Malhação 2008 – A “gravidez” de Débora

Angelina, eu conto com você!

É preciso muito desespero para ser tão patético, né? Débora sabe que Gustavo não a ama e, provavelmente, nunca a amou – não importa o que ela diga para si mesma para se convencer do contrário. Os sinais estão todos ali: a maneira fria como ele a trata, a maneira como está sempre pendente de Angelina, e não só isso: o Gustavo já não namora mais com ela e quando ela pediu para que eles voltassem, ele disse, com todas as letras, que “ainda amava a Angelina”. Mas Débora não aceita perder para a “coisinha”, então ela decide que se Angelina está ganhando toda essa atenção (inclusive do Gustavo) porque está grávida, então talvez essa seja a solução para seus problemas: ficar grávida; ou fingir que está grávida. Durante a quermesse beneficente que acontece na escola, Débora diz para Gustavo que “ela está atrasada” e que “teme estar acontecendo com ela o mesmo que aconteceu com a Angelina”.

E então o jogo começa.

Felizmente, a festa beneficente serviu ao menos para acabar com a palhaçada de casamento de Angelina e Bruno – quando Bruno é trazido de volta, os pais brigam com ele, e o pai diz que “agora ele vai trabalhar e casar” e então, FINALMENTE, Angelina se impõe: “Não. Não vai ter casamento porque eu não quero me casar!” Angelina coloca um fim em toda essa palhaçada, cansada, e diz que acha lindo se casar, e um dia pretende fazer isso, mas não por imposição, não porque algumas pessoas acham que isso é o certo. Tem toda uma discussão sobre como casar-se nessa idade e contra a vontade não é certo, e Angelina diz que não quer brincar de casinha, e o pessoal, como a Chiara e a Domingas, ajudam nisso tudo, com direito à Marília dizendo que “acha que esse não é um assunto para falar assim com plateia” – ué, não foi ela que contou para toda a escola? Quando que mudou?

Felizmente, encerrada essa história, TCHAU, PÉSSIMOS PAIS DO BRUNO!

Estava difícil de acompanhar aquele texto e aquela interpretação horrível.

Agora, entramos numa parte do roteiro em que teremos que aguentar a Débora mentindo sem parar, e o Guga tomando as piores decisões possíveis. Para convencer o Gustavo do que está falando, Débora rouba um exame da Angelina e faz uma montagem, e então faz um showzinho… eu realmente fiquei com dó do Gustavo, porque ele sempre usou camisinha – é diferente do caso do Bruno; além de, você sabe, SER TUDO UMA MENTIRA DA DÉBORA. Mas Débora faz um draminha, diz que eles vão ter um bebê e, depois, pede que a Yasmin espalhe a história para a escola toda, e logo todo mundo está sabendo e falando sobre isso. É bem difícil e revoltante assistir a essa parte, porque temos o Guga sofrendo, a Débora fazendo cena e a Angelina despedaçada. A única parte divertida é a Rita de Cássia contando para o Félix da melhor maneira possível.

Eu ri bastante!

Angelina, como a pessoa boa que é, vai conversar com Débora e “oferecer o seu apoio”, dizendo que a entende e que ela também a defendeu quando era com ela – e, além disso, seus filhos serão primos. Mas, nessa primeira conversa com a patricinha, Angelina já percebe que “ela está muito tranquila para quem acabou de descobrir que está grávida”, e isso começa a deixá-la desconfiada… eu gosto de como Angelina percebe de imediato a mentira de Débora, de como chega a falar sobre isso com a Domingas: ela sabe que a Débora pode estar mentindo para enganar o Gustavo, e ela se preocupa com o Guga… Débora, por sua vez, faz de tudo para pressionar o Gustavo, trazendo roupinhas de bebê, dizendo que está muito feliz com a notícia, mas que também está muito carente e precisa da sua atenção… sinceramente, é um grande papelão.

Mais tarde, Angelina vê Débora passando mal no pátio, mas não é enjoo como ela costumava ter: mas cólica. Quando ela segue a irmã até o banheiro, a encontra com um absorvente na mão: “Bem que eu desconfiei. Você não tá grávida coisinha nenhuma. Era tudo mentira”. Naturalmente, Débora mente que o absorvente é da Yasmin e age como se a Angelina não estivesse falando coisa com coisa, mas Angelina não abandona suas desconfianças… ela só precisa encontrar como provar isso. Porque ela até tenta conversar com o Gustavo, mas a Débora aparece na hora, faz um pequeno show para tirar o Guga de lá e impedi-los de conversar, e depois tenta apelar para um sentimento de culpa em Gustavo, dizendo para ele que sabe que eles terminaram, que ele nunca vai amá-la como ama a Angelina, e tudo o mais… e se faz de compreensiva, mas pede que eles morem perto para o filho ter os pais por perto.

Enquanto isso, Domingas aconselha Angelina a não se envolver nisso.

F*CK, DOMINGAS! QUE TIPO DE CONSELHO É ESSE?!

O plano de Débora funciona perfeitamente… não apenas ele reata um namoro com a Débora, como ele ainda faz a coisa mais estúpida possível: a pede em casamento. É bem sofrível, na verdade, até porque mostra que o roteiro não avançou absolutamente nada – não era esse o problema que estávamos enfrentando com Bruno e Angelina? Depois de toda a discussão sobre se casar cedo, contra a vontade, o Guga vai lá e, por vontade própria, pede a Débora em casamento, sendo que está abertamente falando que essa não é sua vontade e que ele está infeliz? O discurso é retrógrado e ainda mais deprimente vindo de um personagem de 17 anos, mas a Débora está se sentindo nas nuvens… finalmente conseguiu o que tanto queria. E ainda quer um casamento espalhafatoso, cheio de pompa, e como não cabe em seu orçamento, Rita diz que vai pagar tudo.

Sério, nada aqui faz sentido.

Tá difícil.

E é claro que a Débora quer, mais do que tudo, humilhar a Angelina – porque “estar com o Gustavo” não é tudo o que ela quer: ela quer fazer a Angelina sofrer. Então, ela se faz de boa para ir conversar com a Angelina e pedir que ela faça os salgadinhos para o casamento… eu sei que a Débora é a vilã dessa temporada, mas é difícil assistir às suas cenas, porque ela faz isso por pura maldade mesmo, só porque tem a “alma podre” ou qualquer coisa assim. Quando a Angelina sai, transtornada, Débora e Yasmin ficam para trás rindo alto e de um jeito caricaturado, só mostrando o quanto elas são cruéis pelo prazer de ser cruel. Por isso tudo é que Débora merecia ser desmascarada na frente de toda a escola, humilhada eternamente… mas isso nunca acontece, né? E, se acontece, não dura nada. Em relação à Angelina, como se seu sofrimento já não fosse o bastante, o Bruno ainda dá um chilique porque “ela está chorando por outro”.

Vem muito sofrimento aí ainda, hein!

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários