Merlin 2x11 – The Witch’s Quickening

A ascensão de Morgana?

Um episódio importantíssimo para a história de “Merlin”, embora ele parece quase abrupto e precisamos parar para pensar um pouco no que aconteceu da última vez em que vimos Mordred e na última vez em que Morgana teve a oportunidade de matar Uther e abdicou dela. “The Witch’s Quickening” parece começar a preparar a temporada para a sua reta final, o que é excelente, e temos alguns vislumbres do que veremos no futuro de “Merlin”. Afinal de contas, o Grande Dragão já avisou Merlin sobre o papel que o garoto druida Mordred desempenhará na ruína de Arthur Pendragon, e ele também avisa sobre a aliança de Mordred e Morgana para o mal… o que culminará na morte de Arthur em algum momento está nascendo, de alguma maneira, aqui.

Mordred ajuda Alvarr, um feiticeiro perverso que está usando o garoto e, eventualmente, Morgana, a invadir o castelo em Camelot até os aposentos de Morgana, para pedir a ajuda dela na luta contra Uther: para acabar com Uther, Alvarr quer colocar as mãos no Cristal de Neahtid, um poderoso cristal mágico que intensifica poderes, além de mostrar o que é, o que foi e o que será… a ajuda de Morgana é essencial porque o Cristal de Neahtid está escondido e protegido, e a chave para entrar no cofre secreto está nos aposentos de Arthur – é necessária a ajuda de alguém de dentro do castelo, para não levantar suspeitas. E a única pessoa que tem alguma ideia do que está acontecendo é o Merlin, porque escuta a voz de Mordred dando instruções a Alvarr dentro de sua cabeça.

A ajuda de Merlin não leva Arthur e os demais para onde ele esperava, no entanto… Morgana nega ter tido invasores em seu quarto, por exemplo, e apenas ele viu Morgana no quarto de Arthur, e não pode denunciar a protegida do Rei baseado apenas em sua “desconfiança”, embora ele esteja muito certo do que viu e do que deduziu. Então, Gaius ajuda como pode, fazendo uma denúncia formal a Uther e direcionando Arthur e os Cavaleiros de Camelot aos renegados liderados por Alvarr, em busca do Cristal de Neahtid, roubado com sucesso dos aposentos do Príncipe Arthur. E a companhia de Merlin é importante porque ele consegue ouvir vozes em sua mente que indicam a direção correta, e pode plantar pegadas que convençam Arthur a segui-las.

Gosto muito de todo episódio de “Merlin” que traz Mordred, porque sinto que sempre há um tom de grandiosidade, e a sua recente parceria com Morgana é importantíssima. Independente do que eles se tornarão no futuro (segundo o Grande Dragão, a ruína do Rei Arthur e de Camelot, consequentemente), em “The Witch’s Quickening” eles estão sendo usados por Alvarr, que tem seus próprios planos vingativos contra Uther – que, convenhamos, é o verdadeiro vilão de “Merlin”: Uther e a sua gana de destruir com tudo que está relacionado à magia. Alvarr acaba sendo capturado e levado preso em Camelot, sentenciado à morte por feitiçaria e traição, e ele aceita a sua pena sem entregar quem é que o ajudou… embora, de certa maneira, Morgana fará isso sozinha.

É MUITO BOM ver a Morgana enfrentando Uther Pendragon – mesmo que isso não dê em nada concreto ainda. Mas ela se levanta contra Uther para dizer que Alvarr não fez nada de errado a não ser desafiá-lo, o que deixa Uther enfurecido, e Morgana segue fazendo aquilo que acredita ser o certo… usando a sua posição privilegiada de “protegida do rei” dentro do castelo, Morgana consegue visitar Alvarr e ajudá-lo a escapar, e embora Uther saiba que foi ela que o deixou fugir quando ele desaparece na manhã seguinte, não há nada que ele possa ou queira fazer… ele ameaça quem quer que “tenha traído o reino”, mas enquanto Morgana não confessar ou ele não tiver uma prova contra ela, ele seguirá fingindo que não sabe que foi ela e, portanto, consegue se isentar.

A tensão é imensa nesse episódio. Conseguimos ver a briga de Uther contra a magia, um tema recorrente em “Merlin”, mas conseguimos ver isso do ponto de vista de Morgana, enquanto ela cresce como personagem e futura vilã… também podemos ver Mordred, cada vez menos parecido com “um garotinho inocente”, e eu gosto muito de como temos cenas em que sua expressão se transforma completamente. E quando Merlin o faz tropeçar no meio do caminho, esperando que ele seja capturado por dois Cavaleiros de Camelot, ele consegue escapar matando os cavaleiros que vinham em sua direção, e faz uma promessa na mente de Merlin/Emrys antes de fugir: ele não esquecerá disso. Estou bem animado para a conclusão dessa temporada!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários