Meu Monstro de Estimação (The Water Horse, 2007)

How do you keep a secret this big?

“Meu Monstro de Estimação” era um dos meus filmes favoritos durante a minha adolescência e, ao reassisti-lo recentemente, pude voltar a me apaixonar pela história de Angus, um garoto que descobre um ovo misterioso nas piscinas de maré próximas à sua casa, e acaba fazendo um melhor amigo inusitado… a relação de uma criança com um “bichinho de estimação” místico ou vindo de outros planetas (Oi, “E.T.”!) sempre foi um assunto interessante para a ficção, e “Meu Monstro de Estimação” traz essa história com um pano de fundo da Segunda Guerra Mundial e uma brincadeira interessante com o caso do “Monstro do Lago Ness”, uma história escocesa mundialmente conhecida… com 74% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes e 62% de aprovação do público, acredito que o filme faz um belo trabalho ao equilibrar seus elementos e contar uma história emocionante.

O filme começa muitos anos depois da Segunda Guerra Mundial ou da lendária foto do suposto Monstro do Lago Ness – aquela foto que ficou famosa! Aqui, conhecemos o velho Angus, disposto a contar a turistas as histórias reais do suposto “monstro”, e é assim que retornamos à Escócia de 1942… mais especificamente, às margens do Lago Ness. Visualmente, o filme é um espetáculo e, embora não tenha os melhores efeitos especiais quando o “monstro” fica “do tamanho de uma casa”, como diz Angus, “Meu Monstro de Estimação” consegue se sustentar pelos lindos cenários escoceses, pelo Lago Ness, e pelos figurinos de seus personagens… tudo é muito bonito. E ainda ressalto a qualidade dos efeitos empregados no pequeno Crusoé, como Angus nomeia a criatura que nasce do ovo que ele encontra, quando ele ainda estava em sua fase filhote.

Angus é um garoto retraído, silencioso e sem amigos, que sonha com o dia em que o seu pai vai voltar para casa, quando o seu tempo servindo ao exército finalmente terminar – ele passa grande parte do seu tempo na antiga oficina do pai, riscando em um calendário os dias até o seu retorno, sem saber que ele provavelmente nunca chegará… a mãe e a irmã mais velhas já sabem disso, porque o navio em que o pai estava afundou há mais de um ano, mas elas ainda não tiveram coragem de conversar sobre isso com Angus. A chegada de Crusoé faz algumas diferenças em sua vida, porque além de ele fazer um melhor amigo e se divertir com ele e querer protegê-lo a qualquer custo, ele ainda estreita relações com a irmã, que se torna sua cúmplice, e se torna amigo de Lewis Mowbray, um ajudante que chega à casa e que se instala na oficina de seu pai.

Os personagens são muito carismáticos e muito bem construídos… enquanto Crusoé cresce assustadoramente e deixa de poder ser guardado dentro de casa (em um barril, banheira ou privada), Angus precisa confiar nas pessoas ao seu redor e enfrentar desafios: como o seu antigo medo de água que não o permitia entrar no lago e brincar como as demais crianças faziam… em uma das cenas mais emocionantes do filme, Angus vai ao Lago Ness para visitar Crusoé e se lança à água sozinho em um barquinho, chamando pelo amigo, e se assombra ao vê-lo chegar: imenso, amigável e exatamente como a figura que conhecemos como o “Monstro do Lago Ness”. Quando reencontra o amigo, Angus faz um passeio nas suas costas em uma sequência bela e importantíssima para Angus, de liberdade: nunca o tínhamos visto sorrir daquela maneira…

E também é uma delícia vê-lo rindo ao contar a história para Lewis e para a irmã depois.

A Segunda Guerra Mundial é pouco retratada no filme, mas a casa na qual Angus e a família moram é tomada por uma tropa que se instala, muda as regras da casa e coloca o melhor amigo de Angus em perigo… não demora muito para que a tal “criatura do Lago Ness” fique famosa e comentada na cidade, e na falta de ter o que fazer (uma batalha real para travar) e na paranoia de acreditar que tudo é “uma ameaça alemã”, os soldados “hospedados” na casa da família MacMorrow começa uma desnecessária caçada a Crusoé – e é muito triste ver o desespero tomar conta dos olhos da criatura quando ele não entende o que está acontecendo e sua vida está correndo perigo… em uma das cenas mais tristes do filme, Angus tenta falar com Crusoé durante um ataque violento e a criatura não responde a ele, porque os ataques não param ao seu redor.

Mas não é porque Crusoé não o reconhece mais… é só porque ele está assustado.

Quando a vida de Angus está em perigo, Crusoé deixa tudo o que está fazendo para salvar o melhor amigo, e temos uma sequência emocionante, que é o clímax do filme, quando Angus salta novamente nas costas de Crusoé para tentar guiá-lo para longe de todos aqueles ataques – para tentar ajudá-lo a chegar no mar. É uma sequência desesperadora com tiros vindos de todos os lados, Lewis e a mãe de Angus tentando chegar até ele, e Angus fazendo de tudo para defender o seu melhor amigo, enquanto os soldados levantam uma rede instalada para prender submarinos alemães, impossibilitando a passagem de Crusoé para o mar… então, quando Angus retorna para a segurança junto com a família em um barquinho, Crusoé se prepara para fazer o salto de sua vida: se ele conseguir, ele pode derrubar a rede e encontrar a liberdade do outro lado.

Angus não sabe se voltará a vê-lo um dia, mas isso não importa naquele momento: é muito reconfortante ver a expressão vitoriosa de alegria e alívio no rostinho de Angus (e de todos que o ajudaram durante todo esse tempo), celebrando o fato de que seu amigo está em segurança. Talvez ele volte de tempos em tempos para visitá-lo… ou talvez ele tenha que se manter à distância porque todo mundo presta atenção demais no Lago Ness tentando vê-lo. De qualquer maneira, Crusoé está bem e Angus sabe disso. O filme é lindíssimo e ver o Angus do futuro contar a sua história com Crusoé com tanto sentimento é emocionante. “Meu Monstro de Estimação” é uma poderosa história de amizade e como essa relação que temos com alguém pode nos mudar profundamente – e como faríamos de tudo para manter alguém que amamos em segurança.

 

Para reviews de outros FILMES, clique aqui.

 

Comentários

  1. Adoro esse filme. Você pode fazer resenha dos filmes animados do Scooby-Doo e dos outros filmes do Esqueceram de Mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava há tempos querendo postar sobre "Meu Monstro de Estimação", sempre gostei muito! Vou comentar esses que você pediu ("A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Convenção das Bruxas" também).

      Excluir
    2. Obrigado. Eu queria ver uma resenha dos filmes "Ilha dos Zumbis" , "O Fantasma da Bruxa" e "Esqueceram de Mim 3".

      Excluir
    3. Aaah, obrigado por especificar as animações do Scooby-Doo! Vou atrás deles e dar prioridade a eles!!!

      Excluir

Postar um comentário