Vale o Piloto? – Schmigadoon! 1x01

“Oh, no. It’s a song! You’ve just started another song!”

EU ESTOU COMPLETAMENTE APAIXONADO! “Schmigadoon!” é a mais nova série da Apple TV+, e tem tudo para se tornar um dos meus amorzinhos em breve – a ideia é bizarra e maravilhosa, e realizada com muito cuidado: um casal com problemas que fica preso em um musical antigo até conseguirem encontrar o amor verdadeiro. Eu adoro musicais, e adoro que “Schmigadoon!” realmente se parece com um musical clássico: além de figurinos, cenários e canções que parecem nos levar de volta ao mundo dos musicais, sei lá, dos anos 1930-1960, isso se reflete perfeitamente no restante da estética da série, como o logo ou a introdução com os créditos no início… assim, a série consegue ser inovadora, enquanto ainda consegue homenagear o gênero musical, e tem tiradas realmente hilárias provindas de alguém que não é assim tão fã de musicais.

E QUE ELENCO INCRÍVEL. Os protagonistas vindos do nosso mundo são interpretados pelo lindo (!) Keegan-Michael Key e por Cecily Strong, mas outros nomes muito conhecidos pelos fãs de musicais também estão no elenco – temos Kristin Chenoweth, por exemplo, interpretando a mulher do reverendo, uma mulher conservadora e cheia de regras dessa cidadezinha; Dove Cameron interpretando uma garçonete sorridente que fala sobre o pudim de milho no primeiro episódio; e Aaron Tveit (Gabe!) interpretando o “malandro” da cidade responsável pelo parque de diversões, um cara que diz não querer se apaixonar ou qualquer coisa assim. Outros grandes nomes do elenco são Alan Cumming e Ariana DeBose. Não tem como olhar para esse elenco e não se apaixonar instantaneamente. Mal posso esperar pelos números musicais que eles nos entregarão!

O episódio começa nos apresentando Josh Skinner e Melissa Gimble, e como eles se conheceram em um hospital há alguns anos e se apaixonaram… vários anos depois, no entanto, parece que o namoro/casamento deles não está indo lá muito bem, então eles resolvem fazer uma espécie de retiro em busca do “amor verdadeiro”, para se reconectarem e tudo o mais – é tudo bizarro, mas eles não imaginam o quanto mais vai ficar bizarro até que eles se percam da trilha, encontrem uma ponte e passem uma névoa rumo a um lugar exageradamente colorido, com plantas falsas e uma galera pronta para recebê-los com uma canção – na verdade, muita coisa nessa introdução me lembrou “O Mágico de Oz”, de 1939, como se a chuva e a ponte de Josh e Melissa fossem o tornado de Dorothy, e os moradores de Schmigadoon fossem os pequenos Munchkins.

Adoro que os números musicais parecem saídos de musicais como “A Noviça Rebelde”, “My Fair Lady” ou “Mary Poppins”. “Schmigadoon!”, a música, é incrível e tem todas as características de um número de abertura de um musical, apresentando o cenário, as pessoas da cidade que são personagens que serão importantes em algum momento, as vozes se alternando, muita dança, muito sorriso… é apaixonante. Eu estava assistindo mais ou menos como a Melissa, com um sorrisão no rosto e querendo que eles continuassem, enquanto o Josh não vê a hora de aquilo acabar – porque, na verdade, enquanto Melissa é uma grande fã de musicais, o Josh os detesta, “porque ninguém sai cantando do nada na vida real”, o que é um motivo que não faz sentido nenhum (como a própria Melissa rebate), mas que é muito usado por quem não gosta de musicais.

Inicialmente, Melissa e Josh não têm ideia do que está acontecendo de fato – eles acham que encontraram um lugar que entretém turistas e finge estar no passado ou qualquer coisa assim, e acabam participando da “brincadeira”… pelo menos por aquela noite, porque não seria nada mal dormir em uma cama confortável. O episódio ainda traz o primeiro momento musical de Aaron Tveit, com “You Can’t Tame Me”, e o que eu posso dizer? Eu adoro ouvir o Aaron Tveit cantando, seja o que for“I’m Alive”, de “Next to Normal”, “Popular”, de “Wicked”, “Take Me or Leave Me”, de “Rent”… ele sempre ARRASA. Aqui, o vemos cantar uma música romântica para Melissa quando ela vai sozinha visitar o “Túnel do Amor”, e as reações de Melissa me fizeram pensar um pouco em “Crazy Ex-Girlfriend”, e eu adorei. Também amei os comentários de Danny depois, como se não tivesse cantado nada.

No dia seguinte, Josh está louco para ir embora o mais rápido possível… até porque as músicas não param de chegar. Temos uma música inteirinha dedicada ao pudim de milho (“Corn Puddin’”) quando Melissa pergunta “o que é isso”, e é outro número musical grupal perfeito, que conta até com uns versos cantados por Melissa (!), mas aquilo parece demais para Josh – ele quer ir embora. O problema, é claro, é que eles retornam à pontezinha pela qual chegaram a Schmigadoon e descobrem que ela não os leva de volta ao mundo deles… e um duende com uma música aparece para dizer-lhes que eles estão presos em um musical e não poderão sair de lá enquanto não encontrarem o amor verdadeiro. Parece que o que eles têm, ou como o têm agora, não é o suficiente. Para o desespero de Josh, eles estão presos em uma cidade “na qual é musical todo dia”.

EU VOU ADORAR ESSA SÉRIE, NÃO TEM COMO. Que delícia de Piloto!

E agora acho que vou ter que ver “Brigadoon”

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários