Turma da Mônica Jovem (2ª Série, Edição Nº 51) – Recordações

Passado, presente e futuro…

UMA DAS MELHORES EDIÇÕES DA HISTÓRIA DA “TURMA DA MÔNICA JOVEM”. É muito bom acompanhar um pouquinho do que o Mauricio de Sousa chama de “Turma Adulta”. Em “Recordações”, estamos em algum momento um pouco depois do casamento da Mônica e do Cebola, que vimos na primeira série da revista, e acompanhamos o Cascão e a Maria Cascuda com o Júnior, o filhinho deles que está completando seu primeiro aniversário, e quando eles chegam a um banco na praça, que é uma verdadeira “cápsula do tempo”, eles começam a recordar momentos da vida deles, momentos da vida do Júnior, enquanto “preenchem o álbum da vida”, e a edição consegue ser incrível ao mostrar vários pequenos eventos do futuro que nos deixam com vontade de ver mais… eu acho que a “Turma da Mônica Jovem” poderia avançar uns anos mesmo.

Essa é uma daquelas edições emotivas e sensíveis. Ela já começa com um tom poético quando vemos um banco de praça onde tantas coisas aconteceram na vida de Cascão e Cascuda… eles se conheceram ali, ainda crianças; foi ali que Cascão a pediu em namoro, quando eles eram adolescentes; foi ali que ele a pediu em casamento, com a turma toda espiando e registrando de trás de uma árvore; foi ali que eles tiraram fotos depois do casamento deles… e vemos a Maria Cascuda grávida de Júnior, também naquele mesmo banco de praça. É um lugar onde o passado, o presente e o futuro se encontram – porque se eles já têm muita história naquele lugar e com aquele banco, eles também estão felizes em poder construir novas memórias, agora com o Júnior. A edição, então, começa um “jogo de memória”, onde Cascão ensina o filho a relembrar coisas…

De quebra, ainda ganhamos alguns momentos importantes que nos mostram um pouquinho de onde estão os personagens nessa parte da linha do tempo. Sabemos que o Cascão é um gamer famoso, por exemplo, tanto que ele é reconhecido no parque e as pessoas o param para pedir para tirar uma selfie com ele. Cascuda, por sua vez, é uma repórter. Também encontramos outros personagens, como a Magali, que passa pelo parque fazendo exercício e conversa com Cascuda sobre uma matéria que ela escreveu, ou os próprios Mônica e Cebola, que aparecem, e vemos Mônica com um barrigão que pode até ser de gêmeos… quer dizer, é o que a Cascuda parece achar, e talvez ela esteja certa, né? Foi muito bom ver essa turma mais velha, mais madura, vivendo uma nova fase da vida deles, mas sem deixar de ser eles, os personagens que amamos.

Das memórias que Cascão compartilha com Júnior, a primeira delas é de quando Cascão e Cascuda levaram o filho para conhecer a praia. E é uma sequência maravilhosa, porque o Júnior é apaixonado por água, e tudo o que ele quer é entrar no mar, enquanto o Cascão, ressabiado, fica tentando incentivá-lo a brincar na areia e fazer castelos, mas Júnior está decidido a entrar na água e, como pai, Cascão precisa entrar com ele. É uma cena muito bonita e muito importante para o Cascão também, já que ele pode superar seus medos e viver esse momento importante ao lado do filho. Outras memórias nos mostram quando Júnior conheceu o Mingau na casa de Magali, ou o Bidu no mercado (Mingau e Bidu já estão velhos demais, não?), ou quando, durante uma chuva, Cascão e Cascuda construíram uma cabaninha para distrair o Júnior. QUE CENA MAIS FOFA.

Destaque para a “Berta Pig” e o “Avestruz Pintadinho” na TV.

Também amei as recordações que surgem quando Mônica e Cebola aparecem no parque para o aniversário do AFILHADO deles. Foi legal ver aquela noite da pizza na casa de Cascão e Cascuda, ver a maneira como o Cascão cuida do filho e tenta fazê-lo dormir (destaque para as versões das músicas que ele canta e para as histórias que ele conta para o bebê dormir que são, na verdade, os enredos de filmes como “Indiana Jones” e “De Volta Para o Futuro”), como o Cebola assiste a tudo com certa admiração e respeito pelo amigo, e como Cascão e Cascuda dão a oportunidade a Mônica e Cebola, padrinhos de Júnior a atualmente grávidos, de passar um tempo com ele e se acostumar a como é ter um bebê de quem cuidar. A edição é extremamente fofa, termina nos deixando com a sensação de coração quentinho, mas também com a sensação de que podíamos ter bem mais edições nessa época.

Esperando por mais na terceira série! Quem sabe?

 

Para mais postagens da Turma da Mônica Jovem, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários