Monstros no Trabalho 1x02 – Conheça a MIFT

“Torça a porca. Torça a porca. Torça a porca”

Eu estou tão feliz por essa dose semanal de nostalgia que “Monstros no Trabalho” vai proporcionar. O segundo episódio da série, “Conheça a MIFT”, é um episódio ágil e carismático que continua apresentando as novidades na Monstros S.A. desde que o susto foi abolido e substituído pelo riso. O episódio oficializa o novo slogan da fábrica, e eu devo dizer que, dessa vez, a versão dublada não ficou assim tão legal. É uma pena, porque eu acho que “No susto e no grito, fazemos bonito”, de “Monstros S.A.”, é ainda melhor do que “We scare because we care”, do original, mas “O riso é o nosso objetivo” não é tão bom quanto “It’s laughter we’re after”, infelizmente, porque a piada com as palavras se perdeu. De qualquer maneira, a mensagem está aí e a Monstros S.A. está trabalhando como pode para continuar trazendo energia para a cidade de Monstrópolis.

Tylor Tuskmon chega para o seu segundo dia de trabalho, e é um pouco triste como ele encara a MIFT (“Monstros Instaladores Fortemente Treinados”) como algo temporário até que ele consiga um emprego no Piso do Riso, e seus colegas da MIFT estão empolgados com a sua presença, fazendo uma cerimônia de iniciação e tudo! A cerimônia de iniciação é facilmente um dos ápices do episódio, porque é exagerada e um tanto quanto bizarra, e nos faz lembrar da iniciação do Nemo no aquário do dentista em “Procurando Nemo”. E, na verdade, ela serve ao mesmo propósito, porque eventualmente o que o Nemo e o Tylor precisam fazer na sua cerimônia de iniciação se mostra útil em uma situação da vida real. Me pergunto se o plano de “Monstros no Trabalho” é continuar fazendo algumas referências assim a outras animações da Pixar…

Eu vou adorar se sim!

(Sem contar que procurar essas referências será algo divertido!)

Em paralelo, acompanhamos mais um pouquinho de Mike Wazowski e os demais monstros fazendo de tudo para gerar energia – mas eles estão trabalhando exaustivamente, e não sabemos por quanto tempo Mike vai conseguir continuar fazendo crianças rirem ou ensinando monstros a serem cômicos. Eu me diverti muito com o Mike tomando aquele energético para 36 ½ horas e consumindo toda aquela energia louca em mais ou menos 2 horas (!), e ele nos entrega ótimos momentos, em especial na sua Aula do Riso, que eu adoraria acompanhar por mais tempo… poderíamos ter um episódio inteiro assistindo a uma aula de Mike Wazowski, e provavelmente esse seria um dos melhores episódios da temporada. Felizmente, a série nos presenteia com uma aula/música de Mike antes dos créditos finais – o que nos faz pensar em “Manda Esse Treco de Volta”.

Esse segundo episódio funciona muito bem para complementar o primeiro (ambos lançados no mesmo dia), estabelecendo as inovações e dificuldades da Monstros S.A., bem como os seus novos personagens… talvez Tylor eventualmente perceba que seu lugar é mesmo na MIFT e não no Andar do Riso? Achei que ele aprenderia a fazer as crianças rirem, se divertiria com esse emprego, seria um grande gerador de energia, mas, nesse episódio, percebi que talvez a série queira justamente mostrar que todos os empregos na Monstros S.A. são importantes. Que os antigos “assustadores” são importantes, sim, mas eles não são o suficiente se não tivermos uma equipe de “monstros instaladores fortemente treinados” que possam resolver crises como aquela gerada pelo Mike passando por uma porta para o mundo humano bem no meio de uma crise de energia…

Inclusive, a sequência da MIFT trabalhando com a ajuda de Tylor é sensacional.

Já estou AMANDO essa série!

 

Para mais postagens de Monstros no Trabalho, clique aqui.

 

Comentários