Kamen Rider Saber, Final Chapter – The End of the World, the Story that is Born

“Somos nós quem decidimos a conclusão da história!”

UM DOS EPISÓDIOS DE TOKUSATSU MAIS LINDOS QUE EU JÁ ASSISTI NA VIDA. “Kamen Rider Saber” chega ao fim com o épico e emocionante “The End of the World, the Story that is Born”, e eu não poderia estar mais feliz – eu lembro que me interessei por “Saber” por causa do visual e da temática, e a série me conquistou mais a cada episódio e, agora que ela chega ao fim, eu a coloco em uma posição quase tão alta quanto “Kamen Rider Build”. São duas temporadas completamente diferentes uma da outra, com propostas distintas, mas “Saber” nos ganha pela intensidade de suas batalhas, de suas histórias e pelo carisma inegável de seus protagonistas, que fizeram com que nos apaixonássemos e torcêssemos por eles. Agora, enquanto os espadachins tentavam salvar o mundo da destruição causada por Storious, ficamos apreensivos por eles do início ao fim.

O último episódio é muito maior do que eu imaginava – e não me refiro aos minutos, porque temos os 23 minutos tradicionais de “Kamen Rider”. Mas a história é grandiosa e sensível, e certamente nos marca como fãs. O episódio já começa com espadachins fazendo sacrifícios, como Yuri, que desaparece após dar um pouco de sua energia para Ren e para Kento, que estavam caídos e derrotados, e temos aquele momento impressionante do Touma ressurgindo depois de cair de um “abismo”, trazendo de volta o Primitive Dragon em um momento incrível, e quando Luna reaparece, fraca, e Touma corre até ela, Rintaro aparece disposto a lutar e a proteger quem é importante para ele… logo Kento está ao seu lado, e é sempre MUITO BOM ver o Kento e o Rintaro protegendo o Touma, porque a amizade desse trio é uma das melhores coisas da temporada!

As histórias estão desaparecendo desde o episódio passado, e Mei está fazendo o que pode para impedir que essas histórias sejam esquecidas – “Se soubesse que o mundo está prestes a acabar, de quais histórias você lembraria?” E, com elas, Luna também está perdendo sua força e desaparecendo, mas, antes de sumir por completo, ela diz a Touma que quer continuar ouvindo suas histórias e, por isso, pede que ele não deixe de escrevê-las – então, ela é levada para o alto, as Espadas Sagradas são todas “chamadas”, e quando elas a transportam para algum lugar, um NOVO LIVRO RIDER aparece no seu lugar – o Wonder Almighty, e até nos perguntamos se, quem sabe, Touma vai ganhar uma nova forma especial para o último episódio, usada uma única vez, mas não é o caso… e descobrimos, também depressa, que uma nova forma não era necessária ali.

Na verdade, Touma usa a sua forma mais básica… a sua força não está na sua forma, nem mesmo na sua espada, mas nas histórias e nas emoções. A grande batalha final contra Storious é travada por Touma, Kento e Rintaro, o trio com quem essa temporada começou, e é lindíssimo. Enquanto Touma assume o novo livro, cada um tem uma fala emocionante enquanto as espadas voltam para eles e eles as pegam e se preparam para um último henshin triplo ao som do instrumental da abertura – o que é meio que um golpe baixo, porque isso nos deixa profundamente emotivos em um episódio de encerramento como esse. Ali, conforme é anunciado pelo henshin, UMA NOVA HISTÓRIA NASCE, e é lindo ver aqueles três Kamen Riders lutando lado a lado, em seus uniformes mais básicos, o que torna tudo incrivelmente significativo.

E eu adoro que eles têm todos os Livros Riders à sua disposição, de algum modo. Todos estão lá atrás, prontos para serem usados, e é isso o que traz grandiosidade para a cena, porque Storious é derrotado justamente por aquilo em que ele não acredita mais: pelas histórias e pelas emoções das pessoas. Touma até tenta falar com Storious, tenta trazer de volta a ele as memórias de quando ele escrevia poemas, e embora Storious diga que “isso está esquecido há muito tempo”, Touma sabe que isso não é verdade, que ele não esqueceu… e, então, o trio vence Storious em uma batalha épica, e Storious desaparece chorando, finalmente voltando a sentir alguma coisa que não seja a ganância, mas enquanto ele se pergunta se “essa é a nova história que Touma está escrevendo”, ele também comenta que já não existe nada que possa ser feito… que o mundo vai acabar de todo modo.

E parece estar de fato acabando. Mei e Touma são aqueles que lideram a nova história, a salvação do mundo, mas o mundo acaba sendo salvo por todas as pessoas em um esforço conjunto belíssimo. Mei escreve aquele e-mail pedindo que as pessoas se lembrem de suas histórias, e fala sobre como as histórias podem salvar o mundo, e então aquilo que Storious planejara acontece: as histórias desaparecem, o mundo acaba, e Touma some – e Kento e Rintaro têm um tempo para segurá-lo em seus braços, gritar o seu nome e dizer que eles prometeram salvar o mundo junto, por isso ele não pode deixá-los. Aquela é uma cena forte, emotiva e tristíssima. Sentimos a dor de Rintaro e Kento – especialmente de Kento, que fez tudo o que fez durante a temporada inteira para impedir que justamente isso acontecesse: que Touma sumisse.

É uma bela amizade, mas o Touma some…

Após o “fim do mundo”, encontramos o Touma em uma espécie de “vazio”, um lugar onde todas as histórias que foram enviadas em resposta à mensagem de Mei começam a aparecer ao seu redor – é de arrepiar. Touma transborda emoção naquele olhar, transborda carisma, e sentimos o amor que ele tem não só pelas histórias, mas também pelos amigos quando ele vê o sorriso de cada amigo seu e os agradece… mas um ano se passa sem que nenhum deles tenha notícias de Touma. Tudo o que eles sabem é que “Touma desapareceu e o mundo foi salvo”: os Livros Riders continuam existindo, mas eles não abrem mais; a Espada da Luz perdeu os seus poderes; as pessoas que sumiram não voltaram. Por isso, “essa história ainda não está acabada”. E de fato não está, porque, de algum lugar, Touma continua escrevendo… porque livros têm o poder de mudar o mundo, de trazer felicidade às pessoas…

…o amor que todos compartilham pelas histórias salvou o mundo.

Touma escolhe um momento lindíssimo para voltar. Mei está lançando um novo livro com as histórias de Touma, e ela faz um discurso apaixonante que mostra a sua dedicação fiel ao amigo, e é emocionante como ela diz que “acredita que, em algum lugar, Touma ainda está criando novas histórias”. Ela chora enquanto fala (o episódio é muito forte, sensível, belo), e então ela diz que “estão todos esperando por ele”. Quando revemos Touma de fato, ele está encerrando um novo livro, “História das Maravilhas”, e o episódio faz uma brincadeira muito bacana que é colocá-lo fechando esse livro e saindo para fora de sua casa em uma cena que é igual àquela que víamos semanalmente na abertura de “Kamen Rider Saber”. Ele está no Mundo das Maravilhas, um Novo Mundo das Maravilhas, criado a partir dos desejos de todas as pessoas, sendo um novelista.

Durante todo esse tempo, Touma escreveu – para que “tudo ficasse completo”. Agora, é hora de retornar para o seu mundo… primeiro, Yuri retorna. Depois, a editora-chefe durante o lançamento de Mei. E então as pessoas começam a receber telefonemas sobre todas as pessoas desaparecidas retornando, e Mei e Rintaro compartilham um sorriso tão sincero e tão cheio de alegria e amor, porque eles sabem o que isso significa, então eles correm… todos os espadachins e amigos correm até aquela árvore que é importante para Touma, Kento e Luna, e Kento está lá, porque provavelmente é um lugar que ele visitou muito durante esse ano, esperando pelo retorno de Touma. É emocionante ver todo mundo correndo até ele e chamando seu nome, esperando pelo retorno de Touma, e então ele reaparece, sorrindo, e todos correm para abraçá-lo.

Mas Kento é o primeiro a abraçá-lo… tinha que ser ele.

Uma conclusão PERFEITA para “Kamen Rider Saber”. Um episódio forte e importante, que evocou todos os temas que a temporada trabalhou, e que valorizou a amizade dessas pessoas, o amor que eles têm um pelo outro, e que certamente emocionou aos fãs mais apaixonados por “Saber”. Adorei essa temporada… “Kamen Rider Saber” e seus personagens certamente deixarão saudade.

 

Para mais postagens de Kamen Rider Saber, clique aqui.

 

Comentários