Maria Mercedes – A filha de Maria, Esperanza

Já muito próximos do fim de “Maria Mercedes”, Jorge Luis resolve aceitar o seu amor por Meche, enquanto ela está prestes a dar a luz, e Mística ainda está pensando em maneiras de separar o casal – a sua artimanha é semelhante à de Soraya Montenegro com Luis Fernando bêbado, mas até que Jorge Luis se sai bem. Mesmo levado por Mística, ele a rejeita, diz que ama Maria Mercedes e se recusa a beijá-la… no entanto, ele acaba caindo no sono, e ela o faz pensar, quando ele acorda, que eles transaram. Então, a culpa começa a corroê-lo (“No tengo perdón. No merezco a María Mercedes”), e isso se intensifica quando Mística diz que “está esperando um filho dele”. Mas isso, felizmente, vai ser devidamente desmentido pela própria mãe de Mística, que garante a Jorge Luis que ele é inocente e que nada aconteceu entre ele e a filha dela naquela noite.

Ufa.

Entrando em trabalho de parto, Maria Mercedes sofre em casa, com muita dor, e é angustiante ver as cenas, enquanto Malvina enrola para levá-la ao hospital – é Jorge Luis quem a leva, e tem uma surpresa: NASCEM GÊMEAS. É no momento daquela notícia que Jorge Luis se transforma por completo e definitivamente, pela alegria genuína que toma conta dele, mas isso ainda não é motivo para alegria. O parto foi muito complicado, Meche está fraca e vai demorar para se recuperar, e a situação das gêmeas é delicado, especialmente de uma delas, que nasceu “deformada” e pode não sobreviver. Quem está feliz com essa informação, claro, é Malvina, que age com uma frieza e uma crueldade de monstro, esperando que o filho possa largar Maria Mercedes para se casar com Mística… mas também são os últimos momentos de Malvina.

Maria, ainda antes de saber que teve gêmeas, está muito feliz. Com dor e tudo o mais, mas a alegria de ser mãe é mais forte, e a discussão dos dois sobre o nome que colocarão no bebê é muito boninta – no fim, Maria escolhe “Esperanza”, e imediatamente em pensei em “Maria Esperança”, o remake brasileiro da novela, em 2007. Quem acaba contando a Maria sobre as gêmeas é Rosário, quando vai visitá-la com Maria Magnolia e deixa a informação escapar… o desespero é alarmante, e os gritos de Maria também: “¡Es mi hija! ¡Lo voy a quererla sea como sea! ¡Voy a cuidarla!”, e aquela fala me emocionou de verdade, embora todo o drama envolvido. Também gostei da simplicidade da cena quando Jorge Luis a encontra e não diz nada, apenas está ali para que ela o abrace e sinta força. Na verdade, era tudo o que ela precisava naquele momento.

A atitude de Jorge Luis no meio disso tudo é bonita, no entanto. Ele diz à mãe, claramente, que NUNCA vai abandonar Maria Mercedes, e coloca um basta na situação com Malvina quando ela quer cobrar-lhe certas coisas, e diz veementemente: “En este momento de mi vida, lo único que me interesa es mi esposa y mis hijas”. Eventualmente, no entanto, uma das meninas realmente morre, e Maria e Jorge Luis ficam apenas com Esperanza, e o momento da morte e da notícia é mesmo repleta de sofrimento. Enquanto isso, Malvina está perdendo o juízo completamente, se tornando cada vez mais instável e cada vez mais “louca”, e é quase divertida a maneira como ela grita “¡YO NO ESTOY LOCA! ¡YO NO ESTOY LOCA!” Está chegando a hora de internar Malvina, mas esse é um comentário que eu ainda quero fazer na review do último capítulo!

 

Para mais postagens de Maria Mercedes, clique aqui.

Ou visite nossa Página: Cantinho de Luz

 

Comentários