Maria Mercedes – Uma viagem à praia!

Pela última vez, antes de descobrir e aceitar que AMA a Maria Mercedes, Jorge Luis entra em uma fase deplorável, movida em parte pelo ciúme. Durante todo o arco da morte de Manuel Muñoz, o pai de Meche, Jorge Luis foi um bom companheiro, e esteve com ela o tempo todo. Logo em seguida, no entanto, enquanto ela ainda estava de luto, Sebastián, o chefe de Rosário e marido de Mística, convidou as irmãs Muñoz para fazerem uma “viagem de negócios” com ele. Jorge Luis não gostou, naturalmente, e acabou indo com eles… a princípio, ele estava bem, estava leve. Amei a cena dos dois juntos no avião, como ele estava atencioso com ela e tudo o mais, e RI DEMAIS do maiô de Mística, que era, na verdade, uma versão de seu vestido de TODO DIA! Mas infelizmente essa leveza estava fadada a chegar ao fim depressa.

Maria foi a primeira a dar crise de ciúmes, mas ela estava fofa – até o Jorge Luis estava gostando daquilo, dando-lhe flores e tudo o mais. E você sabe como é a Maria com ciúmes! Faz ameaças do tipo “arrastar Mística pela praia” e coisas assim, e ele acaba rindo, enquanto ela está revoltada… as confusões só começam de verdade quando se anuncia uma festa, e Maria Mercedes se recusa a ir, por ainda estar de luto por causa da morte do pai, e como Rosário e Jorge Luis querem ir, eles vão mesmo sem Maria – e lá ele dança a noite toda com Mística, e marca um “encontro” com ela para o dia seguinte, o que é vergonhoso e decepcionante. O pior de tudo, talvez, é que antes de desapontar Maria, ele escreve um bilhete e lhe beija a cabeça enquanto ela dorme, o que só nos mostra o quanto ele é FRACO e confuso, e isso me enerva.

Dali em diante, o CAOS se instala. Rosário levou Maria para uma festa no hotel com ela enquanto Jorge Luis não estava, e ele tem a audácia de chegar de um encontro com outra mulher (!) e ficar furioso com o fato de Maria Mercedes ter ido numa festa… e o pior é que ele é VIOLENTO. Na maneira como segura seu braço, como grita com ela, as grosserias que diz, e como a joga na cama. Ele a humilha, dizendo que ela “gostou do homem” que conheceu na festa, e que ela é “uma qualquer”, como Malvina sempre disse… é revoltante. Mas vem Rosário ao resgate, E EU NUNCA SENTI TANTO ORGULHO DE ROSÁRIO QUANTO NESSAS CENAS! Porque ela é mais esperta e dura que a irmã. Por exemplo, ela confronta Jorge Luis, diz que ele não pode ficar bravo, porque dançou na noite passada com Mística, e Maria Mercedes SABE, porque ela lhe contou, e mesmo assim ela não reclamou…

E mais: onde ele estava nessa manhã e com quem?

Rosário <3

Depois, Rosário leva Maria para VER Jorge Luis dançar com Mística, de rosto colado e tudo, e ela não fez um barraco como poderia ter feito – astuta, ela dançou com outro homem, para provocar, fingindo se divertir, e o Jorge Luis é hipócrita o suficiente para ARMAR UM BARRACO. Ele soca o Danilo! E novamente eu amo a coragem de Rosário, ao defender a irmã, ao dizer a Jorge Luis que ele não faça nada contra Meche, porque ele estava lá, todo feliz dançando com a Mística, e foi ela mesma quem mandou Maria dançar com Danilo! Esperta e, mais do que isso, desafiadora. Então, depois disso tudo, Jorge Luis termina com Maria Mercedes. Diz que eles vão embora, mas que ela não pode mais ficar na “casa da mãe” (ha!), e felizmente ela grita que “a casa também é dela” e tudo o mais… pelo menos durante a briga, enquanto é insultada, Maria é durona e responde.

Mas tudo é sério e triste. Em primeiro lugar, não sei quem Jorge Luis pensa que é para mandá-la embora da casa! Depois, no entanto, ela diz que vai “devolver tudo”, mesmo que volte a passar fome. Vai voltar a se vestir de palhaça e fazer malabares no semáforo, vai vender flores e bilhetes na rua… mas Rosário garante que não vai permitir que ela tire nada que “o morto deixou para ela”, e novamente joga na cara de Jorge Luis que a culpa é toda dele, por ficar se engraçando com a Mística. Depois que Maria chora, dizendo que vai voltar a ser pobre, Jorge Luis diz que “não é bem assim”, que ele não quer o dinheiro, ele só está pedindo a casa, ela pode ficar com o resto, mas Maria, naturalmente, está revoltada e decidida. E como Jorge Luis garante que aconteça o que acontecer, não vai permitir que Maria lhe dê o dinheiro, só a casa, Malvina fica desesperada

…e vai fazer toda uma cena para levar Maria de volta à Mansão!

No fim da briga, pouco antes de voltar de viagem, Maria e Jorge Luis discutem a respeito do filho e é quase divertido – porque eles decidiram se separar e não se divorciar, por ela estar grávida, o que me pareceu, na época, algum tipo de lei e tudo o mais. Maria Mercedes, revoltada, diz que vai dizer ao seu bebê que o pai dele morreu na Revolução, e ele começa a rir, porque “ele nem pensava em nascer ainda na época da Revolução”, então ela teria que pensar em uma desculpa melhor… então ela diz que vai dizer ao bebê que o seu pai morreu na Guerra do México contra Guadalajara, embora, como Jorge Luis ressalta, Guadalajara SEJA NO MÉXICO. Lembrei um pouco da Jenny e da Ana preenchendo currículo no início de “Meu Coração é Teu”, colocando que ela estudou na Torre Eiffel… sempre me divirto com essas coisas!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários