Sítio do Picapau Amarelo (2006) – A chantagem de Matilda

“Agora durma. Durma eternamente”

Matilda é, certamente, uma vilã icônica: com planos que chegam a funcionar e um carisma imenso, a personagem nos conquista constantemente entregando cenas divertidas – sabemos que ela é maldosa, sabemos que suas intenções não são boas, mas ela nos diverte e faz com que adoremos assistir às suas cenas! O novo plano de Matilda para livrar ela e Mirthes da prisão e dos castigos aos quais foram sentenciadas desde que tentaram enganar o povo do Reino de Luterra envolve roubar a medalha mágica do Príncipe Theo. Desde que descobrira que a medalha de Thirza foi roubada, Theo resolveu “guardar” a sua para que “ela estivesse melhor protegida”, mas a verdade é que ela não está lá tão segura, mesmo que tenha alguns guardas e esteja no topo de uma escada de mais de mil degraus… mas Matilda consegue roubá-la com certa facilidade.

Agora, Matilda tem em mãos algo valiosíssimo, que ela sabe que vai poder usar para conseguir o que quiser – e quando ela se alia a Trévan, então, ela talvez fique ainda mais poderosa… Trévan celebra o fato de Matilda conseguir uma das medalhas encantadas, porque ela “é uma velha aliada”, e enquanto Matilda celebra e Trévan vibra (“Excelente trabalho, cara Matilda”), porque isso vai ajudá-lo ainda mais a recuperar o seu poder, a Princesa Thirza sente uma forte dor no peito, uma sensação ruim, e algo que ela chama de “mal pressentimento”: ela sente que alguma coisa está errada, embora não saiba dizer o que é… mas parece cada vez mais urgente conseguir encontrar a medalha da Princesa Thirza, aquela que está perdida há tanto tempo que ninguém mais sabe onde está, embora tenha sido vista pela última vez no fundo do lago, quanto Grilo quase a recuperou.

Trévan exige que Matilda lhe entregue a medalha, mas Matilda tem uma condição: barganhar com Trévan não é algo que o deixa muito feliz, mas ele não tem escolha se quiser voltar ao poder, e acaba atendendo às vontades de Matilda… ela diz que entregará a medalha se ele realizar um desejo seu: “Eu quero… ser a Rainha de Luterra”. Trévan não consegue simplesmente estalar os dedos ou algo assim e torná-la rainha, mas ele tem um plano típico de contos de fadas que vai conseguir o que ela quer. Enquanto Theo coloca todas as forças reais em busca da medalha roubada e das fugitivas do castelo, porque ele prometeu ao Mago Mor que protegeria o Reino de Luterra e, portanto, essa é sua obrigação, ele acaba sendo encontrado por Matilda – embora, seguindo um plano de Trévan, Matilda esteja fantasiada como uma velha de contos de fadas.

A ideia da maçã envenenada sempre funciona muito bem na ficção – é uma história clássica que foi “reutilizada” em produções que se inspiram em contos de fadas para contar novas histórias, como é o caso de “Encantada” (um filme que eu adoro, por sinal). Aqui, o “Sítio do Picapau Amarelo” brinca com esse elemento, sendo uma grande referência que é subvertida, de alguma maneira, já que a pessoa para quem a velha bruxa está entregando a maçã envenenada é o príncipe, e não a princesa… Theo quase não cai no conto, porque “está ocupado demais” para parar e comer uma maçã, mas Matilda é tão insistente e o convence a “não deixar uma pobre velhinha passando necessidade”, então ele morde a maçã e, com apenas uma mordida, ele cai, adormecido sabe-se lá por quanto tempo… de acordo com Matilda, talvez ele fique dormindo para sempre.

Destaco a risada maléfica de Matilda depois de conseguir o que queria – foi, talvez, a cena da temporada em que ela mais pareceu uma vilã cruel. Agora, o plano de Matilda e Trévan é que Matilda retorne ao Reino de Luterra, dizendo aos reis que sabe como despertar o príncipe… em troca, no entanto, ela quer ser coroada a nova Rainha de Luterra. Foi bem interessante a guinada mais cruel e descontrolada pela qual a personagem passou, e estou adorando essa nova Matilda, poderosa e cheia de chantagens, convencida de que vai, sim, conseguir o que quer. A primeira resposta dos reis, no entanto, é de que não vão dar a ela o que ela pede, dizendo que, de todos os crimes que ela já cometeu, “esse é o pior”, mas Matilda sai falando sobre como eles estão trocando o poder pela vida do seu filho e como isso é egoísta – e isso vai ficar na mente de Basiléia e Basileu.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários