Manifest 4x15 – Throttle

“The Callings are gone”

Pode ser que o Ben tenha estragado tudo? Pode. Quer dizer que eu faria diferente dele no seu lugar? De modo algum. “Throttle” é o décimo quinto episódio da última temporada de “Manifest”, e traz Zimmer tentando usar o poder de Angelina com a Safira para atrair os últimos passageiros do Voo 828, aqueles que não se entregaram e que eles não conseguiram localizar ainda… o poder de Angelina é assustador e injusto: assim como ela fez o Ben ver Grace depois de sua morte, e como se passou por Olive para fazer com que Eden fizesse algo horrível, agora ela usa a sua capacidade de projetar falsos Chamados para atrair os passageiros que estão escondidos e fazer com que eles mesmos se entreguem – felizmente, nós temos o Ben para alertar do perigo.

A proximidade de Ben com o passageiro enganado e preso é interessante, porque ele sabe exatamente o que precisa ser feito para impedir que outros caiam na armadilha de Angelina. Então, usando o código secreto do esconderijo, ele faz um discurso na frente do Registro que passa despercebido para Zimmer, mas que contém uma mensagem clara para todos os 828ers que ainda estão em liberdade: o Registo está indo atrás deles e sabe onde eles estão. Então, embora Angelina consiga o endereço e o passe, quando eles chegam até o local, ele já foi evacuado, deixando para trás café ainda quente e uma televisão ligada, o que quer dizer que eles estiveram ali há pouco tempo, mas foram avisados… e quem poderia tê-los avisado que eles estavam indo?

É muito bom que o discurso de Ben e a mensagem criptografada passe tão despercebidamente, porque Angelina acaba levando a culpa de ter sido a informante, o que quer dizer que a Zimmer se volta inteiramente contra ela, e a coloca em uma maca e dá ordens para Saanvi para retirar dela a Safira. Ter Zimmer usando a Safira seria um problema imenso, mas acabar com Angelina seria interessante, e é angustiante ver a Safira entrando mais no corpo de Angelina e se fundindo definitivamente com ela, como aconteceu com o Cal… não só ela não perde o seu poder, como ela ainda escapa com a ajuda de Eagan. Antes disso, Ben usa o antídoto de Saanvi para injetar nela e acabar com o seu poder de conjurar falsos Chamados, o que eu não acho que seja um plano tão ruim…

Depois de tudo o que a Angelina fez? Eu passo um pano danado para a atitude talvez precipitada de Ben Stone, sério. Mas as coisas não saem como ele esperava, e embora talvez tenham calado os Chamados de Angelina, parece que ele também calou todos os demais Chamados. Não sabemos bem o que isso quer dizer ainda, mas alguma coisa deu muito errado, e pode ser que o Ben tenha feito justamente o oposto do que ele tem tentado fazer há tanto tempo. Ele ignora os avisos de Saanvi (depois de os dois terem um momento bem significativo, quando ela cuida de um machucado dele e diz que se importa com ele!), e, na sua própria leitura, “ele afundou o barco”. Se isso quer dizer que Angelina não vai mais ter o poder da Safira, talvez fosse algo até bom.

Mas eu não tenho essa esperança.

Michaela, por sua vez, usa o fato de que ela tem um Chamado, que parece desimportante, para conseguir autorização para sair do Registro por aquela tarde, e cuidar do pai que acabou de ter um AVC… também acho que ela estava inteiramente certa em fazer isso, e ela não pretende voltar – tanto que ela tira o seu rastreador e vai se dedicar, agora, a cuidar do pai. É uma pena que tanto da história de Michaela seja resumida ao Jared, e embora uma boa parte do público de “Manifest” goste dos dois juntos, eu não faço parte desse público, então acho realmente chato todo o desenvolvimento que tentam dar para eles – e eles compartilham um beijo já nesse episódio… e parece que ainda pode haver um grande drama pela frente por causa do que Jared viveu nesse meio tempo.

Enfim.

 

Para mais postagens de Manifest, clique aqui.

 

Comentários