Merlin 2x10 – Sweet Dreams

Apaixonado.

Embora o objetivo não seja o mesmo e o plano não tenha sido executado da mesma maneira, sinto que há muitas similaridades tanto de tom quanto de temática de “Sweet Dreams” com outro episódio também dessa temporada: “Beauty and the Beast”. Dito isso, reconheço que gosto muito mais de “Sweet Dreams” do que do episódio em duas partes que ganhamos mais cedo na temporada, porque descartamos a parte nojenta do episódio graças à troll daquela história, bem como o protagonismo dado a Uther Pendragon, e o humor aqui funciona bem, além de tentar dar uma empurrada na história de Arthur e Guinevere, cujo romance já foi centro de outras narrativas. Embora legal, sinto que ele poderia estar mais cedo na temporada, para começarmos a entrar em clima de “reta final”.

Fica para o próximo episódio.

Camelot está recebendo uma visita importantíssima: o Rei Uther vai receber os reis de outros quatro reinos vizinhos para eles discutirem e assinarem um tratado de paz… parece perfeito, mas um dos outros governantes não está interessado em um tratado de paz porque, ao que tudo indica, isso seria prejudicial para o seu próprio reino por algum motivo. Então, Alined pretende usar os dons mágicos de Trickler, seu bobo da corte, para criar intriga entre os reinos de uma maneira bem simples: um dos reis com uma filha jovem e bonita (e insuportável) é extremamente protetor em relação à filha, e se Alined conseguir convencê-lo de que o Príncipe Arthur a está seduzindo, então certamente uma guerra será declarada… nem que eles precisem de magia.

E precisam, porque Arthur está visivelmente apaixonado por Gwen – além do fato de a Lady Vivian ser insuportável. É uma grande vitória de “Sweet Dreams” trazer um Príncipe Arthur enfeitiçado que é totalmente bobalhão e toma todas as decisões equivocadas possível, mas não é irritante… ele deixa o Merlin desconcertado, e certamente faz com que Gwen sofra sem nem perceber ou se lembrar, mas Arthur tem um bom timing de comédia e nos rende várias das cenas mais divertidas do episódio. Como a própria Lady Vivian não tem qualquer interesse romântico em Arthur, Alined e Trickler resolvem usar a mesma poção nela, e quando os dois ficam enfeitiçadamente apaixonados juntos, Merlin tem que cortar um dobrado para mantê-los separados.

Merlin estava em uma situação complicada – e hilária. E embora ele tenha conseguido alguma vitória, como quando Lady Vivian invade o quarto de Arthur e ele tem tempo de fazer com que ela durma com um feitiço e escondê-la em um armário trancado antes de Olaf, o pai de Vivian, aparecer vasculhando os aposentos do príncipe, Merlin não consegue conter Arthur e Vivian até o fim… quando Arthur invade o quarto de Vivian durante a noite (escalando pelo lado de fora e entrando pela janela com uma flor na boca, o que já é, por si só, muito engraçado) e os dois se beijam, não há mais como esconder. Olaf e Uther veem tudo com seus próprios olhos, então Olaf desafia Arthur para um duelo, para o qual ele parece empolgadíssimo, porque “vai lutar pelo que acredita”.

Alined está satisfeito: um duelo até a morte entre Olaf e Arthur certamente acarretará em uma guerra, porque o lado oposto de quem quer que perca aquele duelo vai declarar guerra. E parece que Arthur é quem vai perder, porque “está com a cabeça nas nuvens”, a não ser que Merlin descubra uma maneira de acabar com esse feitiço… que parece poderoso demais até para ele encerrar com a sua própria magia. Assim, Gaius o envia para falar novamente com o Grande Dragão, que entrega uma solução aparentemente simples e certamente batida: apenas um beijo de amor verdadeiro pode curar Arthur… ele precisa ser beijado por alguém que ele ame de verdade, então o seu encantamento pela Lady Vivian vai se dissipar. Então, Merlin sabe de quem precisa.

E não, não é dele mesmo (embora eu acho que funcionaria).

Gwen está realmente sentida com tudo (ainda que tenha um quê de drama no episódio, e Gwen tenha sofrido por ter se sentido primeiro abandonada e depois trocada de maneira insensível, “Sweet Dreams” é marcado pelo tom de humor em todo o resto ao seu redor, então não fica pesado nem nada), mas ela resolve confiar em Merlin quando ele diz que Arthur está enfeitiçado e que um beijo seu pode trazê-lo de volta… ela não pode correr o risco de perder o homem que ama, mesmo que o romance entre eles pareça impossível, certo? Assim, o episódio reforça os sentimentos de Gwen e Arthur quando ela o beija na tenda, ele “desperta” apaixonado a tempo da última batalha, e faz a escolha certa ao vencer, mas não matar Olaf, garantindo o acordo de paz para os reinos.

É um episódio interessante.

Mas o próximo episódio sim deve pegar fogo.

 

Para mais postagens de Merlin, clique aqui.

 

Comentários