Maria Mercedes – “¡Que rico son!”

“¡Sí señor!”

COMO AS MARIAS DEIXAM SAUDADE! A Trilogia das Marias é mesmo um êxito das telenovelas mexicanas – protagonizadas por Thalía, as novelas têm muita força e impressionante carisma, e nos prende do início ao fim. Nos apaixonamos pelas pobres protagonistas de nome “Maria” logo no começo, as admiramos por sua força, nos divertimos com seus jeitos broncos, e depois ficamos felizes com cada vitória de Maria sobre a vida, e sofremos com cada sofrimento – e as novelas são repletas de sofrimento para as Marias. Mas depois, no final, sempre ficamos com aquela vontadezinha de poder continuar vendo mais. É com esse sentimento que eu assisto ao casamento de Maria Mercedes e Jorge Luis na Basília de Guadalupe, uma cerimônia muito bonita e emocionante, por sinal, com todos que a amam presentes…

Maria Mercedes nos conquistou vendendo flores e bilhetes de loteria desde o início da novela, com o seu jeito inocente de uma garota de 17 anos que precisava trabalhar para sustentar os seus três irmãos, já que a mãe os abandonara e o pai só bebia. Como Santiago disse no testamento que deixou, Maria era “desbocada e mal vestida”, mas ela era doce e apaixonante. Foi por isso que ele a escolheu para ficar com a sua fortuna quando ele morresse, uma alternativa perfeita a deixar tudo nas mãos da Malvada Malvina e seus malvadinhos. [Palavras de Santiago] E dali em diante a vida de Maria foi totalmente transformada e, embora repleta de sofrimentos, também foi repleta de boas surpresas que a vida lhe trouxe, como o amor de sua vida e uma linda filhinha, chamada “Esperanza”, para completar a sua família com Jorge Luis.

A história de “Maria Mercedes” perpassa algumas coisas envolventes, como a chegada de Maria Magnólia, a mãe de Meche que ela não reconhece, a morte de Manuel Muñoz, o seu pai, e as maldades de Malvina, que só quer aproveitar-se de Maira para roubar-lhe o seu dinheiro. Talvez a pior maldade de Malvina tenha sido fazer todos acreditarem que Maria Mercedes estava LOUCA e conseguir que ela fosse internada em um hospital psiquiátrico. Mas como toda boa e dramática novela mexicana, Malvina teve o fim que merecia. Se Angélica morreu queimada em “Marimar” por ter mandado queimar o casebre com os avós de Marimar lá dentro, aqui Malvina se torna a louca que fez Maria parecer. Ela se veste como Maria, pede dinheiro no semáforo, e acaba em um manicômio, levada à força, perguntando à câmera se não queremos “comprar um bilhete”.

Ha!

Jorge Luis, por sua vez, é um dos meus protagonistas masculinos favoritos na Trilogia das Marias. Ah, não me entenda mal, ele é péssimo e faz a Maria sofrer horrores, mas os três protagonistas são escritos dessa força e só fazem as nossas amadas Marias sofrerem. A verdade é que nenhum dos três a merece, nem Jorge Luis, nem Sérgio Santibañez, nem Luis Fernando De la Vega. Mas a verdade é que o Jorge Luis é um fraco que faz TUDO o que a mãe lhe manda fazer, e um pouco é pela sua falta de vontade de viver (!) depois da traumatizante morte de Diana na porta da igreja, no dia de seu casamento. Ele duvida de Maria, ele diz coisas terríveis a ela, mas no fundo ele a ama, e eu acho que, em comparação, ele a fez sofrer menos que Sérgio, por exemplo, e eu consegui torcer para que eles fossem felizes juntos, coisa que não consegui por Sérgio e Marimar.

Mas enfim.

“Maria Mercedes” chega ao fim e DEIXA MUITA SAUDADE. Saudade daquele jeito meio explosivo, às vezes barraqueiro e de quem diz o que pensa e quando pensa. Esse jeito que muitas vezes divertia Jorge Luis, como quando ela ameaçava “arrancar os cabelos de cenoura da Mística”, ou algo assim – na verdade ela até chega a fazer algo parecido com isso, mas não vem ao caso agora. De todo modo, Thalía começou bem a sua Trilogia das Marias, as novelas que a consagrariam como uma das “rainhas das telenovelas mexicanas”, e entrou para o imaginário e para o coração de todo o mundo! Tanto que as Marias AINDA são lembradas por todos os amantes de telenovelas! Duvidaram da escalação dela, por causa de “Luz y Sombra”, mas felizmente Thalía teve essa oportunidade… eu não gostaria de imaginar outra pessoa fazendo esses papéis.

Outros sim, mas as Marias serão sempre da Thalía!

<3

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários