Severance (Ruptura) 1x07 – Defiant Jazz

“Let’s burn this place to the ground”

QUE. EPISÓDIO. SENSACIONAL! “Defiant Jazz”, o sétimo episódio de “Severance”, é, possivelmente, o episódio mais intenso da série até o momento, porque vemos a revolução tomar conta do escritório, enquanto todos os funcionários do departamento de Refinamento de Macrodados encontra um motivo pelo qual lutar: se Helly R. é questionadora desde o primeiro dia e fez de tudo para ir embora, e Mark S. está em uma transformação crescente desde o desaparecimento de Petey e a chegada de Helly, agora Irving e Dylan também têm motivos para enfrentar a Lumos e deixar de aceitar que “as coisas são como são”. Enquanto isso, do lado de fora, alguns passos são dados para ajudar os Internos, e ganhamos um plot twist do jeitinho que bons plot twists precisam ser: inesperados.

No fim do episódio anterior, Mark atendeu ao telefone que foi deixado para trás por Petey, e acabou entrando em contato com a mulher responsável por sua reintegração – e, segundo ela, o que matou Petey não foi a reintegração em si, mas o fato de ele fugir no primeiro mal-estar e não seguir as orientações dela… se podemos confiar 100% nela ou não, é difícil saber, mas certamente ela é a cara da revolução do lado de fora, e foi muito bom vê-la conversar com Mark e levantar alguns questionamentos a respeito do que ele fez com a outra parte dele, com o seu “interno”: ele o condenou àquele trabalho sem perguntar-lhe, e nem sabe o que ele faz ou se ele é feliz lá dentro… a conversa é surpreendentemente interrompida por um dos seguranças da Lumos…

…e isso é o melhor que poderia ter acontecido.

Com o segurança morto, Mark consegue um crachá que lhe dará acesso a outras áreas da Lumos – e que vem bem a calhar, enquanto a empresa determina “novas medidas de segurança”, como uma porta no setor de Refinamento de Macrodados que os impediria de caminhar pelo andar ou visitar outros departamentos. O título “Defiant Jazz” se refere a uma rara oportunidade de ouvir música no escritório, em uma “celebração” liderada por Milchick, e que termina com Dylan se voltando contra ele em uma cena violenta e selvagem – e que tem um tom catártico para o espectador. Depois de ter sido despertado do lado de fora e ter descoberto que tem um filho, as coisas não são mais as mesmas para Dylan, e a maneira como isso está pesando sobre ele faz com que ele exploda naquele momento.

E não há muito que Milchick possa fazer: ele não tinha autorização de Cobel para fazer o que fez, e Dylan sabe disso. Quando eles são deixados sozinhos e trancados novamente no Refinamento de Macrodados, Dylan compartilha com seus companheiros tudo o que aconteceu no dia anterior, e confirmamos o que já era óbvio no episódio anterior: o fato de Dylan ter sido despertado em casa na noite anterior e ter descoberto que tem um filho mexeu com ele… agora, ele tem essa informação e não sabe o que fazer com ela, porque não sabe nem o nome do seu próprio filho, e sabe que nunca mais vai poder vê-lo, porque está preso como interno dentro daquele escritório eternamente, e ele não acha isso justo… tampouco acha justo que eles possam acordá-los quando bem entenderem.

Isso, no entanto, pode ser útil – como a própria Helly R. percebe. Se existe uma maneira de despertá-los quando eles estão do lado de fora, talvez eles mesmos possam fazer isso, se descobrirem como… e o crachá que o Mark Interno encontrou no seu bolso e a sua recém-descoberta personalidade rebelde são tudo o que eles precisam para investigar. Que sequência brilhante a deles reunidos explorando os corredores da Lumos, chegando até o lugar onde todos os funcionários são controlados, encontrando um manual que lhes ensina como acionar esse mecanismo de emergência que permite o despertar do lado de fora. Agora, Dylan pode ficar para trás para fazer isso, enquanto Mark e Helly são despertados do lado de fora e pensam no que fazer.

Mal posso esperar para ver o que isso vai render.

Quem ainda não estava completamente convencido era Irving, e quando Mark usa o seu crachá de segurança para tirá-los do próprio setor, ele se separa do grupo porque “precisa saber se Burt está bem” – e essa se mostra uma sequência extremamente importante do episódio. Quando Irving chega até o setor de Óptica & Design, ele descobre que está acontecendo uma festa de despedida para Burt, porque, aparentemente, “o seu Externo está se aposentando”. Isso quer dizer que o Burt de dentro da Lumos simplesmente vai deixar de existir para sempre, e Irving sabe que isso é retaliação pelas coisas que eles têm feito, e não pode aceitar isso. A sua revolta e inconformidade são palpáveis, enquanto ele é roubado da única coisa verdadeiramente boa que tinha ali dentro.

Assim, a revolução ganha 100% de adesão da equipe do Refinamento de Macrodados e convenhamos: essa é a única maneira de ela talvez funcionar, sem ninguém ali de dentro que possa delatá-los. Portanto, “Defiant Jazz” é importantíssimo para a série por ser esse ponto de virada para Dylan e para Irving, e é emocionante e eletrizante ver o Irving retornando para o seu setor e dizendo aos colegas que eles precisam derrubar aquele lugar. O que eles vão poder fazer? Ainda não sei. A Lumos é uma empresa grande, o seu controle sobre os seus funcionários, dentro e fora da empresa, é extenso, mas uma vez que eles tenham reunido pessoas o suficiente, tenho certeza de que será incrível… será que Irving está preparado para conhecer o Externo de Burt?

A sequência final do episódio traz, ainda, uma surpresa INCRÍVEL. Mark está decididamente acabado depois de ter perdido todas as chances de ter uma nova relação significativa, e ele descobre que rasgar a foto de sua esposa supostamente morta não é o suficiente. Quando é deixado sozinho em casa, com a foto rasgada, Mark pega cada pedacinho para colá-la novamente, enquanto a narração na voz de Mark fala sobre tudo o que sua esposa, Gemma, detestava… e, pelo mistério que acompanha a sequência, percebemos que quem quer que seja a mulher da foto é alguém que vamos reconhecer quando finalmente pudermos ver a foto inteira. E, quando Mark termina de colá-la, descobrimos que a sua esposa “morta” é, na verdade, a Miss Casey.

Trabalhadora da Lumos.

Inesperado e muito legal. O que vem pela frente?!

 

Para mais textos de “Severance (Ruptura)”, clique aqui.

 

Comentários