Lost 1x06 – House of the Rising Sun

“I need your help”

Eu estava esperando pelo momento em que conheceríamos um pouco mais de Sun Kwon… Sun é uma personagem extremamente carismática – ela consegue fazer com que queiramos saber mais sobre ela. “House of the Rising Sun”, exibido em 27 de outubro de 2004, traz o seu primeiro flashback, um pouco sobre o seu casamento com Jin, mas também existem muitas coisas acontecendo na ilha, desde o Jin se voltando contra Michael de forma violenta (o que também vai fazendo cada vez mais sentido conforme vamos acompanhando a história no passado de Sun e Jin), como uma expedição até as cavernas onde Jack encontrou uma fonte de água fresca no último episódio, e que agora ele acredita que pode ser um abrigo seguro para os sobreviventes – mas isso é algo que vai dividir opiniões e, consequentemente, o grupo. No episódio seguinte ao “viver juntos ou morrer sozinhos”.

Jack, Kate, Locke e Charlie ficam encarregados de irem até a caverna descoberta por Jack para buscar água, e eles acabam descobrindo algo que passou despercebido por Jack no outro dia, com tudo o que ele estava vivendo: os corpos de duas pessoas que devem estar ali pelo menos há 40 ou 50 anos. Locke os nomeia “Adão” e “Eva”, e por mais macabro que isso possa parecer, isso faz Jack pensar que eles provavelmente moravam naquele lugar, e que eles podem fazer o mesmo, porque é menos trabalhoso do que carregar água diariamente para a praia, além de a caverna servir de abrigo contra o calor, contra o sol, a chuva… então, Jack retorna para o acampamento na praia para falar com os outros sobreviventes sobre isso, tentando convencer a Kate no meio do caminho que essa é a melhor opção, enquanto Locke e Charlie ficam para trás.

É bem interessante acompanhar a dinâmica entre Charlie e Locke. Depois de Locke ter tentado salvar o Charlie de uma colmeia de abelhas na qual ele pisou, Locke parece ficar de olho em Charlie, o tempo todo, enquanto Charlie tenta escapar para poder usar sua droga – mas a verdade é que Locke sabe exatamente o que ele quer fazer. Locke continua sendo uma figura enigmática e, por mais que não entendamos, aquele que tem uma conexão mais íntima com a ilha… seja lá o que ele tenha visto naquele dia da caça ao javali. Ele fala com Charlie sobre fé, fala sobre música, e fala sobre a droga que sabe que ele está usando e que, mais cedo ou mais tarde, vai acabar – em algum momento, Charlie terá que passar pelo processo de desintoxicação, e provavelmente não será fácil, mas Locke está disposto a ajudar, e é bonito ver o Charlie entregando o saquinho de droga para ele…

Em retribuição, a “ilha” lhe devolve seu violão!

Na praia, sem a presença daqueles que saíram em busca de água, Jin está enlouquecido quando ele ataca Michael, e é uma cena pesada na qual ele provavelmente teria espancado Michael até a morte se Sayid e Sawyer não o tivessem impedido… é angustiante e preocupante, e ninguém parece ter entendido o que de fato aconteceu, a não ser, provavelmente, Sun – que todos acham que não sabe falar inglês. Lembro-me de algumas sensações de quando vi “Lost” pela primeira vez, e lembro que ouvir a Sun falando inglês pela primeira vez, depois de todos acreditarem que ela não sabia, é uma das melhores coisas da primeira temporada. Jin acaba preso com as algemas que pertenceram a Kate, e Sun vai à mata para pedir, em segredo, a ajuda de Michael, que tem uma sequência impecável com o Jin, um machado e algumas ameaças… Michael também tem um desenvolvimento importante com o filho nesse episódio!

Nos flashbacks, acompanhamos um pouco da vida de Sun, e depois de vermos aquele relacionamento abusivo na ilha e, também, a maneira como Jin foi violento com Michael nesse episódio, ver que os dois já foram apaixonados um pelo outro é surpreendente – em algum momento do passado, talvez Jin tenha sido alguém legal, até que ele tenha “se vendido” ao pai de Sun e então, com o passar dos anos, ele foi se transformando nesse homem seco, frio, possessivo e violento que conhecemos… os detalhes ainda ficam meio sombrios, mas percebemos que o que quer que Jin faça para o pai de Sun não é nada bom, com destaque à cena em que ele chega em casa ensanguentado e não fala nada a Sun. No aeroporto, Sun tinha planejado escapar de Jin, se fingir de morta, recomeçar a vida em qualquer outro lugar… no fim, ela não teve coragem.

E então ela acabou na ilha… mais presa do que poderia jamais imaginar.

Quando Jack e Kate retornam da expedição, a situação toda de Jin vs Michael não precisa muito de sua ajuda, então ele começa a falar com os sobreviventes sobre a caverna e sobre se mudarem para lá – Sayid é veementemente contra, e a situação é realmente muito complicada. Em parte, Jack tem razão ao afirmar que a caverna é mais segura e vai protegê-los de um monte de perigos, além de proporcionar água a eles, mas os demais também têm razão ao escolherem não deixar a praia, porque eles não podem abandonar a esperança de que algum resgate apareça… e, se aparecer, eles precisam estar na praia para chamar a atenção do barco, avião ou o que quer que possa salvá-los. Assim, o grupo de 46 sobreviventes acaba se separando pela primeira vez, um grupo acompanhando Jack até a caverna, outro continuando na praia, ao redor da fogueira…

E, nesse segundo grupo, temos Kate, Sawyer, Sayid…

A “despedida” de Kate e Jack é bem forte. A série, como sempre, maravilhosa.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários