”, porque me parece que Isabella Rojas está fazendo de tudo para conquistar esse posto… ou talvez a novela queira dar uma inovada. Mais ou menos. Porque a questão da vilania não precisa estar necessariamente atrelada, pelo menos não em um primeiro momento, ao interesse romântico pelo mesmo homem (como era o caso da “Malhação” por anos e anos e anos, até a recente, e bem-vinda, mudança). Dessa vez, A MÃE DE MARICHUY está sendo enganada, e ela está sendo privada de conhecer a história do seu passado e de tudo o que culminou nela sendo “abandonada” em um orfanato, e essa é a primeira vilania de Isabella que, por sua vez, manipula a sobrinha Estefanía para fazer o que ela planeja.

Por puro interesse.

Marichuy guarda um ressentimento em relação à sua mãe, e a novela ainda deve explorar a sua mudança de opinião, assim como também foi com Natalia em “De Que Te Quiero, Te Quiero”. Gosto de como a novela apresenta sua trama e, especialmente, de como não tenta fazer mistério, para os espectadores, a respeito da identidade da mãe de Marichuy – enquanto a garota chora e pergunta ao Padre Anselmo se ele conheceu sua mãe (“Tu madre era una mujer dulce y sufrida”), dizendo que se ela a abandonou “deve ser pior que um cachorro”, vemos Cecília toda elegante, doando dinheiro ao orfanato onde deixou sua filha, há tantos anos, um orfanato que, ocasionalmente, a própria Marichuy visita. Em relação à mãe no entanto, ela guarda um rancor e diz a si mesma que “nunca a perdoará”, enquanto relembra o orfanato, as necessidades que passavam, a falta de carinho e amor…

Doloroso.

Cecília, por sua vez, se culpa até hoje por ter deixado a filha no orfanato. Atualmente, ela tem um casamento feliz com Patrício e, segundo eles, tudo o que faltava para que o casamento fosse realmente perfeito era uma filha. Ela teve que entregar a pequena Marichuy aos cuidados do orfanato porque tinha acabado de perder o marido, por uma armação da família dele, que não aceitava o casamento, e ela estava tão fraca que tinha certeza de que morreria. Agora, no entanto, ela se arrepende de ter feito isso, e sofre diariamente com as memórias e a culpa. Assim, Isabella, sua “amiga”, começa o joguinho perverso… conta a Cecília que sua filha está viva e, mais do que isso: QUE SABE ONDE ELA ESTÁ. Ela inventa toda uma mentira, diz que foi ao orfanato onde Cecília a deixou, e então a levou embora, e ela foi cuidada por sua irmã, o que faz dela sua tia…

…mas ela a ama “como se fosse sua mãe”.

A alegria de Cecília com a notícia, embora seja uma mentira, é crueldade, e Isabella não se abala em momento nenhum, cruel e interesseira – interpreta a sentimental, amorosa, sofredora, diz que “não gostaria de perdê-la”, conseguindo que Cecília prometa levá-la também para morar com eles. Depois da conversa com Cecília, Isabella conta a Estefanía que “está tudo dando certo no plano”, e ela entra rápido no baile por seu próprio desejo por riqueza. Assim, é maldade com Cecília ver os seus olhos emocionados quando vai conhecer sua “filha”, que apela tanto a ponto de chamá-la de “mamá” e abraçá-la, o que devia tê-la alertado para o fato de que “tudo foi simples demais”. É mais ou menos como a Marian enganando a Gabi e dizendo que é a sua filha em “Chiquititas”. Na verdade é tão exatamente como “Chiquititas” que a mente por trás de tudo é de Isabella, a Carmem da situação.

Depois de “conhecer sua filha”, Cecília conta a verdade a Patrício, essa história que escondeu por anos, sobre a filha que teve, enquanto Estefanía, quiçá precavida, começa a temer complicações como o surgimento da filha verdadeira. É difícil para Patrício, que sempre sonhou em ter uma filha, e ele fica um pouco inconformado por Cecília nunca ter lhe contado tudo, mas ela explica que não teve coragem depois de voltar ao orfanato em busca da garota e não encontrá-la mais. No fundo, Patrício é uma pessoa muito boa, e faz todas as vontades de Cecília, por isso ele acolhe tanto Estefanía como Isabella em sua casa, quando elas chegam para morar lá… enquanto isso, travessa e meio vândala (!), como uma forma de protesto contra o juiz, Marichuy tem seu ato de rebeldia jogando pedras e quebrando todos os vidros da mansão… no mesmo dia que Estefanía chegou.

Mais uma vez: como é o destino, não?

 

Para mais postagens de Cuidado com o Anjo, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários