Cuidado com o Anjo – A verdade na Lua de Mel

“¡El hombre de su pesadilla soy yo!”

QUE SEQUÊNCIA MAIS DESESPERADORA. Desde que eu iniciei “Cuidado com o Anjo”, eu temia por esse momento do relacionamento de Marichuy e Juan Miguel, embora não pudéssemos fugir dele para que eles pudessem, um dia, ser felizes juntos. Acontece que eles têm um passado em comum, um momento traumatizante que ainda atormenta a ambos, como vimos no primeiro capítulo da novela – ela por ter sido agarrada à força por um homem num bosque, há algum tempo, e ele por ser a pessoa que, bêbado, fez isso. Às vezes é difícil associar a imagem que conhecemos agora de Juan Miguel a esse passado que mais parece do Amador, mas infelizmente é o que aconteceu, e agora ele está tentando se redimir do sofrimento que lhe causou, mas mesmo que eles estejam vivendo uma história de amor, agora, a sombra do passado os impedirá de seguir adiante.

É algo forte demais para enfrentar levianamente.

Assim, depois que Marichuy e Juan Miguel se casam e compartilham lindos momentos na praia e, depois, uma noite de núpcias apaixonada, Marichuy volta a ter o pesadelo que sempre a atormenta, mas dessa vez ela vê o rosto do homem que a agarra à força. Assim, quando ela desperta, acorda gritando, chorando, suada, e se afasta de Juan Miguel, assustada, enquanto grita: “¡Eres tú, Juan Miguel! ¡Eres tú!” Eu me pergunto sinceramente como um amor poderia sobreviver a tamanho TRAUMA. Juan Miguel tenta conversar com ela, mas ela está gritando, tapando os ouvidos, esquivando-se dele e pedindo que ele não toque nela. Acima de tudo, ELA ESTÁ COM MEDO, ela está assustada, por isso sai correndo antes de poder processar o que está acontecendo… e quando finalmente o faz, ela entende tudo errado, e isso é ainda mais doloroso.

Porque, conversando com Juan Miguel na praia, Marichuy PEDE PERDÃO. Ali, destruída, Marichuy pede que Juan Miguel “a cure de seus pesadelos”, acreditando que tudo não passou de uma invenção de sua cabeça… ela acha que o pesadelo que teve não era verdade, e apenas projetou o rosto de Juan Miguel no homem que a agarrou, por causa da intensidade de tudo o que estão vivendo. ISSO TUDO É TÃO TRISTE. Felizmente, Juan Miguel não deixa que ela acredite nisso, e Maite Perroni e William Levy arrebentaram na atuação dessa cena, construindo uma sequência bonita e arrasadora. Saímos de coração partido, mas com a sensação de que a verdade precisava ser dita. Assim, ele chora ao dizer que teme que isso seja algo que vai estragar “um sonho tão lindo que podia durar para sempre”, mas faz o que precisa ser feito: CONTA A VERDADE A MARICHUY.

Juan Miguel diz a ela que foi ele mesmo quem a agarrou naquele bosque, há tanto tempo (“Marichuy, al fin su pesadilla no es inventada. ¡El rostro dese hombre era mío!”), e a dor dele é sincera ao confessar essa vergonha de seu passado que destruiu a vida dela… o choque dela, também, é doloroso enquanto a informação assenta e ele confessa que “é o homem de seus pesadelos”. EU SOFRI PELOS DOIS, SINCERAMENTE. Afinal de contas, eu acredito que ambos se amam DE VERDADE, mas não podem ser felizes com essa sombra no passado deles. É forte demais para ignorar para sempre, e ela sempre vai pensar nisso ao vê-lo, ao tocá-lo. Ela diz que o odeia e sai correndo, e chora desesperada caindo à areia, e aquilo é doloroso, e o desespero de ambos é puro. Dela chorando caída na praia, e dele chorando enquanto grita “¡Perdón!”

É uma das MELHORES cenas de “Cuidado com o Anjo”.

Mas é TRISTE DEMAIS.

Com toda essa confusão, Marichuy acaba passando mal, mas foge quando Juan Miguel sai para comprar remédios, e volta embora, de volta para a casa de Candelaria, chorando em seu colo, contando o que aconteceu, e pedindo a ajuda da velha senhora para escondê-la quando Juan Miguel bate à sua porta, perguntando sobre Marichuy. Depois, a garota vai até o Padre Anselmo contar-lhe tudo o que acaba de descobrir, todas informações que o padre já conhece da própria boca de Juan Miguel, e quando ele aparece na igreja, querendo conversar com Marichuy, eles colocam o padre no meio – ela pedindo que ele expulse Juan Miguel dali, e ele pedindo para que o padre a convença a, pelo menos, escutá-lo. É uma situação extremamente complicada. Juan Miguel diz que não vai desistir dela, porque A AMA, e sabe que ela também o ama.

Sim… mas como amar?

Assim, o casamento que não durou nem um dia completo entra em processo de DIVÓRCIO. Quando Candelaria vai até a casa de Juan Miguel para buscar o cachorro de Marichuy, Onelia a provoca até que ela conte o que está acontecendo, e é angustiante vê-la chamá-lo de abusador e acusá-lo de desgraçar a vida de Marichuy. Juan Miguel está sofrendo copiosamente, mas ele diz que dará a Marichuy a liberdade que ela busca… se assim ela deseja, ele lhe dará o divórcio. E é um PROCESSO TRISTE do divórcio, porque quando o advogado vai até ele, ele diz que vai aceitar tudo o que Marichuy exigir, porque não pode obrigá-la a ficar do seu lado… ele não quer nem contratar um advogado, e isso tudo é uma expressão da sua profunda infelicidade com isso tudo que agora está acontecendo com eles… por que eles não podiam simplesmente ser felizes?

 

Para mais postagens de Cuidado com o Anjo, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários