Monstros no Trabalho 1x09 – Um Problema Cabeludo

O Dia do David.

Um episódio importantíssimo para o Tylor, mas um dos episódios mais fracos de “Monstros no Trabalho” – eu não queria ser a pessoa que reclamava da ausência de Mike Wazowski e Sully Sullivan, mas eles realmente fizeram muita falta nesse episódio. Em “Um Problema Cabeludo”, Tylor está tentando lidar com o fato de que as suas audições para ser um Cômico de fato fracassaram, então ele precisa abraçar sua identidade MIFTer e provar a toda a equipe que ele pode ser o melhor MIFTer do mundo, embora eles tenham sempre confiado muito mais nele como parte da equipe do que ele mesmo. O dia que o Tylor decide ser “o MIFTer perfeito”, no entanto, coincide com o dia em que Fritz, Val, Duncan e Cutter estão celebrando o “Dia do David”, em homenagem ao melhor de todos os MIFTers (segundo eles), que morreu em um acidente na fábrica.

Esse lance dos acidentes na fábrica sempre foi uma piada recorrente de “Monstros no Trabalho” e que continuamente funcionou muito bem. Cutter sempre parece ter uma história sobre um colega de trabalho que morreu ou desapareceu de forma trágica, e ela até mantém um “diário de acidentes”, e se mostra decepcionada quando as coisas não dão errado o suficiente para irem para o diário. Enquanto os MIFTers relembram e homenageiam o David fazendo coisas como “olhar para o pedaço de cabelo que sobrou dele” ou “não cortar o próprio cabelo”, Tylor tenta provar o seu valor se voluntariando para coisas como dar comida para o sapo-touro do Duncan, mas quanto mais ele se esforça para demonstrar que é confiável, mais as coisas dão errado, porque o sapo-touro acaba escapando e comendo o restinho de cabelo do David que eles tanto adoram.

Tylor precisa, então, dar um jeito nisso. Ele precisa resgatar o sapo-touro antes de Duncan voltar para o escritório, e precisa fazê-lo cuspir o cabelo do David, ou encontrar um substituto para ele… que poderia ser uma mecha de cabelo da Rose, por exemplo. No fim, Tylor acaba indo ele mesmo para o lugar onde as portas inutilizadas são destruídas (um conceito mais elaborado e dramático do que o que era utilizado em “Monstros S.A.”, e eu sei que é apenas um pequeno detalhe, mas essa incompatibilidade me incomodou um pouco – não me incomodaria se a série se passasse muito tempo depois do filme, mas como não é o caso…), encontra uma nova mecha de cabelo do David, mas antes que ele consiga sair de lá, o equipamento começa a funcionar e ele parece estar fadado ao mesmo destino do monstro que morreu ali – de tanto que ele queria ser como ele.

Tylor acaba enfrentando uma experiência de quase-morte que permite que ele conheça o David “ao ver a luz”, e quando Tylor pergunta sobre o que ele precisa fazer para ser um MIFTer perfeito, David fala alguma coisa sobre ser “confiável e honesto”. Quando os MIFTers voltam para o escritório para encerrar o Dia do David, Tylor demora um pouco para contar a verdade, mas eventualmente o faz – acho que seria uma prova maior de sua “honestidade” se ele tivesse contado tudo antes de o pessoal perceber que havia alguma coisa errada com a mecha de cabelo do David, mas tudo bem. De qualquer maneira, Tylor faz o que tinha que fazer, e, como eu comentei no início do texto, a equipe já o vê como um MIFTer há muito tempo, e esse episódio é muito mais sobre ele assumir essa identidade. Mas acho que ele ainda terá uma chance como Cômico.

Será que, quando esse dia chegar, ele vai recusar a oportunidade?

 

Para mais postagens de Monstros no Trabalho, clique aqui.

 

Comentários