Cuidado con el Ángel – Cuidado com o Anjo (2008)

“Yo iré a donde vayas tú”

AH, COMO EU AMO A MAITE PERRONI! “Cuidado com o Anjo” não é uma novela de Inês Rodena, mas à exceção da ausência de uma antagonista forte, ela bem que poderia ser. Maite Perroni dá vida à uma nova “María”, dessa vez “de Jesús”, que todos conhecem por MARICHUY (na versão dublada, exibida no Brasil, a personagem virou “Malú”). Carismática e de interpretação forte e envolvente, a querida Marichuy conquista os nossos corações, e sofremos por ela, sorrimos e rimos com ela, e torcemos para que ela possa ser feliz, apesar de todas as adversidades da vida. A novela, baseada em “Una Muchacha Llamada Milagros”, escrita por Delia Fiallo e exibida na Venezuela em 1973, contou, em sua versão mexicana, com 194 capítulos, exibidos entre os dias 09 de Junho de 2008 e 06 de Março de 2009, aumentada por seu tremendo sucesso.

A telenovela tem o estilo de telenovelas mexicanas clássicas, e isso tem a ver com a sua origem. Se Inês Rodena nos entregou histórias originais que mais tarde conhecemos como “María Mercedes”, “Marimar”, “Maria do Bairro” e “A Usurpadora”, por exemplo, Delia Fiallo também é responsável por novelas que amamos. Além de “Una Muchacha Llamada Milagros”, que foi adaptada como “Cuidado com o Anjo”, ela também é a mente por trás de outras telenovelas de sucesso como “Esmeralda”, “Te Sigo Amando” e “Cristal”, que deu origem a novelas como “El Privilegio de Amar”, no México em 1998, “Cristal”, no Brasil, e “Triunfo del Amor”, também protagonizada por Maite Perroni e William Levy, em 2010. A autora também criou a história da última telenovela de Thalía, depois das Marias – “Rosalinda”, que é uma adaptação de “María Teresa”, de 1972.

Marichuy é uma garota pobre e órfã que fugiu do orfanato há alguns anos, e então passou a morar na rua, até que fosse encontrada pela boa senhora Candelaria, que a levou pra casa consigo e a criou, desde então, como uma filha. Marichuy é extrovertida, falante e um tanto quanto respondona, e consegue iluminar a vida das pessoas ao seu redor com sua presença intensa e seu modo de falar. No entanto, embora ela tenha toda essa VIDA dentro de si, ela também carrega um trauma – há muitos anos, um homem a agarrou à força em um bosque, e desde então ela tem dificuldades para confiar nos homens… pelo menos até conhecer Juan Miguel e se apaixonar por ele. Mas como as coisas são doentias e problemáticas (e a novela é duramente criticada por isso, porque não tem mesmo como defender), eventualmente ela descobre que o homem que a atacou e Juan Miguel SÃO A MESMA PESSOA. E embora esteja arrependido, ela não pode perdoá-lo.

De um casamento e uma lua-de-mel que não duram nem um dia completo, Marichuy sai grávida, mas faz de tudo para esconder a gravidez de Juan Miguel, e por isso acaba seguindo uma carreira de atriz como Alejandra Robles, para dar uma boa vida ao seu filho, e se escondendo em uma fazenda, onde passa a ser conhecida como “Lírio” – lá, ela é acolhida e ajudada por Omar “Leopardo”, que é duro no começo, mas acaba se apaixonando por “Lírio” e se tornando uma boa pessoa. É ele quem está presente para ajudar o bebê a nascer, ou quando ele é sequestrado… Marichuy, no entanto, nunca deixou de amar Juan Miguel, e deixando o passado para trás, ao se convencer de que Juan Miguel está mesmo arrependido e a ama de verdade, e que tudo é um plano de Deus para que ela possa perdoá-lo (?), ela deixa a fazenda de Omar e retorna para a cidade.

Para mais uma série de confusões, claro.

Afinal, que boa novela não tem uma série de complicações?

Enquanto descobre que Omar é um antigo amigo de Juan Miguel e vem para a cidade atrás dela, reencontrando-se com o amigo, Marichuy também precisa se preocupar com outra parte de seu passado vindo à tona: A HISTÓRIA DE SEUS PAIS. Por muitos anos, ela não quis saber de sua mãe, julgando-a por tê-la abandonado em um orfanato, sem saber das reais condições que a levaram a fazê-lo, e quando tudo vem à tona, e tendo em vista alguns acontecimentos mais recentes dela com a sua verdadeira mãe (com quem conviveu sem saber que era sua filha), Marichuy não está preparada para perdoá-la. Assim, a vida acaba ensinando-lhe a fazê-lo de uma forma bastante cruel, mas que a ajuda a perceber as coisas de uma forma mais completa… a faz se colocar no lugar da mãe pela primeira vez: Marichuy acaba ficando cega!

Gosto de “Cuidado com o Anjo”, e acho que a trama de Marichuy é bem escrita (apesar da polêmica – aquela parte do passado de Juan Miguel e Marichuy podia ter sido reescrita e anulada) e Maite Perroni brilha no papel, mas temos um problema seriíssimo quando se trata de vilãs. A novela não tem NENHUMA VILÃ MEMORÁVEL. É uma mais sofrível que a outra, sucedendo-se como se os próprios roteiristas se dessem conta de que nenhuma delas era boa o suficiente. Primeiro, a inútil da Viviana, que não faz nada de interessante e nem atua bem. Depois a Blanca ou Ivette, que também é um personagem risível. E, por fim, a Ana Júlia, que é quem assume as maldades da reta final da novela. Os únicos personagens que se mantêm como vilões do início ao fim são o Amador, embora não seja o vilão principal, e Estefanía, que é a única que merece algum elogio dentre a galeria de vilãs de “Cuidado com o Anjo”. Então, vamos dar todo o crédito a ela e “ignorar” as demais.

Infelizmente, a música de abertura de “Cuidado com o Anjo” não é interpretada por Maite Perroni, como poderia ter sido. A música, que é apaixonante (“Sólo Tú”), é interpretada por Gaby – e me pergunto se isso tem algo a ver com o fato de Maite Perroni ainda ser parte da RBD quando as gravações da novela começaram e tudo o mais, mas acredito que não, tendo em vista que ela chegou a gravar outras 4 músicas para a trilha sonora da novela. Temos “Esta Soledad” e “Separada de Ti”, mas a minha favorita de todas é “Contigo”. Aquela música me arrepia de uma forma inexplicável. E, claro, a regravação de “Ave María”, que também é lindíssima. Todas representando essa novela cheia de força e carisma que tomou os nossos corações e impulsionou a carreira de “Maite Perroni” depois do grande sucesso de “Rebelde”, tornando-a uma das maiores atrizes da Televisa na atualidade!

 

Para mais postagens de Cuidado com o Anjo, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários