Merlin 2x09 – The Lady of the Lake

Merlin de coração partido.

Apaixonado, fazendo planos de fuga, quase deixando para trás todo o seu destino ao lado do futuro Rei Arthur na construção de uma nova Camelot… esse é o Merlin em “The Lady of the Lake”. Quando um caçador de recompensas chega a Camelot trazendo uma garota bruxa aprisionada, Merlin sabe que ele precisa fazer alguma coisa para ajudar – mesmo que Gaius o advirta a não interferir, porque caçadores de recompensas são pessoas perigosas, Merlin nunca foi muito bom em ouvir conselhos (pode até ser irritante, em alguns momentos, mas também é interessante que o personagem tenha sua própria opinião e seja tão convicto do que acha certo, mesmo que nem sempre ele esteja, de fato, certo). Assim, Merlin acaba salvando a vida de Freya.

Sinto que as coisas acontecem um pouco rápido demais em “The Lady of the Lake”. Já me parece extremamente arriscado que o Merlin use magia na frente de Freya mal conhecendo a garota, que podia nem ser uma bruxa de verdade, mas a sua fascinação por ela também surge e toma conta dele com uma facilidade e uma rapidez que só podem ser atribuídas à juventude: nem tem magia envolvida, como no episódio em que Uther se casa com uma troll, ou como no próximo episódio, com foco em Arthur… dessa vez, o sentimento que nasceu entre Merlin e Freya é sincero e real, e embora eu não tenha conseguido me convencer de verdade desse amor repentino, eu consigo entender que adolescentes e jovens são emocionados – vide “Romeu e Julieta”.

Então, Merlin ajuda Freya a escapar, a esconde em segurança, e passa a visitá-la regularmente, levando comidas que rouba das refeições de Arthur. É quase como se estivéssemos conhecendo um novo Merlin, enquanto ele se sente mais livre para ser quem ele é quando está com Freya, porque não precisa esconder dela seus poderes, porque sabe que ela não vai julgá-lo… enquanto isso, o caçador de recompensas recebe toda a ajuda dos Cavaleiros de Camelot para vasculhar a cidadela em busca da bruxa perigosa que, como descobrimos eventualmente, era amiga dos druidas, mas, aparentemente, foi expulsa – talvez Merlin realmente não tenha feito a coisa certa salvando aquela garota, mas como ele poderia saber da maldição no momento em que a ajudou a fugir?

À meia-noite, Freya se transforma em um monstro sedento por sangue inocente, e algumas mortes misteriosas surgem em Camelot – eventualmente, Merlin precisa lidar com a revelação de que é Freya quem está matando essas pessoas, mesmo que contra a sua vontade. Depois de ver Freya se transformar na frente de Arthur e dos demais Cavaleiros de Camelot, e escapar ferida, Merlin a procura para falar com ela, e os dois se despedem conforme a vida se esvai de Freya, porque o ferimento é grave demais para ela possa ser curada… a última conversa deles traz algumas informações importantes sobre como Freya foi amaldiçoada e, infelizmente, não havia muito o que pudesse ser feito se não havia como livrá-la de dita maldição: ela não podia seguir matando pessoas inocentes.

Embora o plano de Merlin fosse fugir com Freya, para algum lugar distante onde ninguém os conhecesse e onde eles pudessem viver juntos e felizes, eventualmente ele precisa lidar com a morte da primeira mulher que amou, e dar a ela uma despedida digna na beira de um lago – o lugar para onde eles tinham planejado fugir, antes de todas as coisas darem errado… mas, na verdade, a própria Freya sabia que a fuga com Merlin era apenas uma ilusão, porque ela não poderia viver ao seu lado transformando-se em um monstro sanguinário diariamente. Durante o episódio, então, podemos ver Merlin oscilar entre a preocupação, a animação contagiante depois do primeiro beijo com Freya, e a tristeza absoluta que toma conta dele uma vez que Freya morre.

“The Lady of the Lake” também trouxe excelentes momentos para Merlin e Arthur. Além de o timing cômico dos dois estar maravilhoso enquanto Merlin roubava comidas de Arthur e usava a desculpa de que “o estava ajudando a manter-se em forma” (o que faz o Arthur se perguntar se ele acha mesmo que ele está gordo), duas cenas se destacam: primeiro, quando Arthur vê Merlin nos corredores do castelo carregando um vestido e diz que não se importa com o que ele faz à noite, e que o vestido combina com ele; depois, quando Arthur percebe o quanto Merlin está triste, no fim do episódio, embora não saiba o motivo, e se senta ao seu lado fazendo o seu melhor, à sua maneira, para fazê-lo sorrir… fico muito feliz com a maneira como essa amizade cresceu e evoluiu desde o começo da série.

Amo Merlin e Arthur!

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários