Cuidado com o Anjo – O passado de Marichuy e Juan Miguel

“¡Ahora estoy enamorado de Marichuy!”

Com a nova proximidade do casal protagonista de “Cuidado com o Anjo”, e com Marichuy enfim confiando em Juan Miguel, ele começa o tratamento por causa de seus pesadelos e trauma do passado. No entanto, as coisas descarrilham perigosamente aí… Marichuy conta a sua história, desde que fugiu do orfanato, e quando ele a instiga a continuar falando, ela conta. Fala sobre o bosque, sobre como correu, sobre o homem que a agarrou à força, e ele escuta com horror, e chora apavorado. Em voice-over, Juan Miguel comenta: “Dios mío, ¡no puede ser!” E embora eu não quisesse que tivesse sido Juan Miguel a agarrar Marichuy à força naquela cena do passado, aparentemente foi ele mesmo. Ao menos ele está convicto disso – e isso meio que tira um pouco o brilho do romance que estava nascendo, não? É um pouco decepcionante de se assistir. Quando pergunta a Marichuy “quem era o homem”, ela não sabe dizer e, transtornado, Juan Miguel pede que um amigo seu leve Marichuy para casa.

O que só piora tudo, porque ela não entende nada…

…e acha que agora ele a despreza por causa de seu passado!

Juan Michel, no entanto, vai falar com o Padre Anselmo, arrependido, e conta-lhe toda a história. Diz que estava bêbado, e que nunca soube quem era a garota, e agora ela aparece em sua vida: Marichuy. Tudo é muito forte e deprimente, devo dizer. A maneira como Juan Miguel diz que isso que está acontecendo é um castigo… “Ahora estoy enamorado de Marichuy. Padre, amo Marichuy con toda mi alma”, ele diz, mostrando como o castigo é terrível, porque a ama e nunca poderá estar com ela, por causa dessa mancha em seu passado… e só podemos imaginar o seu terrível sofrimento, a culpa que toma conta dele e, no caso de Juan Miguel, eu realmente acredito em seu arrependimento, porque só vimos essa versão do personagem! É doloroso ouvir Juan Miguel dizer com todas as letras que ESTÁ APAIXONADO POR MARICHUY, mas que não pode ficar com ela.

A leitura do padre é diferente, no entanto. Ele diz que, talvez, isso não seja um castigo. Talvez seja Deus, em sua infinita bondade, dizendo que o perdoou. Então, o Padre Anselmo o aconselha a ir até Marichuy e lhe dizer a verdade, mas Juan Miguel sabe que não pode fazê-lo, porque Marichuy despreza aquele homem que a atacou no bosque, com razão, e a verdade é que tudo isso é muito doentio. Nunca será uma relação saudável para Marichuy, porque é muito difícil separar as 2 imagens que ela terá quando souber que Juan Miguel e o homem do seu passado são a mesma pessoa. Eu já achava difícil para Natalia, em “De Que Te Quiero, Te Quiero”, que foi atacada pelo irmão gêmeo do amor da sua vida, porque a aparência era a mesma, imagina em “Cuidado com o Anjo”, em que a pessoa é realmente a mesma… pobre Marichuy, depois de tudo!

Quando Juan Miguel chega em casa, Marichuy está em seu quarto, esperando para conversar com ele, certa de que “ele a despreza”, e é tão triste como ela diz que se sente “suja” por causa de seu passado, e ele diz que ela está acima disso, que é aquele cara que devia se colocar na sua frente e pedir perdão pelo que fez, mas ela rejeita a ideia: diz que O ODEIA, e que “o mataria de pancadas” se o visse na sua frente. Então, Juan Miguel pergunta se ela não o perdoaria ainda que ele estivesse arrependido de verdade, e ela diz que NUNCA O PERDOARÁ, nem que ele esteja morto. E é dolorosamente irônico como ela diz que nunca poderá perdoá-lo, porque ele é o motivo pelo qual agora Juan Miguel a despreza. Mas ele não a deixa pensar assim, diz que A AMA, e a ama como homem. É uma declaração de amor bonita, embora esconda uma verdade cruel.

E eu sofro. Sofro porque queria que os dois pudessem se felizes juntos, assim como eles mesmos querem isso com toda a força de seus corações. Juan Miguel a ama incondicionalmente, e apagaria o passado se pudesse. E ela também o ama, e se envolve! Juan Miguel se aproxima, pergunta se ela se sente atraída por ele (e com um homem daqueles colocando os braços ao seu redor, carinhosamente, perguntando se você não sente atração por ele? COMO NÃO?!), e quando eles quase se beijam, pela segunda vez, ouvimos aplausos que interrompem o momento e quebram totalmente o clima… ESTEFANÍA. Mas tudo bem, Juan Miguel tem que lidar com o seu “compromisso” com Estefanía antes de poder estar com Marichuy mesmo. E essa é a parte fácil, na verdade… me pergunto o que ele fará a respeito da história do passado, que não tem coragem de admitir.

Pesado!

 

Para mais postagens de Cuidado com o Anjo, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Além do Cantinho de Luz

 

Comentários