Todas as Flores – Humberto x Zoé

“Humberto, você é um homem morto!”

Como a fazenda foi oficialmente desmantelada, mas Zoé não foi capturada porque deu a sorte de não estar por perto e não ter nada que a ligue oficialmente a ela, ela consegue escapar, por ora… enquanto Humberto está sendo acusado e, eventualmente, será procurado pela polícia. Antes disso, no entanto, Humberto tem um plano contra a Zoé que eu vou dizer: NÃO FAZ O MENOR SENTIDO. Zoé e Humberto são bons personagens de “Todas as Flores”, mas o roteiro não os ajuda de jeito nenhum, e prolonga algo que já poderia ter sido resolvido, cheio de desculpas fajutas que, novamente, desmerece a inteligência do espectador… quer dizer, o Humberto tinha um bom plano nas mãos, aparentemente, mas quando ele o “finaliza”, ficamos pensando: tá, pra quê?

Humberto finge que está realizando o sonho de Zoé de se casar com ela… e eu vou dizer que eu não consegui não ficar com pena da Zoé. Apesar de tudo, aquilo é algo que ela sempre quis, e foi um pouco cruel vê-la se sentindo maravilhosa no vestido branco, dizendo que aquele “era o dia mais feliz da sua vida”, enquanto Humberto interpretava o apaixonado com uma surpresa para ela… ainda que eu tenha, sim, ficado com pena da Zoé, eu estava pronto para aplaudir o plano de Humberto: afinal de contas, são dois vilões carismáticos, mas maldosos, e ele parecia ter planejado tudo tão bem… o helicóptero para uma ilha distante e vazia, uma festa linda de casamento preparada, a aliança dentro de uma taça de champanhe que Zoé toma e percebe, tarde demais, que foi drogada…

Era dali em diante que Humberto colocaria suas garrinhas para fora. Zoé está chorando e perguntando o que o Humberto fez com ela, e ele diz que “ela tem sorte por ele não a ter matado” ou algo assim, e então começamos a nos questionar: okay, qual é o plano então? Se o Humberto não queria matar a Zoé, o mínimo que ele tinha que fazer, se tivesse inteligência o suficiente, era aproveitar que ela estava temporariamente “fora de batalha” naquela ilha, pegar o dinheiro que tinha roubado e FUGIR PARA BEM LONGE. É meio o que ele diz que vai fazer. Ele diz que sua vida vai começar agora, que ninguém nunca mais vai saber dele, dá uma banana para a Zoé em uma referência a “Vale Tudo” e sai sorrindo da ilha, feliz, em uma lancha… MAS ELE VOLTA PARA CASA.

POR QUE O HUMBERTO VOLTA PARA CASA?!

Ali, tudo vai por água abaixo, e “Todas as Flores” novamente evidencia os problemas de condução do roteiro. Humberto drogou a Zoé, revelou para ela que não quer nada com ela, a largou sozinha em uma ilha quase deserta (da qual ela foge matando duas pessoas e roubando um barco), e continuou por perto? Humberto teria se dado bem se tivesse pegado o dinheiro roubado e desaparecido no mundo, talvez nunca mais fosse descoberto… mas parece que ele ficou para trás esperando ser morto. Afinal de contas, Zoé voltaria com sangue nos olhos, é claro: “Era tudo mentira. Tudo mentira. […] Humberto, você é um homem morto”. E, graças à burrice do Humberto, eu simplesmente parei de me importar com o que quer que fosse acontecer com ele.

Sério.

Uma vez fora da ilha, Zoé vai atrás da Judite, porque imagina que o Humberto deve ter ido atrás dela, e as cenas se prolongam de uma maneira sofrível… imaginamos aonde essa trama vai chegar, mas por que não chega de uma vez? Há uma extensão absurda para uma novela tão curta, que parece estar fazendo de tudo para preencher os 85 capítulos. Humberto e Zoé têm um confronto emblemático quando Zoé ameaça a vida de Judite para conseguir de Humberto o dinheiro que ele roubara, e a cena termina com a Zoé conseguindo seu dinheiro de volta, mas não matando nem Humberto nem Judite, porque “Todas as Flores” quer deixar isso para mais tarde, aparentemente. Humberto acaba na casa da Judite, rindo por toda a situação, e é algo bem idiota.

Ele teve a chance. Não soube aproveitá-la.

Agora, vai pagar pela própria burrice.

Ao menos não vou dizer que eu não dei boas gargalhadas com aquela cena de Humberto e Vanessa – afinal de contas, Vanessa é A MELHOR COISA DE “TODAS AS FLORES”. E, particularmente, eu fico muito feliz pela Letícia Colin. A novela começou bem, e a Vanessa se destacava desde o início, mas a novela decaiu tanto que provavelmente não será lembrada com tão bons olhos no futuro… ainda assim, Letícia Colin e Regina Casé serão sempre exaltadas pela performance de suas personagens: e destacar-se em uma novela não tão boa é um marco muito mais lembrado do que destacar-se em uma novela ótima cheia de bons personagens. O diálogo de Humberto e Vanessa sobre o vinho tinto x suco de uva é hilário, e um rápido momento de verdadeiro prazer assistindo à novela atualmente.

Poderia passar o capítulo todo só ouvindo os comentários da Vanessa.

Coisas como: “Ai, meu filho, eu esqueci”. Como pode ela ser tão perfeita?!

 

Para mais postagens de “Todas as Flores”, clique aqui.

 

Comentários