Severance (Ruptura) 1x08 – What’s for Dinner?

“Okay, kids, let’s find out what’s for dinner”

MAIS UM EPISÓDIO REALMENTE ESPETACULAR! Eu tive que me controlar muito para terminar o episódio e sentar para escrever esse texto antes de assistir ao próximo (que é o que eu vou fazer assim que esse texto estiver pronto), até porque por mais que eu queira respostas e algumas estão prestes a ser dadas em um Season Finale que promete ser eletrizante, eu também não queria que o que quer que acontecesse no último episódio interferisse em meus comentários a respeito do penúltimo. “What’s for Dinner?” é a PREPARAÇÃO PERFEITA para o grande momento de ação da primeira temporada de “Severance”, porque todas as cartas foram colocadas sobre a mesa, as motivações foram devidamente justificadas e os meios para a revolução foram providos.

Agora é hora da ação.

Para que o plano de despertá-los do lado de fora, como um erro de Milchick fez com que Dylan descobrisse que isso é possível, Helly R. precisa cumprir a meta de sua parte de Refinamento de Macrodados porque, como prêmio, um funcionário do departamento ficará até mais tarde para a “Festa do Waffle”, e essa é a oportunidade que eles terão de vagar pelos corredores brancos da Lumon e colocar o plano em ação… assim esperam. Assim, ganhamos uma sequência introdutória interessante com Mark, Dylan e Irving preocupados com Helly, mas torcendo e acreditando nela – até porque ela tem uma motivação muito grande para terminar aquilo, certo? Ela não tem ideia de quem é do lado de fora, e sabe que não gosta da sua Externa, mas esse é mais um motivo para sair.

Enquanto isso, outras coisas importantes estão acontecendo na Lumon. Mark é mandado para uma sessão extra de “bem-estar”, por exemplo, tudo porque Cobel e Milchick querem que ele saiba que a Srta. Casey está sendo demitida, e é uma cena angustiante na qual ele se importa de verdade com ela e ela fala sobre como as oito horas que passou em seu departamento, observando Helly R., foram as melhores oito horas de sua vida (o que é absurdamente triste e muito verdade para uma Interna). A sequência ganha uma camada extra de estranheza pelo fato de agora sabermos que eles já foram casados do lado de fora, e essa questão toda de enviá-lo para o bem-estar é um grande teste que prova, como eles não se reconhecem, que os chips funcionam.

Além disso, o jogo parece ter virado para Cobel – e é interessante acompanhar o que está acontecendo nesse momento na Lumon e pensar que, quando a série começou, acreditávamos que Cobel tinha muito mais poder do que ela de fato tem. Quando chega ao Conselho a informação de que Helly R. tentou se matar há 3 semanas e Cobel abafou esse caso, ela é demitida… como já sabíamos, eles estavam de olho nela. É uma reviravolta interessante que entrega uma Cobel surtada saindo da empresa sentindo-se injustiçada, quebrando tudo em uma sequência intensa, e ficamos nos perguntando o que acontecerá agora. De todo modo, acho muito estranho ver a Cobel sendo demitida dessa forma, porque ela não tem a ruptura e, portanto, sabe demais.

Não é perigoso para a Lumon? Eles a deixariam sair assim?!

Uma das melhores sequências de “Severance” acontece nesse episódio, quando o quarteto do Refinamento de Macrodados está se despedindo e se preparando para ir embora, com alguns recados uns para os outros, sobre como precisam estar preparados para tudo quando entrarem no elevador, por exemplo, porque se tudo der certo, a próxima coisa que acontecerá será despertar na vida do seu Externo, no meio do que quer que ele esteja fazendo… dirigindo, por exemplo. Irving está uma graça – um personagem interessantíssimo e que teve cenas externas muito bacanas e esclarecedoras nesse episódio, porque o vemos pintar o corredor para a Sala de Descanso do lado de fora (!), e entendemos que o negócio preto que ele vê no escritório pode ser a tinta dos seus quadros

O que quer dizer que ambos os lados estão “vazando”.

A despedida de Helly e Mark também é surpreendente e muito boa. De fato eles criaram uma relação interessante nas semanas que passaram juntos no escritório, e devemos lembrar que, para os Internos, aquela é toda a sua vida. Então, não me parece estranho que Helly beije Mark antes de entrar no elevador, para o caso de eles não voltarem mais… ou mesmo para o caso de voltarem, como ela diz. Foi muito bacana a sequência dos dois se perguntando se conheceriam seus cônjuges, se eles podem ser o cônjuge um do outro e imaginando uma vida externa juntos, e a expressão de Mark quando recebe o beijo é muito legal. Então, cada um entra no elevador no seu tempo, e saem, de volta para as suas vidas externas… importante notar que pouco vemos da Helly.

Há uma única tomada rápida da Helly Externa e que não diz muita coisa.

E estou com medo do que isso pode significar!

É absurdamente tenso acompanhar a sequência final do episódio. “Severance” constrói um suspense apreensivo fascinante enquanto pensamos em todas as possibilidades: o plano é contar tudo para alguém em quem acham que podem confiar, sem perder tempo investigando a própria vida, porque não sabem quanto tempo Dylan vai conseguir para eles, e isso nos faz questionar o que vai acontecer quando Mark finalmente despertar… me parece seguro dizer que ele vai contar tudo para o cunhado, já que ele está justamente na festa de lançamento do livro dele, e é, portanto, um “rosto conhecido” para o Mark Interno também, já que tem a sua foto na capa do livro. Mas como será despertar na frente de Cobel? Faz diferença que ela tenha sido demitida?!

A TENSÃO ESTÁ ME MATANDO.

Terminei o episódio com essa sensação de tensão, mas uma tensão gostosa e promissora. Estou muito ansioso para o último episódio, e estou feliz por não ter que esperar mais para assisti-lo. Dylan consegue escapar da tal “Festa do Waffle”, que é uma das coisas mais macabras que eu já vi (!), e ficamos apreensivos com medo de alguma coisa dar errado, e “Severance” prolonga isso magistralmente, para nos dar a mesma sensação que Dylan está sentindo, enquanto nos preparamos para encontrar os Internos da Lumon do lado de fora. No momento em que Dylan finalmente consegue apertar todos os botões e virar todas as alavancas necessárias para despertar Irving, Helly e Mark, o episódio chega ao fim – e nos preparamos para um Season Finale que promete ser épico!

 

Para mais textos de “Severance (Ruptura)”, clique aqui.

 

Comentários