Hoje é dia de Maria, Primeira Jornada – Episódio 2: No País do Sol a Pino

 

“Torto, pobre ou malfeito, todo ser vivente pode andar reto porque humano não é ruim, nem bom. Humano é ser incompleto”

 

Maria começa a sua jornada pelo País do Sol a Pino, e descobre que existe muita tristeza e injustiça do lado de fora do sítio de seu pai… esse segundo episódio de “Hoje é dia de Maria”, que brinca novamente com diferentes técnicas teatrais na sua forma de contar histórias, parece apresentar uma série de esquetes dramáticas, mas que são ultimamente conectadas por uma temática clara e pelo objetivo do roteiro de nos fazer conhecer mais da pequena Maria. Enquanto caminha em um lugar onde o sol nunca se põe, porque a noite foi roubada, Maria é sempre seguida de perto por um pássaro amigo que a observa e a protege, e ela caminha em busca das franjas do mar e do seu tesouro, sempre em frente, ajudando quem aparece em seu caminho.

Essa é o grande mote e a beleza de “No País do Sol a Pino”: Maria começa a sua jornada, depois de fugir de casa no fim do episódio anterior, já encontrando um homem maltrapilho e de perna machucada, que ela altruistamente resolve ajudar… Maria não pensa a respeito disso e não hesita, porque não há uma escolha a ser feita: tem alguém na sua frente que precisa da sua ajuda e ajudar é a única coisa em que ela pensa em fazer, com sua inocência e sua bondade. Assim como Maria também ajuda um homem morto cuja dívida em vida não foi paga e, por isso, ele é diariamente espancado, mesmo depois de morto: mexida com a situação e sentida pelo homem que não pode ser enterrado e descansar em paz, Maria age muito bem dando um jeito de “saldar sua dívida”.

Sempre há beleza e melancolia na contagem de história de “Hoje é dia de Maria”. O toque teatral é acrescido, com força nesse episódio, de músicas que intensificam, mais do que qualquer coisa, os sentimentos intencionados para o espectador, e é belíssimo de se assistir. Maria também se encontra com um grupo peregrinando tristemente sob o sol a pino, cansado, e quase cogita desistir de sua busca pelas franjas do mar, porque não há como conseguir atravessar aquele sertão sem uma noite que a ajude, mas ela é uma garota jovem, que deve sempre seguir andando em frente, e é o que ela faz, descobrindo sobre a noite que foi roubada, ajudando uma mulher que tem sede e eventualmente encontrando, com os índios, a noite aprisionada dentro de um coco.

Adoro a magia e a poesia de “Hoje é dia de Maria”, e a sequência na qual Maria faz a noite cair sobre aquele país que não via a noite sabe-se lá há quanto tempo é um dos momentos mais bonitos e especiais do episódio, que Maria também compartilha com o seu pássaro amigo, que se banha no rio que finalmente volta a correr, enquanto Maria se encanta com as asas do pássaro brincando na água e com as papoulas vermelhas que a deixam sonolenta, no melhor estilo “O Mágico de Oz”. E uma vez que a noite cai, as energias de Maria parecem ser renovadas, já que o calor não a exaure mais como fizera antes, quando ela caiu desmaiada e foi ajudada por passarinhos bondosos que “costuraram” ao redor dela um vestido natural e fresco para ajudá-la a seguir.

Maria ainda encontra – e esse é um elemento importante para a sequência da narrativa – um grupo de crianças carvoeiras, trabalhando como escravas, tendo vendido até mesmo suas próprias sombras para poder comer (!), e embora a menina carvoeira (interpretada por Laura Lobo!) peça que Maria siga sua viagem, Maria não consegue deixar de pensar nessas crianças cujas infâncias lhes foram roubadas, trabalhando o tempo todo em condições horríveis, podendo apenas sonhar em ter pés livres como os de Maria, para poder perseguir alguma coisa para além daquelas minas, rumo às franjas do mar… é um final doloroso, que apresenta o principal antagonista de “Hoje é dia de Maria”: Asmodeu. As coisas estão prestes a mudar para Maria.

 

Para mais postagens de Hoje é dia de Maria, clique aqui.

 

Comentários