Maria Mercedes – A morte de Manuel Muñoz

Como bem sabemos, em se tratando de Inés Rodena ou da “Trilogia das Marias”, a protagonista não pode ser inteiramente feliz por muito tempo. Assim, quando ela fica toda contente ao saber que está grávida, e o seu casamento finalmente deslancha, na melhor fase que já teve, porque Jorge Luis está atencioso e amoroso com ela, Maria Mercedes precisa lidar com o sofrimento de perder o pai. Há algum tempo, ele sofreu um derrame que o deixou na cadeira de rodas, com dificuldade para falar, mas agora a sua situação piora, e nós temos uma sequência de cenas tristonhas que servem como despedida ao personagem, enquanto acompanhamos todas as lágrimas de Maria, ao lado dos irmãos e da mãe (sem saber que é sua mãe, no entanto). FELIZMENTE, Jorge Luis está em sua melhor fase de todas, disposto a dar força a Maria quando ela mais precisa.

O pai, moribundo em uma cama, prestes a morrer, pede que Maria busque Andrezinho no internato, para falar com ele antes da morte, enquanto outro plano de Malvina se desenrola nos bastidores, preparando-se para atingir Maria em cheio: trata-se da simulação de fantasmas para fazê-la parecer louca, embora Berenice já tenha notado o que está acontecendo, e ligado para o advogado, para adverti-lo de que alguém está armando contra Maria. Pelo menos, nisso tudo, Jorge Luis está disposto a enfrentar a mãe com frases como “Se acabaron las tonterías, mamá. Me gustas y la necesito. Lo siento”. Porque para Maria, esse é um momento de muito sofrimento. O pai se despede de cada um dos filhos. De Maria, de Rosário, do Andrezinho, mas eu me emocionei bastante com a despedida de Memo, o irmão mais velho.

Ele chora, e nunca o vimos tão vulnerável antes. Ele pede perdão por “ter ficado tão mau quanto a mãe” (embora o pai peça que ele a perdoe) e, chorando e sentindo-se culpado, ele promete ao pai que vai mudar e ser uma boa pessoa daqui para frente… ele morre com os quatro filhos ao lado de sua cama, em uma cena emocionante em que ele chama a “amiga” de Meche, que ele SABE (ou parece saber) que é a mãe deles, e a deixa responsável por cuidar deles de agora em diante. Então ele morre. O sofrimento toma conta da novela, Maria Mercedes chora abraçada à mãe, e depois abraçado a Jorge Luis, que tenta protegê-la de toda essa dor – ele ainda diz que, quando isso tudo acabar, os dois vão embora daquela casa para sempre. Desafortunadamente, claro, eles não terão, realmente, a oportunidade de fazê-lo, porque Malvina age mais rápido.

No funeral de Manuel Muñoz, todos estão de preto, chorando, tristes, e é uma cena emocionante, mas devo fazer um parêntese: Maria fica linda até de luto! No entanto, Jorge Luis pede que ela tire essas roupas pretas. Ele diz que não quer que ela desrespeite a memória do pai nem nada, mas diz que essa cor o deprime, por causa de toda a sua história, mas Maria Mercedes ainda não está preparada para tirar a roupa preta. Por isso, ela segue vestindo-se assim por um período de tempo, um período em que Jorge Luis está ao seu lado, como um bom marido, sempre presente, sempre prestativo, sempre carinhoso… que é justamente o que ela precisa nesse momento. Isso é ameaçado quando Sebastián quer levar Maria e Rosário em uma “viagem de negócios”, e o fato de Jorge Luis ir junto, que parece fofo a princípio, acaba se tornando um caos…

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários