A Madrasta (2022) – A volta de Marcia: Parte 1

Reencontro emocionante.

Eu achei que as coisas seriam mais rápidas, talvez pelo fato de a novela ter só 50 capítulos, mas eu estou gostando do fato de “A Madrasta” estar tomando seu tempo para desenvolver esse início de trama de uma maneira completa e convincente. Marcia poderia ter passado por uma transformação em seus 20 anos presa, e realmente isso a tornou mais fria e triste, mas é importante que a novela, por questões narrativas, tome seu tempo para mostrar essa mudança acontecendo ao espectador – ao invés de apenas “falar” sobre a mudança em uma passagem de tempo de 20 anos. Por isso, antes de Marcia poder reencontrar seus algozes, e começar qualquer que seja seu futuro plano, ela precisa de um tempo para se readaptar à vida fora da cadeia e pensar

Quando Marcia sai da cadeia, depois de 20 anos presa injustamente, ela não consegue parar de pensar no que aconteceu naquela noite – afinal de contas, sua vida foi interrompida ali, e ela precisa provar a sua inocência e reaver os filhos! Então, quando é solta, a primeira coisa que Marcia quer fazer é retornar ao hotel em que tudo aconteceu, o que é bastante sofrido para ela, mas necessário de algum modo. Ali, Marcia pode reviver cada detalhe da morte de Nicolas e da noite que culminou na sua morte, e relembrar o papel desempenhado por cada uma das pessoas que nunca gostaram dela e ela sempre soube disso. Marcia parece obcecada, mas ela descobre, por exemplo, que era fácil chegar ao quarto de Nicolas pela sacada, o que pode ser uma descoberta importante?

Ainda assim, parece que Marcia faz poucos avanços.

Gosto da construção da personagem da Marcia. Gosto de como ela soa diferente da versão que conhecemos 20 anos antes, antes de isso tudo acontecer, e de como ela está determinada, juntando papeizinhos e informações como uma verdadeiro investigadora, colocando todas as informações na sua frente em busca de um padrão ou uma resposta… ela sabe que uma das pessoas em quem Esteban sempre confiou é o verdadeiro assassino, mas quem? Sem muito mais o que descobrir na Espanha, Marcia retorna para o México, e uma das cenas mais bonitas desse início de novela é certamente o seu reencontro com o Padre José, porque o padre SEMPRE acreditou na sua inocência, sempre rezou por ela, e sempre quis fazer alguma coisa, mas nunca pôde.

A igreja do Padre José é o primeiro lugar aonde Marcia vai ao chegar no México: é onde ela sabe que será acolhida. A felicidade e o sofrimento estampados no rosto dele enquanto ele vê Marcia correndo para abraçá-lo, e o alívio que ambos compartilham naquele momento que parece um milagre para os dois… ele fala sobre como ela é como uma filha para ele, como a procurou, como se preocupou com ela e rezou por ela durante todos esses anos, ela fala sobre como tentou ligar, mas o número da paróquia não era mais o mesmo, como enviou as cartas durante todos esses anos, cartas que ele nunca recebeu, mas isso não importa agora, porque quando ela diz que é inocente, ele é sincero ao dizer que sabe disso e que nunca duvidou dela, porque a conhece desde pequena.

É José quem ajuda Marcia a descobrir um pouco de tudo o que está acontecendo desde que ela foi presa. Ela pergunta dos filhos, diz que quer vê-los, e ele conta que, para eles, ela está morta, e quando Marcia diz que essa farsa acaba hoje mesmo, porque eles precisam saber que ela está viva e que foi presa injustamente, mas o padre explica que é mais complicado do que isso porque a mãe que eles conhecem e adoram não é ela, mas uma foto qualquer que colocaram em seu lugar. É ultrajante, mas Marcia está decidida a provar sua inocência, e pretende limpar seu nome com os filhos e com Omar, o filho de Nicolas. Ela também fala sobre como o seu amor por Esteban se transformou em ódio e como foi ele quem rompeu o laço que eles tinham, a abandonou e ainda a substituiu no coração dos filhos…

Marcia entende que ainda não é hora de voltar e contar toda a verdade – não sem um plano, pelo menos. Mas, o mais rápido possível, ela quer ver os filhos, nem que seja de longe, e o Padre José vai ajudá-la nisso. Dentro de um táxi em frente à faculdade de Lucia, por exemplo, José mostra Lucia para Marcia, que fica emocionada ao vê-la; depois, o padre a leva à empresa da família, onde ela acaba vendo Omar e o confundindo com Hugo, e ela passa mal e desmaia quando fica sabendo quem ele é, o que parece causar uma grande impressão em Omar, e ele fica meio obcecado em reencontrá-la – nos perguntamos se alguma coisa entregou que ela é a mulher acusada pelo assassinato do seu pai, já que agora ele está bastante determinado a encontrar essa pessoa…

 

Para mais postagens de “A Madrasta”, clique aqui.
Para as outras produções da “Fábrica de Sonhos”, visite essa página.

 

Comentários