Último Capítulo de “Todas as Flores” (01 de junho de 2023)

O destino de Zoé e Vanessa.

Na verdade, eu acho uma pena o que “Todas as Flores” se transformou. Depois de ter entregado grandes ícones da teledramaturgia brasileira como “Da Cor do Pecado”, “A Favorita” e “Avenida Brasil”, acreditei que João Emanuel Carneiro tinha chegado com mais um novelão, porque eu gostei muito do começo de “Todas as Flores”. Infelizmente, a novela perdeu o gás, a pausa não ajudou em nada, e mesmo com vilãs icônicas que entrarão para a história (Letícia Colin como Vanessa e Regina Casé como Zoé estavam impagáveis e são o ponto alto da novela), “Todas as Flores” não se sustentou, e chega ao fim não deixando uma sensação de saudade, mas uma triste sensação de alívio… eu mesmo não via a hora de terminar a novela, e eu nunca a assistiria novamente.

Fico muito contente por Regina Casé e por Letícia Colin, até porque elas serão lembradas como o ponto alto de uma novela que não foi boa, mas na qual elas, sozinhas, brilharam… foi um prazer, do início ao fim da novela, acompanhar Zoé e Vanessa – inclusive, todas as melhores cenas (e as únicas boas, na verdade) do último capítulo são delas… foram elas que colocaram um sorriso no meu rosto. Como comentei em outras ocasiões, o grande problema de “Todas as Flores”, para mim, foi o fato de não termos mocinhos interessantes com os quais realmente nos importássemos… Maíra nos decepcionou com sua imensa estupidez e uma “vingança” que ficou só na promessa, e Rafael é um dos piores protagonistas já vistos, com uma arrogância sem tamanho e insuportável.

Mais do que isso: não é nem que eles não são interessantes… é que eles são irritantes mesmo.

O último capítulo de “Todas as Flores” começa com embates entre Vanessa e Zoé, entre Maíra e Vanessa, com direito até a Maíra jogando pimenta na cara da irmã e dando um tiro nela (!), enquanto Pablo chama Maíra para fugir com ele e com os 40 milhões, e indo sozinho quando Maíra não lhe dá atenção… fazer o que o pai não soube fazer. Prestativa, Maíra diz que vai chamar uma ambulância para Zoé e Vanessa, e começa a cuidar das suas feridas (?), e é então que Zoé, emocionada, percebe que Maíra está enxergando… é toda uma cena, a Zoé arrependida de tê-la abandonado e de tudo o que perdeu, mas a cena não gera o impacto esperado porque o fato de a Maíra ter voltado a enxergar não representou NADA para a trama da novela.

Era para ser um grande elemento da vingança e tal…

Mas que vingança?!

Quando a polícia aparece, Vanessa arrasa: ela aponta para a irmã e diz que aquela ali é a Maíra, fugitiva da polícia, e diz que ela e seu comparsa, Pablo, tentaram matar as duas, torturaram a Zoé e assassinaram duas pessoas, que estão enterradas no terreno… sinceramente? EU AMEI. Eu nunca consegui sentir pena da Maíra, porque foram apenas seus atos de extrema burrice que a levaram à sua própria ruína, então pouco me importei com a “injustiça” do momento, e dei uma boa risada com a Zoé confirmando a história, enquanto Maíra, em choque, chora e diz que aquilo é uma mentira e tudo o mais… Maíra acaba sendo levada presa novamente, temos que aturar a voz de Rafael fazendo comentários (credo), e parece que a única forma de inocentar Maíra é se o Pablo voltar e contar a verdade…

Julgamento de Maíra: a não ser por Zoé e Vanessa, um desastre completo. Reforço o que eu disse anteriormente: “Todas as Flores” criou protagonistas chatos e/ou irritantes, portanto não conseguimos torcer por eles… seria uma cena impactante se estivéssemos do lado de Maíra, mas não estamos, e ver Rafael e Judite reagindo enquanto assistem ao julgamento não ajuda em nada. É diferente do julgamento de Paulina em “A Usurpadora” ou de Soraya em “Maria do Bairro”, por exemplo, porque eram personagens com quem nos importássemos, o resultado de fato nos importava… não é o caso aqui, e eu estava totalmente indiferente ao que quer que fosse acontecer… e quando a lista de crimes é lida e Maíra se declara “inocente”, eu dei uma risada nervosa…

Ela é inocente da maioria, sim… mas não do tráfico de crianças, hein?!

O depoimento de Vanessa é um grande momento… como sempre, Letícia Colin ARRASANDO. Em uma novela “normal”, estaríamos furiosos com a Vanessa porque tudo o que ela diz é mentira, mas nos importamos tão pouco com Maíra e amamos tanto a Vanessa que acabamos nos divertindo. Depois, vem o depoimento de Zoé, e é aí que temos uma reviravolta – que eu achei um pouco vergonhosa, mas tudo bem. No meio do depoimento, Zoé se levanta, diz que ela é a culpada, confessa todas as pessoas que matou, diz que a Maíra é inocente, que ela é “a inocência em pessoa” e que ela mesma é a única culpada de tudo… confessa até o tráfico humano (impressionante como o Rafael consegue ser irritante até só olhando e chacoalhando a cabeça).

