Raven’s Home (A Casa da Raven) 5x24 – Bridge Over Troubled Daughter

“I wanna move to London to live with you”

Uma participação quase inesperada e mais do que especial! Depois de ter desaparecido de “As Visões da Raven”, e sem ter dado as caras em “A Casa da Raven” durante quase cinco temporadas inteiras, T'Keyah Crystal Keymáh está de volta para reprisar o seu papel como Tanya Baxter. “Bridge Over Troubled Daughter”, exibido em 18 de novembro de 2022 como o 24º episódio, foi, na verdade, produzido como o último episódio da temporada (o que quer dizer que podemos encontrar algum problema de continuidade no episódio seguinte, já que a decisão de Victor não pode ser mencionada porque ainda não tinha sido tomada) – e seria uma boa maneira de encerrar esse capítulo de recomeços para “Raven’s Home”, que foi completamente reinventada para a sua quinta temporada.

É o aniversário de 60 anos de Victor, e Raven organizou uma festa (com direito a bolo e 60 velinhas, o que acaba se mostrando um grande perigo, na verdade), enquanto os convidados se empenharam em dar presentes especiais para ele… e, quando a campainha toca com um convidado surpresa, Raven se surpreende ao ver a mãe – que ela nem tinha convidado para a festa de 60 anos do pai, porque achou que ela estivesse ocupada demais em Londres para vir. Confesso que, por mais que eu goste da Tanya e seja legal rever rostos conhecidos de “As Visões da Raven” (afinal de contas, “A Casa da Raven” é toda construída em cima de nostalgia), eu não senti a emoção que eu esperava… talvez porque eu soubesse que ela apareceria, talvez por causa do seu extenso tempo ausente.

De todo modo, o retorno de Tanya nos convida a olhar para o relacionamento dela e de Victor que, eu confesso, era bastante nebuloso para mim… acredito que o status da relação deve ter sido comentado em algum diálogo em algum ponto da temporada, mas realmente não foi algo que eu guardei na memória (!), e passei as primeiras cenas de Tanya procurando pistas que me permitissem entender se ela e Victor seguiam casados ou não – e, sim, eles continuam casados. A viagem de Tanya para Londres, no entanto, os obrigou a viver um relacionamento à distância por tantos anos que as coisas talvez já não sejam mais como costumavam ser, e a própria Raven percebe como o pai está agindo “de forma estranha” com a mãe, como se fosse um primeiro encontro ou algo assim.

E, de certa maneira, é.

Então, Raven manda o pai levar Tanya para almoçar, mas se desespera quando tem uma visão que a faz entender que o pai quer se separar… então, bancando a adolescente e não a mulher adulta que, inclusive, já passou por um divórcio que é, Raven tenta a todo custo impedir o pai de dizer o que ela o viu dizer em sua visão, o que gera uma variedade de cenas absurdas e confusões que tem tudo a ver com a Raven – e dá à série um gostinho gostoso de “As Visões da Raven”. Victor e Tanya acabam no barco de Lazlo para poderem estar a sós, mas não conseguem escapar de Raven, que os segue até ali para tentar impedir o pai de terminar com a mãe, ou ao menos fazê-lo “pensar melhor”… e o trio acaba em um barco que está afundando, graças ao Booker…

Quem diria?

Booker e os amigos têm uma história que funciona também, mesmo que seja uma parte menor do episódio. Quando todo mundo parece ter dado presentes incríveis para o Victor, Booker fica com vergonha da caneca que ele mesmo fizera e resolve que precisa de algo muito mais marcante – e superar o presente de Alice não vai ser a coisa mais fácil do mundo. Felizmente, ele tem uma visão que o ajuda a ter uma ideia: ele pode ir atrás da árvore na qual Victor e Tanya escreveram suas iniciais na juventude (o que, por sua vez, me faz imediatamente pensar no maravilhoso “O Mistério da Fábrica de Livros”, do Pedro Bandeira). O grupo formado por Booker, Alice, Ivy e Neil têm uma química bacana e consegue render alguns momentos divertidos para o episódio…

Além de um momento bem bonitinho, também. Quando eles acabam presos em um engarrafamento na volta para casa (com um pedaço do tronco com as iniciais do Victor e da Tanya, já que a árvore já tinha sido derrubada), Booker se desespera frente à possibilidade de não conseguir entregar o seu presente ao avô no dia do seu aniversário, porque quer mostrar a ele que se importa, e Alice tem algumas palavras sábias para lhe dizer, que são uma mensagem bacana que “Bridge Over Troubled Daughter” está passando: Victor sabe que Booker se importa com ele, porque Booker prova isso diariamente estando ao seu lado e tudo o mais… e é isso o que importa. Além do mais, a caneca vai ter que servir, porque Booker acaba derrubando o tronco da ponte…

E o tronco cai sobre o barco de Lazlo, em que os Baxters estavam.

ADOREI TODA A CONEXÃO INUSITADA E DIVERTIDA!

Nos perguntamos o quanto esse episódio vai interferir no futuro de “Raven’s Home” – e imagino que, na época da exibição, ainda sem a sexta temporada disponível, as especulações devem ter sido maiores ainda… afinal de contas, o que fica proposta com “Bridge Over Troubled Daughter” é que Victor está se mudando para Londres com Tanya, enquanto Lazlo, que teve sua casa afundada (!), vai vir morar no seu quarto. De todo modo, isso é uma preocupação para o futuro. No momento, curtimos as cenas gostosas da família reunida, bem como um momento que me arrancou um sorriso sincero: quando os dois grupos se reúnem, fica claro que a culpa do barco afundado é do Booker, e a Tanya começa a rir porque a Raven teve um filho igualzinho a ela. Sensacional!

 

Para mais postagens de Raven’s Home, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários