Vale o Piloto? – American Born Chinese (A Jornada de Jin Wang) 1x01 – What Guy Are You

QUE ESTREIA FENOMENAL!

Quando “A Jornada de Jin Wang” apareceu de sugestão ao abrir o Disney+, imediatamente eu me interessei pelo visual da série e, é claro, pela presença dos incríveis Michelle Yeoh e Ke Huy Quan no elenco – ainda assim, eu fui positivamente surpreendido com uma estreia densa que apresenta magistralmente seus personagens, introduz brevemente a mitologia, e propõe discussões a respeito de bullying, racismo e xenofobia, por exemplo. Sinto que é muito mais complexo e muito mais sério do que eu esperava, sem perder aquele fascínio aventuresco, e com notáveis sequências de ação que certamente serão um prazer de se assistir. Baseada na graphic novel de mesmo nome de Gene Luen Yang, a série chegou ao streaming no último dia 24 de maio.

Jin Wang é um adolescente que está prestes a entrar para o Ensino Médio, e nos é apresentado em uma sequência com a mãe, na qual eles estão comprando roupas para o primeiro dia de aula… em casa, Jin Wang está lidando com dificuldades financeiras e brigas constantes dos pais, porque a mãe acredita que o pai deveria se impor para não ser explorado, enquanto o pai acha que, se abrir a boca no trabalho, vai acabar sendo demitido; na escola, Jin Wang perdeu recentemente o seu melhor amigo, porque ele é do Clube de Cosplay e apareceu fantasiado em um jogo de futebol, foi zoado pelos carinhas escrotos da escola, e Jin Wang não fez nada para defendê-lo… agora, os caminhos dos dois parecem ter se separado, e Jin Wang está sozinho no seu primeiro dia de aula.

A complexidade do personagem de Jin Wang me fascina. É muito fácil, para uma parte da audiência, se voltar contra ele por causa da maneira como tratou o amigo ou foi omisso em um caso de bullying, ou como parece aceitar as piadas idiotas e comentários maldosos dos seus “novos amigos” do time de futebol. Na verdade, no entanto, Jin Wang só tem uma vontade desesperada de ser aceito, ao invés de ser sempre visto como “diferente”, e isso o faz “tolerar” coisas que ele jamais precisaria tolerar, o que é particularmente doloroso. Aquela ideia de “aceitar” coisas para querer ser parte de um grupo e, assim, não ser tratado como o “diferente” ou ser excluído. Existem muitas pessoas que, infelizmente, podem se identificar com essa narrativa.

Um ponto de mudança talvez seja a chegada de Wei-Chen na escola. Confesso que, em um primeiro momento, eu fiquei extremamente revoltado. A maneira como a diretora da escola aparece na sala de aula de Jin Wang para tirá-lo do meio da aula e apresentá-lo a Wei-Chen, dizendo que Wei-Chen “será sua sombra” porque “eles têm muito em comum” é um caso típico e absurdo de racismo, porque, na verdade, o que ela sabe sobre qualquer um dos dois? O que, de fato, eles têm em comum? Como um homem gay, eu me reconheço nesse tipo de crítica porque quase toda criança/adolescente LGBTQIA+ já passou por uma situação na qual alguém quer lhe apresentar outra criança/adolescente LGBTQIA+ porque “nós temos tanto em comum” ou algo assim.

Como se fôssemos todos iguais e pronto.

Apesar de Wei-Chen ser empurrado para Jin Wang da maneira errada, Wei-Chen claramente vai ser IMPORTANTÍSSIMO na jornada de Jin Wang, e é impossível não gostar de Wei-Chen, desde esse primeiro episódio! Wei-Chen é muito mais confiante e destemido, o que eu adoro, e ele começa a desafiar Jin Wang para sair dessa sua posição submissa na qual aceita as coisas apenas para não ser o centro da atenção e, quem sabe, da piada… que ele acaba se tornando de todo modo. Quando os dois brigam no corredor da escola e Jin Wang sofre um “acidente” absurdo, ele é filmado, acaba na internet e viraliza como piada, ao lado de uma cena de uma sitcom ofensiva dos anos 1990… eu fico realmente muito triste em saber o quanto o mundo pode ser cruel.

E, infelizmente, ele é.

Acompanhar a amizade de Wei-Chen e Jin Wang em “A Jornada de Jin Wang/American Born Chinese” deve ser uma das coisas mais interessantes da série (já amamos o Wei-Chen, não tem jeito, que carisma!), e eles protagonizam uma série de cenas interessantes, seja quando Wei-Chen começa a falar sobre uma série de livros da qual Jin Wang gosta, mas só conhece três livros, e, na verdade, são sete, ou quando Wei-Chen levanta a voz para desafiar os babacas do futebol depois de eles debocharem dele no refeitório… fico orgulhoso de Jin Wang quando ele vai ao treino de futebol, por exemplo, e perde a oportunidade de ser parte do time atacando um dos babacas do futebol, mas ao menos dá na cara dele antes – esse é um daqueles típicos casos de “Eu sou contra a violência, mas depende…”

Além de toda essa parte no que, por enquanto e na falta de um termo melhor temporariamente, chamarei de “mundo real”, “A Jornada de Jin Wang” também tem todo um novo universo fantástico com uma mitologia aparentemente incrível que mal podemos esperar para explorar… e é de lá que Wei-Chen vem. Uma das melhores cenas de “What Guy Are You” é certamente a sequência de ação entre Wei-Chen e o pai no corredor da escola – QUE COREOGRAFIA DE LUTA BELÍSSIMA! A cena é realmente linda de se acompanhar, e agora estou esperando sequências de luta no nível daquelas do primeiro ato de “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”. Além da incrível sequência de luta, Wei-Chen ainda é apoiado por Guanyin, interpretada por Michelle Yeoh, e mal podemos esperar para ver o papel que ela desempenhará.

Uma estreia e tanto! Curioso pelo restante da temporada!

 

Para mais Pilotos de séries, clique aqui.

 

Comentários