Manifest 4x12 – Bug Out

“Wake him up”

No momento em que escrevo esse texto, eu não tenho certeza se consigo continuar com os próximos oito episódios, ou se esse é o último texto de “Manifest” que vocês verão por aqui – não é uma decisão que vou tomar agora. Infelizmente, eu sinto que “Manifest” ficou muito aquém das minhas expectativas lá de quando a série estreou, e eu cogitei abandoná-la mais de uma vez, mas o fato de essa ser a última temporada meio que me fez continuar… até gostei do retorno, mesmo com nada muito impactante, como comentei em meu último texto, mas “Bug Out” me deixa realmente em dúvida, porque embora eu tenha gostado de algumas coisas, outras me pareceram cansativas: a) o retorno de Angelina; b) a forçação de Jared e Michaela. Talvez eu não tenha paciência para seguir.

Michaela é colocada para ajudar em uma investigação de um Chamado, e é uma das coisas mais patéticas de “Manifest”, mesmo que eu já esperasse por isso, porque é uma tentativa vergonhosa do roteiro de empurrá-la de volta para Jared. Infelizmente, quando Zeke morreu no fim da primeira parte dessa temporada, eu sabia que era uma questão de tempo para isso acontecer, mas não quer dizer que eu não tenha ficado irritado do mesmo modo… e as cenas me parecem forçadas, especialmente com aquelas “recordações” que o Jared empurra para a Michaela sobre a história deles e tudo o mais. É algo que me parece desrespeitoso com a história que Mick teve com Zeke, sem contar que eu não torço por Jared e Michaela há muito tempo nessa série.

A dupla conseguiu entregar uma história interessante, ainda assim, porque o Chamado de Joe os levou por uma investigação bacana e uma conclusão emocionante quando Michaela conseguiu levar Charlie, o filho de Joe, para ver o pai pela primeira vez depois de oito meses… e o Chamado de Joe, “solucionado” por Michaela, é que salvou a vida do garoto, o que torna tudo ainda mais significativo. Também foi legal ver a Mick conseguir uma breve ajuda de Cal, cujos “poderes” estão cada vez mais aguçados, e agora ele consegue “entrar em Chamados alheios” ou algo assim, o que parece bastante útil (e conveniente) agora que os 828ers estão quase todos prisioneiros do Registro… uma pena que essa coisa toda o tenha “levado de volta” para Angelina…

Sério, ninguém mais aguenta a Angelina!

Por outro lado, toda a parte de Ben e Saanvi me agradou bastante – porque eles são dois personagens de quem gosto muito. Ben tem um chamado que o faz escrever “Wake him up” inúmeras vezes na parede de sua cela e, eventualmente, Saanvi entende que as palavras foram escritas e espaços foram deixados como um “mapa” guiando a algum lugar… o lugar onde eles encontram Daly, o piloto que desapareceu há algum tempo e que está volta. O que ele trouxera do Brilho com ele, no entanto? A dinâmica de Ben e Saanvi funciona, a cena do beijo deles também, mesmo que tenha sido apenas uma “maneira de distrair” quem quer que estivesse atrás deles (e, no fim, era apenas o Vance), e a última cena, do xadrez, mostra uma conexão palpável entre eles…

“Bug Out” nos ajuda a entender alguns rumos que a parte final de “Manifest” tomará.

Será que valerá a pena?

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários