609 Bedtime Story – Episode 9: On the First Day We Say Goodbye

O assassino de Dew.

Tenho algumas poucas dúvidas, mas, de modo geral, achei esse episódio MARAVILHOSO. Estamos entrando na reta final de “609 Bedtime Story”, e algumas coisas estão sendo resolvidas – como a identidade do assassino de Dew e os motivos que levaram a esse assassinato. O que resta de dúvida, no momento, é se essa história pode ser mudada e quais são as repercussões possíveis daquela atitude de Dew no fim do episódio, por exemplo, já que aquilo pode mudar toda a linha temporal e, consequentemente, o teor de todas as visitas que já presenciamos. Além disso, a conexão entre os universos paralelos está chegando ao fim, e como seguirá a história de cada um dos mundos depois do seu término? E quais são as chances para o relacionamento entre Mum e Dew?

Com Mum no hospital depois de sofrer um acidente por causa de sua moto sabotada, ele não está podendo visitar Dew toda noite, como fazia há algum tempo, mas ele não vê a hora de ganhar alta para poder estar de volta no seu apartamento e ver Dew mais uma vez e, quem sabe, salvar a sua vida. As coisas começam a mudar de figura e as peças começam a se encaixar quando uma conversa entre Mum e Game no hospital, quando Mum pede que o amigo o ajude a escapar porque precisa estar no Quarto 609 à meia-noite, revela que o nome do suposto “namorado” de Mint é “Dew” – o mesmo nome do garoto que Mum vê toda noite. Então, Game se lembra da foto que tinha mandado para Mum há algum tempo, quando Dew apareceu com Mint no All This.

E Mum reconhece o garoto na foto.

Agora, ele precisa entender o que isso tudo significa, mas as coisas vão ficando cada vez mais desesperadoras para ele quando mais informações e “coincidências” são colocadas sobre a mesa. Quando Mum finalmente ganha alta e Mint não quer deixar ele voltar para casa, porque quer que ele vá para o seu apartamento, onde ela pode cuidar dele enquanto ele não estiver totalmente recuperado, Mum ganha presentes da irmã e dos amigos: de Mint, ele ganha uma jaqueta preta para protegê-lo quando ele puder finalmente voltar a andar de moto, e de Game, ele ganha um novo capacete, porque o que ele tinha foi destruído com o acidente… e Mum reconhece imediatamente tanto a jaqueta preta quanto o capacete: são os mesmos que o assassino de Dew usava na primeira noite.

Ele é o assassino de Dew!

Quer dizer, uma versão dele… não é ele, esse Mum que conhecemos, que vai matar Dew, mas um Mum – Mum do Mundo de Dew, aquele que eu estava ansioso para conhecer há algum tempo e vinha comentando durante as reviews. A única coisa que fica um pouco mais perdida, para mim, é a conclusão a que Mum chega sobre o motivo pelo qual o Outro Mum mataria o Dew: aquele Mum só teria motivo para matar Dew se ele tivesse alguma coisa a ver com a morte da outra Mint, que acontecerá no dia 23 de Novembro… mas, sinceramente, eu nem me lembro de como o Mum conseguiu a informação de que a Mint daquele mundo morreria, se é que ele a conseguiu em algum momento, então me parece algo um tanto quanto aleatório, e o roteiro simplesmente segue com isso.

As peças se encaixam, apesar da dúvida de como Mum descobriu a morte de Mint no outro universo. Nos lembramos, por exemplo, de quando Mum encontrou o Dew misteriosamente com a camisa branca coberta de sangue e visivelmente abalado, em uma das primeiras visitas, que provavelmente aconteceu pouco depois da morte de Mint, e não temos nenhuma relação com o Mum do Mundo de Dew, mas sabemos que ele é bem reativo, e que ele faria qualquer coisa para proteger a irmã… mesmo o Mum que conhecemos já se meteu em brigas por muito menos do que a morte de Mint. Gosto de como o nosso Mum, aquele que acompanhamos desde o início de “609 Bedtime Story”, não é o mesmo Mum embaixo do capacete, e o episódio deixa isso evidente.

Tanto é que Mum quer visitar Dew uma última vez – a primeira vez para Dew. Ele não sabe se conseguirá vê-lo novamente, tampouco sabe se o que vai dizer a ele vai ser o suficiente para mudar o seu destino, mas ele quer mudar. Então, quando ele aparece no quarto de Dew pela última vez para ele e pela primeira para Dew, os dois se conectam mais ou menos como se conectaram na primeira noite, quando a situação era inversa (o último encontro para Dew, mas o primeiro para Mum). A cena é romântica, bonita, excitante e com um quê de melancolia por tudo o que sabemos que está para acontecer, e Mum precisa contar a Dew o que descobriu: precisa que ele saiba que, em 18 dias, ele será assassinado por outra versão de Mum, para que ele possa se proteger…

E ele possa mudar sua história.

O fato de Mum contar basicamente tudo o que descobrira para Dew soa um pouco estranho no sentido de que, se Dew sabia de tudo desde o começo, por que ele não contou para o Mum? Naturalmente, isso possivelmente geraria um Paradoxo de Bootstrap, mas, ainda assim, parece pelo menos um pouco estranho que o Dew fique ajudando o Mum a investigar seu possível assassinato se, teoricamente, ele já sabe quem é o assassino e o porquê de ele ter cometido o crime, certo? De todo modo, Dew entendeu qual é a sua missão: ele precisa garantir que Mint fique viva além do dia 23 de novembro e, assim, talvez o Mum do outro universo não tenha motivo para matar Dew e isso salvará a sua vida… pelo menos é o que tanto o Mum quanto o Dew esperam.

Mas talvez as coisas já estejam definidas. Apesar de tentar se afastar de Mint para mantê-la em segurança, a distância é justamente o que causa a sua morte – e parece que, apesar do que Mum acreditava, Dew não vai conseguir mudar o seu destino, e tudo continua acontecendo exatamente da mesma maneira que acontecera da primeira vez. Ou isso é o que acreditamos, inicialmente, quando vemos Mint sair de uma briga com Dew sem olhar para a rua e quase ser atropelada… dessa vez, no entanto, sabendo o que está para acontecer, Dew resolve entrar e mudar o destino de Mint e, consequentemente, o seu: ele salva Mint, mas é atropelado em seu lugar. E eu realmente não sei o que isso significa para a linha temporal e a história que conhecemos, mas estou empolgado!

Em paralelo, o episódio também traz algumas cenas bem legais para Wee e Game, o casal secundário de “609 Bedtime Story”. Embora eles não tenham realmente me conquistado e eu esteja muito mais investido na história de Mum e Dew, foi legal ver o Wee ir conversar com o seu ex-namorado babaca e, de uma vez por todas, terminar tudo entre eles, sendo sincero sobre não estar mesmo em um relacionamento com Game, mas dizendo que o que eles tinham acabou, que ele sempre vai se lembrar de como o amou, mas o ex precisa lidar com as consequências de suas escolhas – foi incrível! E, agora, Wee está pronto para começar algo novo e bonito com Game, e eles compartilham uma cena fofa tomando sorvete e um primeiro beijo oficial.

Parece que a trama deles está razoavelmente “fechada”.

 

Para mais postagens de 609 Bedtime Story, clique aqui.

 

Comentários