A Madrasta (2022) – O noivado de Esteban

Contra uma madrasta!

Tudo que aconteceu há 20 anos e que dá início à trama de “A Madrasta” mexeu com a vida de muita gente, é verdade… mas eu sou obrigado a gostar do Esteban? Quer dizer, ele dizia tanto “amar” a Marcia, mas na primeira oportunidade que teve ele duvidou do seu amor, acreditou não apenas em uma traição, mas que ela era uma assassina, e logo em seguida a apagou por completo da vida dos filhos dos dois, deixando que Lucrecia pendurasse na parede a foto de outra mulher para dizer que é a mãe das crianças, e agora todo ano eles fazem um teatrinho no aniversário de morte da suposta mãe. Não dá para defendê-lo, e eu estou só esperando o momento em que Marcia vai chegar para acabar com isso tudo, se vingar e descobrir o verdadeiro assassino.

A relação de Esteban com os filhos não é das melhores tampouco… e isso criou alguns jovens problemáticos com quem eu também vou ter dificuldade para simpatizar, ao que tudo indica. Esteban foi um pai distante e ausente, e os filhos são bem diferentes entre si: Hugo, o mais velho, é um idiota e um folgado sem responsabilidade alguma; Lucia, a do meio, é mimada, mal-educada e chata; só o Rafael, o mais novo dos três (e que não é filho de Marcia), é uma pessoa boa e tem sua fofura. E agora os filhos e Esteban estão em pé de guerra porque Esteban anunciou não só que tem uma namorada, como que pretende se casar novamente… eu até entenderia a “revolta” se eles tivessem conhecido a Paula e tivessem sacado que ela é uma interesseira e tudo o mais, mas não é isso…

É idolatria a um retrato mesmo.

Colocar na parede um quadro com a foto de quem dizem ser a mãe morta das crianças criou a projeção de uma mulher perfeita e uma idolatria insana que os deixa loucos… eles julgam o pai por pedir outra mulher em casamento, dizendo que ele os decepcionou porque “eles achavam que ele honrava a memória da mãe” ou algo assim, e deixam bem claro que eles não querem uma madrasta, e fazem questão de reforçar isso com um brinde durante a cerimônia anual em homenagem à mãe – que, por sinal, é uma palhaçada completa, hein? Para piorar, ainda temos a Lucrecia, que rejeita qualquer possibilidade de o irmão voltar a se casar, de uma maneira que chega a ser doentia, e ela claramente vai ser a principal vilã de “A Madrasta”, porque ela é insuportável, irracional e perigosa.

Devo dizer, também, que o Esteban é bastante sem-noção… não gosto da Paula, ela é uma interesseira e tudo o mais, mas ele teria todo o direito de recomeçar a sua vida sim – ainda assim, querer apresentar a sua nova namorada aos filhos na cerimônia que eles fazem em homenagem à “mãe morta”? Não podia ser mais sem noção que isso! Por mais que eu não goste de Hugo e Lucia, eles não estavam errados em não querer a nova mulher na casa naquele momento, sabe? Eventualmente, a própria Paula resolve não ir à cerimônia, mas aceita o pedido de casamento de Esteban… se tudo é uma tentativa de golpe, no entanto, Marcia será o menor dos seus problemas, para dizer a verdade… antes, ela terá que lidar com a irmã e os filhos de Esteban.

Lucrecia procura Paula para tentar acabar de uma vez por todas com esse futuro casamento, e a acusa de estar tentando se aproveitar do dinheiro de Esteban para seu próprio negócio. Lucrecia é uma vilã insana, perturbada… assustadora. A maneira obsessiva como ela é contra qualquer mulher que se aproxima do irmão é doentia, mas ela não consegue afastar Paula de Esteban, nem oferecendo a ela dinheiro (muito dinheiro) para isso. Então, quando Esteban anuncia o casamento e diz que vai dar uma festa de noivado, Lucrecia incumbe os filhos de Esteban de fazer com que a festa seja um fracasso… uma missão que eles agarram com prazer, já que nunca quiseram esse casamento, de todo modo. Todos menos o Rafa, que é o único que vai falar com o pai e dizer que está feliz por ele.

Gente, O RAFA É UM FOFO, NÃO TEM JEITO!

Hugo e Lucia tem muito a aprender com o Rafa, essa é a verdade… a cena do pai emocionado com as palavras dele, o abraçando enquanto chora, é muito forte. E ele é o único que realmente prestigia o pai na festa de noivado, respeitando a sua vontade, se é isso o que ele quer. Hugo simplesmente não aparece (e tem um problema com bebida e a polícia na mesma noite), e Lucia aparece, mas aparece vestida de palhaço, trabalhada no deboche, dizendo que o seu figurino “combina com esse circo todo”. Além disso, Omar ainda vai ter que lidar com Florencia, que sempre foi apaixonada por ele e também quer impedir o casamento e, para isso, ameaça contar a Omar a verdade sobre a morte de seu pai, Nicolas… então, o próprio Esteban conta ao afilhado que o pai foi assassinado.

E, agora, Omar está obcecado com “a mulher que matou seu pai”.

 

Para mais postagens de “A Madrasta”, clique aqui.
Para as outras produções da “Fábrica de Sonhos”, visite essa página.

 

Comentários