Lost 1x13 – Hearts and Minds

“It’s time for you to let go”

Um dos episódios mais surpreendentes dessa primeira temporada de “Lost”, porque, a não ser por alguns olhares que começamos a perceber com intensidade no último episódio, quando Shannon se aproximou de Sayid, não tínhamos suspeitado antes do que estava por vir no flashback de Boone e Shannon: mas é justamente essa a ideia dos flashbacks de “Lost” (e o porquê de eu achar essa uma maneira tão fascinante de contar história e tão bem utilizada na série), que não suspeitemos do que estamos prestes a ver. “Hearts and Minds”, exibido em 12 de janeiro de 2005, além de trazer excelentes momentos para Boone e uma possível mudança para o personagem, também consegue trazer duas interações inesperadas e que funcionam maravilhosamente bem: de um lado Jin e Hurley; de outro, Kate e Sun. “Lost” e seus personagens bem escritos!

Há algum tempo, enquanto procuravam por Claire, Locke e Boone acabaram descobrindo a escotilha; agora, faz dias que as pessoas acreditam que eles estão “saindo para caçar”, quando na verdade eles estão velando a escotilha enquanto tentam pensar em uma maneira de abri-la. Por enquanto, Locke não quer que ninguém fique sabendo disso: nas palavras dele, “eles ainda não estão prontos”. Locke se torna um personagem cada vez mais misterioso, com a conexão que ele tem com a ilha e que ninguém mais parece entender, e para impedir Boone de contar sobre a escotilha para Shannon, porque ele parece disposto a fazê-lo, Locke chega a atacá-lo, amarrá-lo e então deixá-lo lá, com uma faca por perto, dizendo que “ele vai conseguir se soltar quando ele tiver a motivação necessária”. E essa motivação acaba surgindo na forma de gritos de Shannon.

Nos flashbacks do episódio, ficamos o tempo todo tentando entender o que está acontecendo, e é uma série de reviravoltas que nos pegam desprevenidos. Primeiro, Shannon liga desesperada para Boone dizendo que está na Austrália e que precisa de ajuda, e ele não hesita em pegar um voo de 15 horas para vê-la imediatamente. Quando ele chega lá, no entanto, ela parece fingir que nada aconteceu, enquanto discretamente mostra um machucado na cabeça. Naquele momento, estávamos pensando que ela estava em um relacionamento abusivo, que Boone precisava salvá-la, e que talvez isso tivesse sido o que ele fizera sua vida inteira. Quando ele vai à delegacia, no entanto, começamos a ter algumas surpresas – e são mais surpresas do que apenas o Sawyer em segundo plano sendo levado preso. Descobrimos que Shannon e Boone não têm nenhuma relação de sangue.

Com essa informação, começamos a reformular todas nossas teorias e entendimentos até então. Percebemos que os olhares de Boone na ilha quando Shannon se aproxima de Sayid talvez sejam de ciúmes mesmo, e então ele vai conversar com o homem com quem Shannon está na Austrália para pedir que ele se afaste de sua “irmã”, oferecendo 25 mil dólares para isso e pagando, no fim das contas, 50 mil. Mas mais surpresas estão por vir. Shannon, na verdade, parece ter abusado de Boone sua vida toda, porque descobrimos que ela estava de armação com o cara para tirar dinheiro de Boone, porque sabia que ele viria correndo assim que ela ligasse para ele. Ela sabe que ele é apaixonado por ela e que sempre foi, e sempre se aproveitou disso – inclusive, quando o homem foge com o dinheiro, ela procura o Boone, o seduz, brinca com seus sentimentos e o manipula novamente.

Como sempre.

É uma relação extremamente problemática de ambos os lados, na verdade!

De volta à ilha, vemos Boone conseguindo se soltar finalmente com os gritos de Shannon, e então ele a encontra também amarrada em um lugar próximo, e os dois têm uma sequência eletrizante e desesperadora na qual eles precisam fugir do monstro. E que sequência boa! Aquilo tem um pouco de tudo: ação, suspense, drama. É surpreendente quando o monstro consegue pegar Shannon e Boone a procura, desesperado, até encontrá-la morta… e se tivermos que processar a dolorosa morte de Shannon para Boone, logo em seguida, quando ele chega de volta ao acampamento disposto a matar Locke, porque a culpa é dele, descobrimos que Shannon está viva e nunca saiu dali, e que tudo o que Boone viveu naquela floresta foi fruto de uma alucinação causada por uma droga que Locke passou na sua cabeça: algo que, segundo o Locke, ele precisava para sua sobrevivência na ilha.

Ele precisava aprender a abrir mão.

Outras histórias que acontecem em paralelo são de Jin e Sun, cada um interagindo com uma pessoa diferente. De um lado, temos Jin e Hurley, e eu devo dizer que eu adorei as cenas dos dois! O Hurley é extremamente carismático, e eu passei uma parte imensa do episódio com dó dele, porque ele estava desesperado por comida e porque a falta de proteína estava lhe fazendo mal… Locke não traz mais javalis, e Jin não parece disposto a dar-lhe peixes desde que ele recusou uma comida dele lá nos primeiros dias na ilha. Hurley tem uma veia cômica impressionante, e ele nos entrega ótimos momentos hilários, como quando ele fica testando o Jin para saber se ele não fala mesmo inglês (“Your wife is hot”), ou quando ele acaba pisando em um ouriço-do-mar e fica gritando mandando o Jin fazer xixi nele (“Pee on it! Pee on it!”). Ri muito, e me emocionei quando o Jin chega com o peixe de “presente” para ele no fim.

Em paralelo, ainda no tema da comida, Sun está cultivando uma horta e agora está, também, começando um pomar, e Kate tem uns momentos bem fofos se juntando a ela nessa “empreitada”, mas a interação das duas traz um momento bem importante, possivelmente, para a história de Sun: ela se descuida e sorri de um comentário de Kate que a faz perceber que ela entende o que ela está falando. É bom ver Sun conseguir mais uma amiga com quem conversar na ilha, e Kate promete guardar seu segredo, e nos perguntamos o que “Lost” pretende com isso: eles não colocaram a Kate descobrindo o segredo de Sun por acaso. O episódio também nos deixa confusos sobre a relação de Sun e Jin, porque sempre nos pareceu problemática, mas agora Sun parece sincera ao dizer que o ama, e Jin não pareceu uma má pessoa nas cenas com Hurley.

Talvez descubramos no próximo flashback de Jin e Sun, em alguns episódios

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários