Malhação 2008 – O “casamento” de Débora e Guga

“Mesmo não merecendo, o final feliz ficou com ela”

É, o Guga prova mais uma vez que não sabe lidar com as coisas – a Angelina é infinitamente mais madura que ele. Primeiro, Angelina descobriu que estava grávida e precisou se impor contra um casamento que os pais de Bruno queriam que acontecesse de qualquer maneira; ela precisou dizer, veementemente, que o casamento não aconteceria porque “ela não queria casar”, e eu fiquei muito orgulhoso de sua atitude. Agora, a Débora está mentindo que está grávida do Gustavo, e ele realmente não aprendeu nada com toda a história da Angelina; tudo em que ele consegue pensar em fazer é pedir a Débora em casamento… o que não faz sentido nenhum. Já não tínhamos estabelecido que os pais não precisavam casar à força e contra a vontade para serem bons pais para o bebê? Parece que o Guga faltou a essa aula, e agora ele está lá, sendo ridículo.

Daisy está inconformada, tenta dizer ao filho que ele não precisa se casar e, sinceramente, eu adoraria um dos chiliques da antiga Daisy, proibindo isso tudo e colocando um pouco de juízo na cabeça do adolescente idiota, que parece acreditar que “esse é o único jeito de consertar o seu erro” – o que é um discurso errado em tantos sentidos. Débora, claro, está felicíssima, e então ela convida uma galera para ir à casa do Gustavo naquela noite junto com um cerimonialista, para que eles possam começar a planejar o casamento: assim, com a galera da escola presente, Débora quer pressionar o Gustavo. Débora está forçando a barra, e está cada vez mais patética, enquanto o Guga está com uma cara insuportável de infelicidade (digo “insuportável” porque a escolha de se casar foi dele, ninguém o obrigou) e o Joaquim é quem é sensato nessa história toda.

A CHEGADA DO JOAQUIM É INCRÍVEL. Ele não se importa de a casa estar cheia nem nada, quando ele ouve falar sobre o “casamento” do filho com a Débora, ele simplesmente diz que isso não vai acontecer: eles são duas crianças e não podem fazer isso. “Pode esquecer essa maluquice. Eu sou seu pai e não autorizo. Não vai ter casamento”. GENTE, O TANTO QUE EU RI! Sem contar que eu queria dar um abraço no Joaquim, sempre maravilhoso! Guga, no entanto, tenta protestar, e é incrível a maneira como ele se acha “dono da própria vida”. Ele diz que “já está decidido”, mas Joaquim não volta atrás: não vai ter casamento. Débora faz drama, diz que “está sonhando com isso” e que “ele não pode fazer isso com ela”, mas Joaquim responde que não só pode, como vai… como já fez. E não adianta o Gustavo querer cantar de galo e dizer que “eles precisam conversar”.

Ele só tem 17 anos, quem é o pai é o Joaquim.

Ele não tem, como acha, poder para “decidir sua vida”.

Débora está desesperada, e então ela consegue um meio-termo: não vai ter casamento, mas o Joaquim diz que eles podem morar juntos, se acham que isso vai ser melhor para o bebê, e vão morar ali mesmo, na casa do Gustavo. Débora, então, logo dá a volta por cima de sua inconformidade e começa a planejar uma festa de qualquer maneira: afinal de contas, eles vão morar juntos e isso já é um primeiro passo. A festa, no entanto, vai ser no Cataclisma, com uns 300 convidados, e ela quer que pareça um evento muito maior do que realmente é. Nós acompanhamos a tudo com a ansiedade de ver a Débora sendo desmascarada, mas ainda não é o momento para isso… de qualquer maneira, tudo está por ali. Guga pressiona a Débora por causa de um ultrassom, por exemplo, porque “ela precisa começar a cuidar da gravidez”, e ela se desespera.

Na hora da consulta, ela simplesmente foge… Guga liga, ela não atende, mas depois mente que acabou indo depois ao médico e tudo o mais. No dia seguinte, Pedro e Guga casualmente encontram o médico na rua e ele pergunta sobre o ultrassom da Débora, mas o médico diz que não tem nenhuma paciente com o nome de “Débora Rios”. Mas, então, o Guga vai lá e FAZ TUDO ERRADO DE NOVO. Aqui, o Guga precisava ter tido um pouco de sangue frio e ter jogado com a Débora, perguntado novamente sobre o exame, sobre o médico, e deixado que ela mentisse e que ela se enrolasse… mas ele não fez isso. Ele já chega bravo, acusando a Débora e pedindo explicações, e então ela tem tempo de bancar a vítima e inventar uma desculpa, dizendo que “não gostou do médico que ele indicou e ficou com vergonha de contar”. E, por ora, vai ficar por isso mesmo.

Isso tudo já no dia do “casamento” que não é um casamento de verdade… Angelina também confronta a Débora com essa história, porque ela sabe que a Débora está mentindo sobre a gravidez, mas a Débora surta (ela é bem descontrolada, mas acho que o roteiro nunca vai trabalhar com isso – mas a Débora precisava de tratamento) e a chama de louca e tudo o mais… Angelina diz à Débora que o Gustavo ainda vai descobrir a verdade. Quem também não gosta dessa história é o Bruno, que não pode controlar os ciúmes porque a Angelina está chorando e sofrendo “por outro cara”, e ele diz a mesma coisa que a Domingas já dissera: que a Angelina não tem que se meter nessa história porque não tem nada a ver com isso. O problema é que Angelina não pode deixar de sofrer, e o pior é que as coisas vão ficar ainda piores porque o Bruno, frustrado, está se sentindo no direito de trair a Angelina.

Ah, Bruno, por favor, né?

Alguém pode ir lá e dar um soco na cara dele? Grato.

O “casamento” é um evento infeliz… Débora faz a leitura de votos espalhafatosos, falando de um “amor” que só ela enxerga, e é forçado demais. O Guga, por sua vez, faz votos bem mais mornos e realistas, que não se parecem em nada com uma declaração de amor, e embora a Débora perceba, ela não dá show na frente de todo mundo. Agora, Débora só consegue pensar em uma coisa: que ela precisa tentar aproveitar a noite de núpcias para engravidar de verdade. Quando ela chega na casa do Gustavo, no entanto, ela percebe que a cama de casal que foi encomendada ainda não chegou e que o Gustavo vai dormir em um colchão no chão – e ele não parece se importar muito com isso. Vai ser legal ver a Débora surtar porque o “casamento” não é exatamente o que ela esperava… mas estou triste em ver a maneira como a Angelina está sofrendo com isso tudo.

 

Para mais postagens de Malhação 2008, clique aqui.

 

Comentários