[Season Finale] Severance (Ruptura) 1x09 – The We We Are

O discurso de Helly R.

Eu não sou muito de dizer esse tipo de coisa, mas: EU PRECISO URGENTEMENTE DA SEGUNDA TEMPORADA. Felizmente, “Severance” já foi renovada para sua segunda temporada, então só precisamos esperar um pouquinho, mas saberemos o desenrolar do episódio mais eletrizante que a série já entregou – possivelmente, inclusive, um dos melhores episódios já feitos. Toda a construção da temporada levou perfeitamente a esse momento repleto de ação e tensão: toda a construção dos personagens “internos”, os segredos da Lumon, as motivações para uma rebelião e os instrumentos para fazê-la, a união dos funcionários e a confecção do plano. Agora, eles só precisam fazer funcionar e, como o próprio Dylan disse anteriormente, esse é apenas o primeiro passo.

“What’s for Dinner?”, o episódio anterior, terminou em um gancho maravilhoso, justamente no momento em que Dylan consegue colocar em ação o plano e despertar seus colegas internos na vida de seus Externos para que eles façam alguma coisa: conversar com alguém em quem confiam, por exemplo, para que possam ir contra a ruptura e os resgatar. “The We We Are” começa, então, no momento em que Mark, Helly e Irving são despertados, e todo o episódio é construído com um suspense crescente porque sabemos que eles estão correndo contra o tempo… e é muito incerto o que cada um deles pode fazer. E cada momento que mostrava o Dylan lutando para mantê-los acordado aumentava a nossa sensação de angústia e, sim, de urgência.

Irving é quem menos consegue fazer alguma coisa – mas é, certamente, um dos personagens mais promissores para a segunda temporada. Parece que as informações entre suas versões estão começando a “vazar”, e o Externo de Irving parece ser alguém que já está investigando a Lumon e toda a questão de ruptura… ele tem informações muito interessantes escondidas em um baú no seu quarto, o que quer dizer que ele pode ser um dos pivôs da revolução. Ainda assim, nesse momento, ele está sozinho em casa, não sabe com quem conversar e em quem confiar, e a única coisa que consegue pensar em fazer é ir atrás de Burt… ele o encontra, mas descobre que Burt é casado com outro homem do lado de fora. Angustiante ver o Irving do lado de fora batendo na porta e chamando seu nome.

Mark, por sua vez, desperta no meio da festa de lançamento do livro do seu cunhado, e está lá para uma leitura, por exemplo… o mais angustiante é que, apesar de estar cercado de pessoas em potencial a quem pode contar tudo, ele parece não ter tempo de fazer isso, porque é um evento com cronograma, e a irmã está ocupada com a bebê quase que o tempo todo… como ele vai conseguir falar com alguém? Gostei muitíssimo da cena em que Mark escuta a leitura do livro, porque ele está com uma expressão de prazer tão genuíno que é bonito e emocionante de se ver (!), e ele tem a oportunidade de conversar rapidamente com o cunhado e falar sobre o quanto o livro dele é bom e, mais: sobre o quanto mudou a sua vida. É um detalhe tão bonito de se adicionar.

É tenso, no entanto, ver Mark tão próximo de Harmony Cobel, sem saber que, “do lado de fora”, ela “se chama” Sra. Selvig – e ela não é nem um pouco burra, sabemos disso. Ela percebe a maneira como Mark está “diferente”, até porque conhece as suas duas versões, e ela sabe exatamente como testá-lo, fazendo perguntas vagas sobre “o que eles estavam conversando antes”, por exemplo, e é claro que o Mark não sabe do que ela está falando, embora ele tente se esquivar bem e quase não dá nenhum furo… até o momento em que ele faz o que não devia ter feito e a chama de “Sra. Cobel”. Naquele momento, ela tem certeza de que é o Mark Interno. E, embora esteja furiosa com a sua demissão recente (!), Cobel faz de tudo para avisar a Lumon do que está acontecendo.

O que quer dizer que Dylan tem pouco tempo.

Felizmente, Mark consegue conversar com a irmã – o que eu quase temi que não fosse acontecer, por falta de tempo mesmo, e o episódio nem perde tempo mostrando o diálogo completo, porque sabemos o que o Interno de Mark tem para contar… ainda assim, o pouco que vemos é verdadeiramente emocionante, e é muito legal ver a maneira como ela fala com ele, como se certifica de que ele está entendendo, porque não sabe quanto ele entende, e como é um apoio perfeito: ela vai querer fazer alguma coisa. Além disso, ela tem tempo de contar a Mark algumas coisas a respeito da vida do seu Externo, como o motivo que o levou a fazer a ruptura… interessante o momento em que Mark encontra a foto do seu casamento e reconhece a Srta. Casey.

O seu grito de “SHE’S ALIVE!” é de arrepiar!!!

Por fim, Helly R. Ou Helena Eagan. Não chega a ser uma grande surpresa o fato de a Externa de Helly estar por trás de tudo, o que não quer dizer que o momento da “revelação” foi menos impactante. É um recurso já usado em outras obras (“Maze Runner”, por exemplo), e “Severance” se deu ao trabalho de dar pequenas dicas rotineiramente… sabíamos que a Externa de Helly não era uma boa pessoa, tampouco estava disposta a soltar a sua Interna, e nunca tivemos nenhum tipo de informação a respeito da vida externa de Helly – personagens como Dylan e Irving tiveram pouquíssimas informações “vazadas” pelo roteiro, é verdade, mas ainda foram mais que Helly, e o que chamou a atenção de verdade foi a escassez de cenas dela no episódio anterior, antes de despertar…

Agora, ela desperta em um evento na própria Lumon. Afinal de contas, ela é da família fundadora, DOS DONOS DA LUMON, e está ali para fazer um discurso a favor da ruptura, ao qual ela submeteu a si mesma como uma “prova” de que aquilo é algo bom… a fantasia mentirosa que transborda daquele evento é opressora e sufocante: as fotos de Helly R. como se ela fosse a pessoa mais feliz do mundo depois da ruptura, e os vídeos com discursos de Helena Eagan falando sobre os benefícios da mesma. A empresa está em uma luta de promoção do procedimento, agora que alguém está tentando tornar a ruptura ilegal, e a Externa de Helly é, ironicamente, o rosto a favor do que mais faz a sua Interna sofrer… a ironia perversa disso é surreal.

Talvez, portanto, Helly R. fosse quem mais tinha chance de fazer alguma coisa… afinal de contas, ela seria colocada na frente de uma multidão, com um microfone, em um evento que provavelmente está sendo transmitido ao vivo para todo o mundo. Dylan só precisa segurar por tempo o suficiente, e não saber se ele conseguiria nos deixou nervosos o tempo inteiro. Helly tem poucos segundos, é verdade, antes de Milchick chegar a Dylan, mas ela teria pouco tempo no palco de qualquer maneira… alguém pula sobre ela para tirá-la de lá de qualquer maneira, mas ela consegue passar parte de sua mensagem: ela se identifica como Helly R., a Interna, e fala sobre o quanto ela é infeliz, sobre os horrores que passa, sobre como eles são torturados lá embaixo…

Como Dylan disse: é o primeiro passo.

Começou.

 

Para mais textos de “Severance (Ruptura)”, clique aqui.

 

Comentários