Primeiro Capítulo de “A Madrasta” (15 de agosto de 2022)

A pena de Marcia!

Chegamos, agora, à quinta produção do projeto “Fábrica de Sonhos”, da Televisa. Iniciado em 2019, com “A Usurpadora”, e reformulado a partir de “Os Ricos Também Choram”, de 2022, o projeto visa trazer novas versões de clássicos da teledramaturgia reinventadas. Inicialmente, a proposta era mais similar a séries, com mais ou menos 25 capítulos, e a base das premissas originais eram aproveitadas em uma história reimaginada que, particularmente, eu gostei muito, mas pegou muita gente de surpresa, e a recepção não foi das melhores… então, as produções atualmente cresceram para 50/60 capítulos, seguindo mais à risca o roteiro original e com um formato mais novelesco mesmo, com o qual o público já está acostumado, e é assim que chegamos a “A Madrasta”.

“A Madrasta” é uma história bastante conhecida por sua versão de 2005, protagonizada por Victoria Ruffo, tida como uma das novelas de maior sucesso da Televisa, mas essa já é uma readaptação da versão original homônima, chilena, de 1981. Para a nova versão, de 2022, mudanças e atualizações são feitas ao roteiro, e eu estou bem curioso em relação à condução dessa trama, que envolve mistério, romance, investigação e vingança. Confesso que a primeira semana de “A Madrasta” me empolgou menos do que a primeira semana de “Os Ricos Também Choram”, e talvez eu tenha dificuldade para gostar do Esteban ou dos filhos da Marcia, mas acho que essa é meio que a proposta, não? Acredito, sim, que a novela tem um potencial enorme de crescimento.

A história de “A Madrasta” começa em 2002, apresentando uma versão apaixonada do casal Marcia e Esteban, e uma viagem de negócios para a Espanha… é uma galeria grande de personagens (e, eventualmente, de suspeitos no melhor estilo Agatha Christie) com os quais teremos que nos habituar aos poucos, mas podemos ouvir comentários de mulheres que lamentam Esteban ter se casado com Marcia porque “ele tinha tantas opções melhores”, por exemplo, e vemos homens desprezíveis que acham que podem conseguir qualquer coisa com dinheiro… desde o início, o clima é estranho e pesado para Marcia, que é inocente demais para perceber, por exemplo, que a fazem trocar de vestido para algo mais vulgar e que vai chamar a atenção.

Sabendo ou imaginando o que vem a seguir para Marcia, toda a sequência do jantar é repleta de tensão… durante o brinde do lançamento do que quer que seja, Esteban faz um agradecimento a Marcia, com quem ele tem dois filhos, e às irmãs, Lucrecia e Ines – e não é difícil perceber que praticamente ninguém naquela mesa gosta de Marcia. Portanto, se tem um crime prestes a acontecer e Marcia vai ser acusada por ele… bem, qualquer um poderia ser o culpado. Essa é a ideia de “A Madrasta” e, particularmente, é o que mais me fascina na premissa, porque não conhecemos de verdade aquelas pessoas, e praticamente todas elas teriam motivo para incriminar Marcia. E uma grande diferença dessa versão é a pessoa que é assassinada na Espanha…

Nicolas é um amigo de Esteban, aparentemente apaixonado por Marcia e que os verdadeiros culpados tentarão vender como “amante de Marcia”. Para incriminá-la, uma mensagem é mandada do celular de Nicolas para Marcia, dizendo que ele vai se matar se ela não for vê-lo ou algo assim, e quando Marcia sai no corredor, ela escuta um tiro… quando ela chega correndo afoita no quarto de Nicolas, ele já está morto, e ela está no lugar perfeito para ser incriminada: basta baterem em sua cabeça, ela desmaia e quando acorda está com a arma do crime na mão, então sabemos que já não há nada que se possa fazer… Marcia é levada pela polícia, Esteban assiste a tudo confuso, manda buscarem o melhor advogado, porque não acha que Marcia seria capaz de fazer algo assim…

Mas a confiança dura pouco tempo.

Esteban é do tipo de protagonista que duvida do seu par, e isso é bastante difícil de defender, se você me perguntar – por isso, o primeiro capítulo me sugere que será bem difícil torcer por Marcia e Esteban ou algo assim… inicialmente, Esteban vai visitar Marcia na cadeia, ainda confuso, mas afastando-se das mãos dela enquanto pergunta o que aconteceu e questionando o motivo de ela estar sozinha no quarto de Nicolas naquela noite, e ela está desesperada pedindo que ele a tire dali, explicando sobre a mensagem que Nicolas enviou e sobre como tudo aconteceu. É desesperador, porque podemos sentir a angústia de Marcia e a dúvida nos olhos de Esteban nos mortifica ainda mais, mesmo quando ela jura que é inocente, estende os braços para ele e ele a abraça.