Infelizmente, eu acho a cena sofrível. Regina Casé é incrível, sim, mas esse surto de consciência e esse tal “amor de mãe” não colam de verdade, e parecem uma saída meio fácil… ou quem sabe era para ser emocional e tudo o mais. De todo modo, quem é que brilha? A VANESSA, É CLARO! DAMOS BOAS GARGALHADAS COM A Vanessa se levantando e dizendo que não podem levar em consideração o que ela está falando, porque está senil (“Mamãezinha, não tomou remédio. Ela não tomou a medicação que tinha que tomar”), e enquanto Zoé segue rasgando elogios à bondade de Maíra e diz que ela não merece a mãe que tem e pede perdão (!), Vanessa vai pedindo licença e vai embora dali para desaparecer… antes que a coisa exploda para o seu lado, sabe?

MARAVILHOSA.

É uma pena que a cena tenha sido pretendida para gerar alguma catarse, mas não consegue fazer isso. Não consigo ficar feliz e/ou emocionado com o Rafael todo feliz beijando a Maíra quando ela é solta, por exemplo… e ainda temos que aturar a Judite dizendo que só parte da justiça foi feita, porque “o Pablo continua solto” – gente, ela detesta o filho, não? Vemos o lançamento de um novo perfume da Natura no orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mas a cena é atrapalhada por um discurso do Rafael (bleh!); vemos os pais de Joy abençoar o namoro dela com Diego (o que é patético); vemos a Jéssica e o Rominho celebrando uma nova gravidez; vemos a Brenda participando do Big Brother Estônia; e tudo vai caminhando para um final.

Anos depois da prisão, Zoé é solta e quem está lá a esperando para levá-la para casa? Maíra. Durante o diálogo de mãe e filha, ficamos sabendo um pouquinho do que aconteceu nesses anos: Maíra agora é uma perfumista famosa e reconhecida, rica, e ela nunca mais teve notícias de Vanessa, que desapareceu desde aquele dia do seu julgamento, sobre o qual Maíra também agradece à mãe, dizendo que “ela fez a escolha certa”. Maíra conta, no entanto, que os netos de Zoé são muito unidos, e quem sabe um dia ela possa conhecê-los? Por ora, ela a deixa com uma foto dos meninos, e um dinheiro para ela “recomeçar a vida”, e elas se despedem com um abraço sincero, chamando uma à outra de “mãe” e “filha”, uma trilha sonora suave e emocionante…

E é então que as coisas MELHORAM 1000%. Assim que Maíra vai embora, Vanessa aparece. E AGRADEÇO MUITÍSSIMO POR TERMOS MAIS UM POUQUINHO DE VANESSA E ZOÉ NO ÚLTIMO CAPÍTULO!!! Vanessa com seu “visual novo”, hilária como sempre, dando um beijo e um abraço na Zoé dizendo que estava com saudade… é impressionante como as coisas entre as duas simplesmente fluem, e eu tenho certeza que tem coisa que é colocada por Letícia Colin e não estava em detalhes no roteiro, porque tem muito a cara dela e ela BRILHA. O momento em que Zoé, toda emocionada, mostra a foto dos netos e a Vanessa solta um “Ah, conheço”, por exemplo… COMO EU RI COM ESSAS DUAS MARAVILHOSAS, SÉRIO. A química perfeita, a dinâmica hilária…

Fico feliz porque as coisas deram razoavelmente certo para Vanessa e Zoé. Não as queria ver sofrer para sempre, não é o tipo de vilã que eu quero ver ser castigada eternamente. Me diverti com as duas se reencontrando e seno perfeitas juntas dando pequenos “golpes” no meio da rua para bater carteira, com direito a risadas, abraços e um fofo “Te amo, mamãe” / “Te amo, filha”. Esse último capítulo e essa cena de Vanessa e Zoé provam o que já sabemos há muito tempo: essa novela é delas… e elas serão as personagens que serão lembradas com carinho daqui a muito tempo! É a melhor cena do último capítulo, e o capítulo poderia muito bem ter sido encerrado ali, sem aquela breguice de Maíra e Rafael felizes na praia e tudo o mais. Mas enfim, chegamos ao fim.

Vai deixar saudade? Não. Só a Zoé e a Vanessa.

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários

  1. Amei cada comentário seu, estou assistindo pelo Globoplay e não tô conseguindo terminar os últimos capítulos por tamanha burrice de Maísa.
    Queria que Vanessa tivesse ido embora com Pablo e curtindo com o dinheiro eles dois, mas que pena que terminou daquele jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a novela deu uma boa decaída na segunda parte, né? Terminei beeem desanimado, só porque já tinha começado...

      Excluir

Postar um comentário