Love, Victor 2x08 – The Morning After

“My beautiful, perfect… gay son”

Difícil escrever sobre esse episódio… foram tantas emoções intensas enquanto o assistia, e eu tenho tanta coisa para comentar que mal posso acreditar que tudo isso aconteceu em 30 minutos. Tivemos momentos extremamente fofos, como o Adrian sendo o irmão mais perfeito do mundo, infelizmente destronando a reação de Pilar quando descobriu que Victor era gay (Pilar, ainda te amo e você foi demais, mas é que o Adrian… QUE FOFURA!), e momentos aguardados e emocionantes como a Isabel saindo em defesa do filho e o chamando de “gay”, o que é um passo e tanto (só provando que ela estava, sim, evoluindo!). Sobre Victor e Benji? Se você está nessa review apenas para saber minha opinião sobre tudo o que está acontecendo entre eles, eu já adianto em poucas palavras: o Victor errou feio ao falar do segredo de Benji para o Rahim, sim, mas isso não significa que o Benji também não tenha errado demais e repetidamente. Estou com raiva do Benji, não consigo mais vê-los juntos (e não é desse episódio só), e queria muito que eles não voltassem a namorar.

Começamos o episódio com aquele momento desesperador do fim do episódio passado em que Isabel pega o Victor e o Benji transando, e foi ali que o Benji já começou errando muito. Isabel se demonstrou, sim, homofóbica durante a temporada inteira, mas não era essa a questão nesse momento. Isabel tinha pego o filho transando, era uma situação desconfortável, e ela tinha todo o direito de ficar brava. Não cabia a Benji dizer que “estava tudo bem”, porque eu não acho que qualquer mãe queira pegar o filho transando, ainda mais com o irmão mais novo dormindo no quarto ao lado, e isso não tem nada a ver com o fato de Victor ser gay. Eu achei que Isabel estaria bem mais exaltada, que ela faria uma cena muito maior, mas ela estava apenas sendo mãe naquele momento, e Victor estava também se saindo muito bem, pedindo desculpas, sabendo que estava errado…

O QUE QUE O BENJI TINHA QUE SE METER?

Aquela discussão não cabia a ele, aquele confronto não era dele, e é extremamente forçado como ele joga umas coisas descabidas no meio. Primeiro, ele a acusa de estar fazendo isso só por ser “sexo gay”, como ele chama, dizendo que ela não reagiria assim se fosse com uma garota – mas eu acho que ele estava errado e ela reagiria sim! Depois, ele quer corrigir a Isabel e dizer que ele é namorado do Victor, e então o Adrian escuta. Não tinha problema nenhum o Adrian saber que o Victor era gay, ele já devia ter sabido disso há muito tempo, mas o Benji passa de um limite, sim, e o pior de tudo é a sua atitude… ele age como um tremendo babaca, e ele tem essa vibe de que o mundo gira ao seu redor que passou a me irritar. Isabel diz que ele tem que ir embora, e ele se volta para o Victor, como se pedisse que ele fizesse alguma coisa, mas o Victor concorda que é melhor ele ir.

E quer saber? O Victor estava certo. Ele não estava dizendo ao Benji que não era para ele nunca mais voltar lá nem nada, mas naquele momento, depois de A MÃE TER PEGADO OS DOIS TRANSANDO, era melhor ele ir embora mesmo, mais tarde eles conversavam. Simples assim. E o Benji acusa o Victor de “não se impor contra a mãe”, quando o Victor se impôs muito durante toda a temporada, muito mais do que eu imaginei que ele faria – inclusive, foi uma das coisas que me orgulhou no personagem ao longo dessa temporada. Isabel está dando trabalho e tudo o mais, mas o Victor está fazendo o que pode, está corrigindo a mãe, está fazendo exigências, está se impondo… ele está fazendo a sua parte, não sei o que mais o Benji queria, sinceramente. Que o Victor se afastasse da mãe ou algo assim? Porque, sinceramente, às vezes me parece que é isso.

Na manhã seguinte, Isabel chama Armando para que eles possam conversar juntos com o Adrian, e é legal como ela não faz um escândalo sobre ter encontrado o Victor transando – a verdade é que a situação é desconfortável, e ela poderia ter se escondido atrás disso para continuar sendo homofóbica e tornar a vida de Victor um inferno se ela quisesse, ela tinha essa oportunidade, e ela não o faz. Ela reage muito melhor do que eu imaginei. Adrian, por sua vez, É A COISA MAIS FOFA DESSE MUNDO. Isabel, que não sabe como contar para ele que o irmão é gay, começa perguntando se ele sabe o que isso significa, e ele é tranquilo falando de alguém que tem duas mães e completa: “E o Bob Esponja. O Bob Esponja é gay”. E a reação dele com a Isabel dizendo que não, que ele era uma esponja? EU RI MUITO. Adrian é um fofo, e aquele “Cool. Glad you found your French toast” é a coisa mais perfeita do mundo.

Eu queria dar um abraço no Adrian. O mundo precisa de mais pessoas como ele.

É tão simples para o Adrian que isso emociona Isabel… e a ajuda a dar um passo mais rumo à aceitação do filho. OBRIGADO, ADRIAN!

Benji, por sua vez, parece determinado a cometer todos os erros possíveis e a ser o mais babaca que ele puder ser. No dia seguinte, quando Victor vai conversar com ele e conta sobre a conversa com Adrian e sobre como tudo foi muito bem, Benji pergunta se a mãe dele já pediu desculpas, e eu juro que eu ri, mas de incredulidade. E eu adorei que o Victor disse para ele, com todas as letras, o que precisava ser dito: que quem tinha que pedir desculpas era ele, e que a mãe tinha pegado eles transando, sem trancar a porta, que eles estavam errados, e quando Benji diz que “viu o olhar dela e ela estava enojada quando os viu”, eu realmente não sei o que ele esperava… é um momento de choque e qualquer mãe ficaria ao pegar o filho transando, e me alegra que o Victor diga isso. Mas Benji fica bravo, dá um showzinho, e sinceramente? Tudo o que eu conseguia pensar era: que cara chato!

Depois, ele some. Para Benji, tudo tem que ser sobre o Benji.

Cansei.

Em paralelo, temos um personagem que continua crescendo e nos conquistando com seu carisma: Rahim. Victor acaba “esbarrando” em Rahim numa sala de revelação de fotos, e ele acaba colocando tudo para fora – não foi planejado, Victor não procurou por ele, e ele precisava desabafar, mas, aqui, eu não vou encobertar o Victor, não. Ele errou, e errou mesmo ao falar não só sobre a briga dele e de Benji, mas ao contar a Rahim que o Benji tinha um problema com álcool e ele estava preocupado. Victor não tinha o direito de fazer isso. Felizmente, o Rahim acaba sendo um fofo (um fofo, um gostoso, um amor), e ele não incentiva o Victor a continuar falando nem nada, o que ele poderia ter feito se ele fosse filho da p*ta, mas ele se provou uma pessoa incrível ali. Ele fala que eles vão dar um jeito e que são “perfeitos um para o outro”, enquanto revela uma foto dos dois.

Sério, eu shippo o Rahim… comigo. (Não, desculpa, amor. Eu estou só brincando, ele é um personagem!)

Enquanto essa história escala perigosamente e enquanto Pilar assume seu crush em Felix e lhe beija (!), e Mia lida com o pai querendo ir embora para a Califórnia, voltamos a Adrian, ao padre homofóbico e a um momento INCRÍVEL de Isabel. Adrian tinha aceitado tudo tão bem e com uma leveza tão mágica, mas quando ele está saindo da igreja com a mãe, ele pergunta se “o Victor vai para o inferno”, e então ela pergunta por que ele está dizendo isso. Ele diz que é porque foi contar ao Padre Lawrence sobre o namorado do Victor (eu imagino ele fazendo isso, ele é a coisa mais fofa desse mundo), e o padre dissera que era pecado. Então, Isabel diz para o filho que o Padre Lawrence está errado. Já é um primeiro passo incrível, se você me perguntar, mas ela só avança. Particularmente gostei muito do que ela disse ao Adrian:

“In this family, we believe that Jesus knows who has love in their hearts. And he would never punish people for that”

<3

E eu vou precisar abrir parênteses aqui para falar mal do Benji mais um pouco… agora, depois de Isabel ter pegado o Victor e o Benji transando, como eu comentei, era o momento que ela “podia” surtar (não “podia”, de fato, mas era a hora que ela podia usar isso como desculpa e voltar à estaca zero, se quisesse), mas ela não o faz… não apenas isso, mas ela AVANÇA SIGNIFICATIVAMENTE. E o Benji fica questionando isso, duvidando disso? Sendo escroto com o Victor como se ela não estivesse melhorando nada? Esse episódio é justamente a prova de como o Benji estava errado, e a prova de que o Victor estava certo em confiar na mãe, em ter esperanças, porque ela deu passos importantes aqui. Depois daquela conversa com Adrian do lado de fora da igreja, Isabel volta para falar diretamente com o Padre Lawrence, e eu fiquei todo orgulhoso naquela cena.

Ela arrasou! É deprimente ver a crença daquele padre, mas eu adorei assistir a Isabel saindo em defesa de seu filho (de seus dois filhos, na verdade; tanto de Victor quanto de Adrian!), ouvi-la contradizendo o padre e dizendo que sabe, em seu coração, que Deus ama o seu filho. E completa: “Meu filho lindo, perfeito… e gay”. AQUILO ME ARREPIOU INTEIRO, QUE MOMENTO ÉPICO. Então, ela renuncia a qualquer posição que tinha naquela igreja, e o padre, nunca titubeando em seu preconceito, diz que pede que ela “não desista de Deus”, mas ela responde lindamente que não está desistindo de Deus… está desistindo dele. Muito orgulhoso de aonde Isabel chegou, e muito feliz com a escrita dessa temporada nesse quesito, porque foi um caminho doloroso e brilhantemente escrito para que fosse crível – foi um prazer chegar a esse momento.

Por fim, Victor vai até a casa de Benji para falar com ele, já que ele desapareceu o dia todo e não responde às mensagens, e a situação é toda muito chata… naquele momento, eu tive a certeza de que não conseguia enxergar a química que eles deviam ter, e que não fazia sentido que eles continuassem namorando, e quando eles estão quase se acertando, Benji vê uma mensagem de Rahim para Victor na qual ele diz que “espera que o Benji esteja bem”. Tem pessoas que se voltaram contra o Rahim, mas vamos combinar: Rahim não teve culpa de nada. O relacionamento de Victor e Benji estava uma m*rda, e se alguém teve culpa de contar o segredo de Benji foi o Victor, mas isso também não significa que o Victor seja o “vilão da história” nem nada assim. Ele errou, Benji tem razão em ficar bravo com ele, mas Benji também errou, e errou continuamente. Tem muita gente que só se lembra do “último” que errou, e como esse foi o Victor, subitamente o Benji é a “vítima”, mas e tudo o que o Benji errou antes?

Não é mais saudável que esse relacionamento continue… queria muito que ficasse por aqui mesmo. Mas isso eu acho que só a terceira temporada vai nos responder.

 

Para mais postagens de Love, Victor, clique aqui.

 

Comentários