O julgamento é um verdadeiro circo de horrores – era óbvio que ela seria considerada culpada. Quem quer que tenha cometido o crime armou tudo muito bem para não ser pego, e sabia exatamente quem culparia… assim, com as provas circunstanciais e alguns depoimentos comprados, o restante da patota entra no jogo, porque é “divertido” para eles falar mal de Marcia, como nunca gostaram dela de todo modo. Eu sabia o resultado do julgamento… ainda assim, é difícil de assistir enquanto tanta mentira é dita e a injustiça cai sobre Marcia, que é condenada a 35 anos de prisão; em paralelo, todo mundo fala no julgamento que Marcia e Nicolas “tinham um caso”, e isso faz com que Esteban duvide do caráter de sua esposa que ele tanto dizia amar.

Quando Esteban vai visitar Marcia depois do julgamento, ele quer que ela “confesse” que ela e Nicolas tinham um caso e o enganavam – e isso termina de acabar com Marcia. A maneira como Esteban grita, mandando ela parar de mentir, perguntando se ele não foi o suficiente, por que ela fez o que fez… e chega a dizer que “a única coisa boa disso tudo é que esse traidor está morto”. Marcia chora, pede que Esteban acredite nela, mas já é tarde demais: Esteban acredita que a traição é um fato, e ainda pergunta se Lucia é sua filha (!), o que é a pior coisa que ele poderia ter feito… eventualmente, Marcia percebe que Esteban não a conhece de verdade, e diz que todos os seus amigos são uns hipócritas e a odeiam, então Esteban vai embora mandando Marcia esquecer-se dele e dos filhos…

Essa é “a última vez que eles se veem”.

A crueldade de todos contra Marcia é sem tamanho. A morte de Nicolas, as mentiras no julgamento, a dúvida de Esteban, o fato de ela ser impedida de ver os filhos… ela até tenta ligar para a antiga casa, mas Lucrecia desliga o telefone e depois Esteban manda trocar todos os números, para que Marcia nunca mais possa ligar. É uma verdadeira gangue! Em uma reunião comandada por Esteban, fica decidido que todos eles vão manter em segredo para sempre tudo o que aconteceu na viagem à Espanha, e Lucrecia coloca na parede o quadro com uma foto de uma mulher qualquer, para ser “alguém que as crianças podem amar como mãe”, e eles dirão a Hugo e Lucia que ela morreu – Esteban concorda que é melhor do que eles saberem que “são filhos de uma assassina”.

Até a pouca ajuda que Marcia poderia ter lhe é negada… ela tenta enviar uma carta (e várias outras ao longo dos anos seguintes) para o Padre José, que é seu grande amigo, mas a carta nunca vai chegar ao destino, porque ela é rasgada assim que Marcia a entrega para uma policial. O Padre José é um grande personagem, porque ele é a única pessoa que ama e confia em Marcia inteiramente. Quando Esteban o procura para contar tudo o que aconteceu na viagem, ele chora, diz que conhece a Marcia desde que ela era criança e sabe que ela não faria isso (!), e pergunta onde ela está, porque quer ir vê-la… ela é como sua filha. Para impedir que o padre chegue até ela, Marcia é trocada de penitenciária, e ninguém diz ao padre onde ela está, por mais que ele vá até a Espanha e faça muitas perguntas.

É linda a relação dos dois, é bonito ver a preocupação genuína do padre procurando por ela, mas é tristíssimo ver como tudo o que fizeram até ali não parece ser o suficiente… Marcia está em outro país, totalmente sozinha, excluída por completo da vida dos filhos, com uma pena de 35 anos para cumprir que, com sorte, ela consegue reduzir por bom comportamento, mas só depois de muito tempo… só depois de 20 anos. O primeiro capítulo de “A Madrasta” termina trazendo a narrativa para 2022, quando podemos ver brevemente as pessoas em quem os filhos de Marcia e Esteban se tornaram, e anunciam para Marcia a redução de sua sentença, o que quer dizer que ela está livre… agora, ficamos esperando o retorno triunfal de Marcia ao México… ela tem muito o que fazer!

  

Para mais postagens de “A Madrasta”, clique aqui.
Para as outras produções da “Fábrica de Sonhos”, visite essa página.

  

Comentários