Maria Mercedes – O fantasma de Santiago

A “loucura” de Maria Mercedes.

A “Malvada Malvina”, como Santiago del Olmo a chamava, tem uma série de planos para atormentar a vida da “bilheteira” que herda toda a sua fortuna. Em uma de suas artimanhas mais elaboradas, Malvina consegue convencer a todos que Maria Mercedes está LOUCA e interná-la em um manicômio, uma crueldade tremenda. Para isso, Malvina arquiteta uma série de “ataques” e “sustos” para Meche, assustando-a com fantasmas e criaturas estranhas, deixando Maria paranoica, assustada e acreditando que “o fantasma de Santiago está rondando a casa”. Digna, por sua vez, é uma fofura, preocupada com o fantasma e com Maria, dando-lhe um rosário de presente para que ela se proteja, e dizendo a ela que ela não deve devolver nada, porque o dinheiro é dela, uma vez que Santiago lhe deu… ela até ensinou Maria a fazer tricô.

Mas Malvina não está nem um pouco contente com isso tudo, e por isso intensifica os ataques, quase a nível “American Horror Story: Cult”, e Maria fica desesperada, e é fácil vê-la como louca… Malvina ainda é dissimulada, faz todo um jogo sobre como “ela está mal da cabeça”, com mania de perseguição e é um perigo a todos: ela pode agredir ou matar alguém, por isso sugere internamento. Foi bem fácil mexer com a cabeça de Maria e perturbá-la, então ela acabou em um hospital psiquiátrico, deixada lá para “observação”, e Malvina não precisou nem comprar o médico nem nada – só precisou fazer toda uma cena de mulher preocupada, a mesma que fez com Jorge Luis quando retornou sozinha do hospital, dizendo que “teve que deixar Meche lá para que fosse curada”. E Jorge Luis, como se não conhecesse a mãe que tem, acredita.

Temos, aqui, um dos momentos de maior sofrimento em “Maria Mercedes”. A Maria ainda não sofre quanto a “Maria do Bairro” quando é internada depois de dar o filho, mas está bastante transtornada também. Com os cenários escuros que são a marca da novela, Maria está sozinha, sofrendo, chorando, e é muito triste vê-la ali, gritando que não está doente. Ela está até amarrada! Enquanto ela chama por Jorge Luis, é como se parte dele a escutasse, porque, em casa, ele não consegue dormir, e diz a mãe que vai vê-la e NINGUÉM VAI IMPEDI-LO. Finalmente uma atitude! Finalmente, também, Jorge Luis começa a falar novamente como um homem apaixonado, confessa a Berenice que ama Maria, e chega a hora de provar isso, indo até o hospital psiquiátrico, mas não sem antes conversar com Berenice e perguntar-lhe: “Berenice, você duvida que Maria Mercedes esteja louca?”

Ha!

Assim, Jorge Luis vai até o hospital e fala com a enfermeira, que infelizmente não tem poder de deixá-lo entrar para ver a esposa, mas que o tranquiliza. Ele diz que ama Maria, de todo o seu coração, e é com essa mesma alegria que a enfermeira conta a Meche o que Jorge Luis lhe disse, e Maria fica boba e feliz! Depois disso, Jorge Luis ENFRENTA a mãe, diz que quem está ficando obcecada é louca é ela mesma, que não pensa em mais nada. Ainda diz que é sua hora de tomar decisões, que não vai se divorciar e que não acredita que Maria Mercedes esteja louca! EU ADORO VER JORGE LUIS TOMAR UMA ATITUDE. Enquanto Jorge Luis diz à mãe que esse é o momento em que Maria mais precisa dele, de seu carinho e de sua atenção, Maria escapa do manicômio sozinha, e corre para pedir ajuda à Dona Filo! Mas daí até eles estarem juntos novamente…

….é um bom tempo!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários